Meio Ambiente

PANC: as características das plantas alimentícias não convencionais

PANC: as características das plantas alimentícias não convencionais

PANC são plantas comumente não utilizadas, mas que podem ser consumidas dentro da gastronomia

As PANC podem ser utilizadas com criatividade dentro da culinária. Elas oferecem cor, sabor e texturas diferentes para pratos comuns. Assim, são utilizadas de diferentes formas: em sopas, fritas ou cozidas, por exemplo.

Uma das vantagens das PANC é que as plantas podem ser cultivadas no quintal de casa, como planta ornamental. Muitas flores, folhas e caules, então, podem ser consumidos em saladas ou como enfeites em doces ou salgados.

PANC

O que é PANC?

PANC é uma sigla utilizada para definir as plantas alimentícias não convencionais. O termo, portanto, é relativamente novo e as espécies ainda vem sendo estudadas dentro do herbalismo. Apesar de muitas pessoas ainda não conhecerem estas plantas, elas já são cultivadas e servem de alimento há muitos anos.

Conforme os especialistas explicam, então, são vegetais que a população poderia consumir normalmente. Porém, por alguma razão, não consome. Assim, podemos dividir os vegetais comestíveis em pelo menos dois grandes grupos:

  1. Convencionais: conhecidas e culturalmente cultivadas como forma de alimento.
  2. Não convencionais: são as plantas que ainda estão passando por estudos, são pouco produzidas ou consumidas.

Principais tipos de PANC

Muitos tipos de PANC ainda estão sendo explorados pelas pessoas, assim como a melhor forma de consumi-los. De maneira geral, então, pode-se ingerir diversas partes do vegetal, como as folhas, flores e raízes.

PANC

Confira alguns exemplos de PANC a seguir:

  • PANC Peixinho: também chamada de peixinho-da-horta, a dica é preparar empanado e frito.
  • Almeirão do campo: pode ser consumida na forma de saladas, assim como em sopas ou refogados.
  • Begônia: é muito conhecida por ornar jardins. Contudo, pessoas com problemas renais devem ter cuidado com essa planta. Portanto, pode ser consumida crua, ou cozida.
  • Alho silvestre: pode ser consumido cru, ou cozido. Seu sabor lembra o shitake e é mais suave que o alho utilizado normalmente.
  • Feijoa: suas frutas, assim como suas flores, são comestíveis. Tem o sabor que lembra a goiaba.
  • Bertalha coração: a planta produz um tipo de tubérculo de sabor suave. As folhas também podem ser consumidas.
  • Ora Pro Nóbis: é uma das mais conhecidas devido sua riqueza em quantidade de proteínas.

Receitas com PANC

Para preparar um prato com as plantas PANC, então, basta usar a criatividade e estar disposto a novos sabores. As receitas com PANC geralmente são bem simples, sendo que elas podem ser o vegetal principal ou servir como um acompanhamento.

PANC

Confira uma receita com folhas de peixinho empanadas:

Ingredientes:

  • 1 maço de folhas de peixinho
  • ½ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de água
  • 1 colher de amido de milho
  • ¼ de colher de fermento em pó
  • Sal a gosto
  • Óleo

Modo de preparo:

O primeiro passo, então, é lavar bem as folhas e deixar de molho. Depois de 30 minutos, escorra a água e enxugue as folhas de peixinho. Misture todos os ingredientes restantes em um recipiente e empane as folhas da planta.

Frite cada uma delas no óleo quente e polvilhe com sal. O prato está pronto para ser servido. A PANC pode servir como aperitivo ou entrada, por exemplo.

ACESSO RÁPIDO
    Joana Gall
    Joana Gall é técnica em agropecuária pelo Instituto Federal Catarinense e atua na pesquisa sobre as mulheres rurais de Camboriú, em Santa Catarina.

    Leia também