Sementeira é lucro certeiro em mercado agro e possui diversas vantagens
Sementeira é uma técnica milenar utilizada principalmente em agricultura de subsistência, ou seja, para consumo próprio.
A sementeira é, até hoje, a maneira como muitos povos iniciam seu plantio e um ingresso fácil para o universo agrário.
Mas afinal, o que é sementeira?
A sementeira ajuda a semear ou espalhar sementes no solo para gerar frutos, ou seja, é o simples ato do plantio em terras férteis para o cultivo de alimentos. A palavra sementeira também é utilizada como expressão no mundo agro. Portanto, se referir à uma estação como “época de sementeira” é muito comum. A época de sementeira significa que determinado período do ano é propício para que o agricultor semeie suas terras.
Tipos de sementeira
Existem dois tipos principais desta técnica: a caseira – mais comum- e de grande porte. Confira, a seguir, as principais características de cada uma das técnicas.
Sementeira caseira
Este tipo de cultivo é muito comum em agriculturas de subsistência. Existem variadas formas de iniciar uma sementeiras em casa, e uma delas é a partir de caixa de ovos. Portanto, também engloba sustentabilidade devido à reciclagem.
Alguns agricultores preferem investir na bandeja sementeira, para melhores resultados. Então, realizar uma plantação de sementes caseira – usando uma caixa de ovos, é muito simples.
É preciso, apenas: furar a parte de baixo da caixa de ovos; adicionar areia, terra e húmus; adicionar a semente de sua preferência na mistura. É possível iniciar uma sementeira e cultivar dos mais variados alimentos, incluindo tomate, alface e erva-doce.
Sementeira de grande porte
Também chamada de sementeira directa, essa opção se torna vantajosa para o agricultor que deseja reduzir gastos com mão de obra. Ela também pode aumentar a produtividade, mas vale lembrar que um clima apto para cultivo e o uso de sementes intactas na plantação também influenciam neste quesito.
Os alimentos mais cultivados na sementeira de grande porte são:
- soja
- trigo
- arroz
- milho
Vantagens da sementeira de grande porte
Entre os principais benefícios de se plantar com o uso de uma sementeira de grande porte, podemos citar:
- Método ecológico, pois reduz os impactos do efeito estufa
- A produção só exige maquinários no período em que é preciso semear
- Auxilia na redução da erosão do solo
- Aumenta consideravelmente a variedade de seres vivos no solo, como minhocas e insetos ( que são de grande ajuda na adubagem da terra)
- Influência um oxigênio mais limpo devido à capacidade de captação de carbono
- O ambiente se torna favorável para animais silvestres
- Reduz a utilização de combustível, por não ser necessário transporte de maquinário durante o cultivo
- É uma agricultura altamente sustentável
- Favorece o meio ambiente em todos os aspectos
- O método é econômico
O método de plantação é lucrativo e simples, e o meio ambiente é beneficiado. Além disso, a sementeira é um método simples e prático para quem deseja com pouco investimento consumir alimentos mais saudáveis e reduzir agrotóxicos.
Com isso, ficam claros os motivos pelos quais muitos agricultores investem na técnica sementeira – garantindo produções vastas e que podem trazer os benefícios do agronegócio a partir de um investimento barato.