Insumos agrícolas: o elemento chave para a produção

Inicio » Agricultura » Insumos agrícolas: o elemento chave para a produção
04/02/2019 Por
Insumos agrícolas: o elemento chave para a produção

Como os insumos agrícolas podem auxiliar no melhor desenvolvimento da produtividade

Insumos agrícolas colaboram diretamente para os resultados, formação ou acabamento dos produtos finais. Assim, todos os insumos são acrescentados no processo de criação, servindo como fator de produção ou como matéria-prima.

Os insumos agrícolas possibilitam a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade. Dessa forma, a necessidade de desenvolvimento dos novos recursos tem se dado a partir das certificações de qualidade dos produtos, cada vez mais comuns no mercado global.

Maquinários estão entre os principais insumos agrícolas utilizados

O que são insumos agrícolas?

Insumos agrícolas são os elementos necessários para a produção de certo produto ou algum tipo de serviço. São compostos por defensivos agrícolas, para a moderação da pragas; fertilizantes para nutrir os solos e vegetais; e equipamentos e máquinas, para viabilizar o plantio e o cultivo.

Estes insumos são utilizados de duas maneiras distintas: como fatores de produção e como matéria-prima. Fatores de produção consistem no capital, lucro, jornada de trabalho, máquinas e equipamentos. Já a matéria-prima representa a parte mais importante do produto e é utilizada com outros insumos durante o processo de produção.

Tipos de insumos agrícolas

Portanto, existem três principais tipos de insumos agrícolas. São eles:

  • Insumos minerais ou químicos: são os insumos que contêm em sua composição materiais provenientes de rochas (calcário) e materiais de origem animal produzidos em laboratórios (agrotóxicos, fertilizantes, etc).
  • Insumos mecânicos: são as máquinas e equipamentos (ferramentas, tratores, pulverizadores, etc.) utilizados na produção e conservação dos produtos.
  • Insumos biológicos: são os materiais orgânicos usados na produção agrícola, de origem animal e vegetal, como plantas, adubos, estercos, etc.

Insumos agrícolas e importância na produção

Insumos agrícolas são usados para garantir a produtividade do solo

A importância do uso de insumos agrícolas se dá a partir do investimento na tecnologia. A tecnologia avançada no setor do agronegócio possibilita uma forma mais econômica e sustentável dos insumos. Com isso, é possível o controle da produtividade e crescimento em alta escala; maior lucratividade com a redução do uso de água, o combate a pragas e ervas daninhas; e então, melhor qualidade do solo fértil utilizado.

Embora os insumos agrícolas sejam utilizados em duas maneiras de produção, a agricultura orgânica e a agricultura tradicional, elas possuem particularidades e diferenças no modo de execução.

  • Agricultura tradicional: concentra-se no uso de tecnologia de adubos químicos, sintéticos e mecânicos.É um modelo de curto prazo, ou seja, prioriza a máxima produtividade animal e vegetal no menor período possível, com elevada eficiência no uso da terra.
  • Agricultura orgânica: concentra-se na utilização de diversas matérias-primas naturais para gerar produtos agrícolas. Ou seja, não utiliza produtos químicos industriais e segue um modelo de longo prazo, buscando a integração do meio rural e princípios de manejo e otimização para alcançar qualidade no produto.

Assim, as duas maneiras de produção onde os insumos agrícolas estão inseridos são importantes para o que o produtor busque a melhor alternativa para alcançar os mais altos níveis de sustentabilidade. Entretanto, a escolha do tipo de agricultura deve ser definida tendo em mente o que deseja-se adquirir como produto final.

Portanto, o uso de insumos agrícolas é importante independente de como for utilizado, e auxilia no resultado final da produção; seja no crescimento da produtividade ou na alta qualidade do produto.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo