Suçuarana pode atacar criações de gado e trazer muitos prejuízos

Inicio » Agronegócio » Suçuarana pode atacar criações de gado e trazer muitos prejuízos
09/08/2020 Por
Suçuarana pode atacar criações de gado e trazer muitos prejuízos

O desequilíbrio ecológico é um dos principais fatores para o ataque de suçuarana no gado

Anualmente, 16 milhões de bovinos morrem dentro da propriedade dos produtores rurais. As causas vão desde doenças, como febre aftosa, a ataque de animais, como suçuarana. Calcula-se que 80 suçuaranas são capazes de ceifar até 130 gados bovinos por ano.

Concentrando-se apenas nesse pequeno universo, o gasto com ataque de suçuarana ao gado chega a 40 mil reais por ano. Essa situação fica ainda mais dramática com a constatação de que o predador corre risco de extinção. Com os proprietários tentando proteger o rebanho, é natural que muitas suçuaranas sejam mortas pela ação do homem, agravando o risco de extinção da espécie.

 suçuarana

O que é suçuarana?

Suçuarana é um mamífero carnívoro da família Felidae. Seu nome científico é Puma concolor, sendo mais conhecida como simplesmente puma, onça-parda e leão-balo. É no Brasil que é conhecida como suçuarana.

É muito raro que a suçuarana invista contra seres humanos, isso somente ocorre quando se trata de uma ação de defesa ou quando o animal é incomodado enquanto se alimenta. O gado bovino não é a primeira opção de cardápio do quadrúpede felino. Capivaras, cervos, jacarés, porcos-do-mato, entre outros, estão na dianteira no gosto do animal para se nutrir.

Portanto, compreende-se que a suçuarana irá investir em gado bovino mediante condição que não encontre no ambiente esses animais, pois se o gado não é a escolha predileta, é melhor que passar fome, evidentemente.

O mesmo quanto a bezerros e novilhos, principalmente se estiverem debilitados.

Tal circunstância explica o porquê da suçuarana atacar a criação de gado, mas a frequência desses ataques poderia ser bem menor do que a que se verifica hoje nas grandes propriedades rurais.

Saiba a seguir o que provoca essa incidência maior de ataques do animal a criação de gado.

Os estímulos ao ataque da suçuarana

O principal fator que colabora para o ataque da suçuarana aos animais de criação no campo é o desequilíbrio ecológico. Estamos falando de desmatamento e caça ilegal de animais silvestres.

Esses atos têm como efeito migrar os animais prioritários na alimentação da suçuarana para outros habitats ou matá-los.

Com a escassez desses animais na área em que está instalada, o caminho natural para a suçuarana, como dissermos, é investir em outras possibilidades que atendam suas necessidades de sobrevivência. É quando acaba sobrando para o gado bovino.

Isso acontece principalmente se a criação se concentra no Pantanal. Essa região do país é o único lugar onde bois e onças convivem no mesmo espaço e isso se deve ao fato de o gado ter sido introduzido na área pelo homem.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, 98% das áreas de mata onde as suçuaranas vivem são de propriedades privadas.

Ou seja, quanto mais desequilíbrio ecológico, mais o risco de perda de gado.

 suçuarana

Risco de extinção

Mas não são apenas os animais de criação que são vítimas do desequilíbrio ecológico, pois as suçuaranas também são prejudicadas. Também precisam sair de seus locais de origem e se adaptar em outros terrenos.

Conta que também são vítimas de caça e das consequências dos desmatamentos. Acresce que se tornam vítimas naturais da reação dos proprietários de gado para tentar proteger seus animais e, assim, evitar prejuízos.

O resultado é que animais como a suçuarana estão correndo risco de extinção.

Diante desse cenário, existe uma solução para evitar os ataques da suçuarana, proteger o gado e também não necessitar matar o predador?

Sim, há iniciativas que dependem de consciência coletiva, mas também há artifícios que os proprietários rurais podem adotar para evitar a aproximação da suçuarana em seus rebanhos.

Solução de âmbito global

Uma das ações possíveis para evitar esse transtorno nos criadouros de gado é evitar o desmatamento e a caça ilegal. Claro que essas ações não dependem apenas dos proprietários rurais, exige-se uma conscientização coletiva para que esses atos não sejam reproduzidos.

É necessário senso de colaboração para entender que o dano ambiental acaba afetando todas as áreas, inclusive a produção no campo.

Se por um lado o desmate propicia mais áreas para serem exploradas, por outro provoca esse desequilíbrio que gera outros problemas de difícil resolução.

Por necessitar da colaboração coletiva e por ser um assunto complexo, é imprescindível investir em campanhas de conscientização. As consequências dos danos ambientais são, muitas vezes, difíceis de serem explicadas aos mais leigos, que por isso pensam que não provocam o mal alardeado. Instruir e desestimular essa prática são o único caminho para reduzir os danos ao ambiente.

Mas essa é uma questão, como dito, que foge do controle dos proprietários. Ações que estão mais a seu alcance para evitar os ataques da suçuarana serão explicitadas a seguir.

Medidas de prevenção para os proprietários rurais

Algumas medidas podem ser feitas para evitar que a suçuarana ronde a região do pasto e, principalmente, ataque o gado bovino.

 suçuarana

Proibição de caça

O próprio proprietário rural pode desestimular a caça simplesmente proibindo-a em sua propriedade. A prática é considerada crime e, se o proprietário não consentir, ninguém tem autorização de fazer qualquer ação que retire recursos do local ou o danifique.

Como vimos, a concentração dos animais que servem de alimentação para a suçuarana irá desestimular que ela ataque os animais da fazenda.

Reintrodução de animais

Caso o dano já tenha ocorrido, os animais silvestres já tenham sido dizimados pela caça ilegal, uma alternativa é reintroduzir esses animais na fazenda.

Mesmo assim, pode haver dificuldade para que os animais permaneçam no local. Para evitar esse contratempo, uma solução é cavar reservatórios de água nas áreas de mata para atrair e concentrar as presas favoritas da suçuarana.

Cercar as matas

Uma medida de defesa mais direta ante aos ataques da suçuarana é colocar, nas áreas de mata, cercas. As cercas elétricas são as mais eficazes.

Animais de ataque

Outra iniciativa válida e que demonstra resultados em fazendas muito atacadas por suçuarana é concentrar animais experientes nos lotes. Esses animais acabam mostrando para os mais jovens como proceder diante de ameaças e ataques.

Manter na fazenda animais como búfalos é também uma boa medida de prevenção. Búfalos são corajosos e não têm medo da suçuarana.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo