Taipan do interior é serpente terrestre mais venenosa que existe

Inicio » Meio Ambiente » Taipan do interior é serpente terrestre mais venenosa que existe
28/10/2020 Por
Taipan do interior é serpente terrestre mais venenosa que existe

Taipan do interior é cobra extremamente temida. Existem muitas espécies de cobras venenosas, mas poucas são como a taipan do interior. Considerada a mais letal de todas, é ágil e muito inteligente, sendo capaz de perceber qualquer simples movimento.

A taipan do interior possui, em uma picada, veneno mais que suficiente para matar uma quantidade de 100 pessoas ou mais de 200 mil camundongos. No Brasil, a cobra mais semelhante à sua letalidade é a cobra coral verdadeira.

Taipan do interior

O que é a taipan do interior?

Taipan do interior está entre as cobras mais venenosas do mundo, em primeiro lugar com a fatalidade de seu veneno. A taipan se trata de uma cobra extremamente ágil, grande e originada da Austrália.

O veneno que a taipan do interior deposita é conhecido por agir diretamente no sistema nervoso periférico. Portanto, causa parada respiratória e grande desconforto para a vítima. Além disso, o seu ataque também pode causar a coagulação do sangue e bloquear todos os vasos sanguíneos.

A boa notícia é que, em 1955, foi desenvolvido um antídoto para cortar os efeitos do veneno da taipan do interior. Logo, até os dias de hoje, é possível salvar vidas a partir do momento em que o efeito é cortado. Entretanto, o atendimento deve ocorrer de forma rápida e precisa.

Como ainda é comumente vista em regiões australianas, moradores locais estão sempre atentos para não cruzarem o caminho da taipan. O fato é que, mesmo que não se alimente de seres humanos, pode atacar ao menor sinal de ameaça.

Cobras peçonhentas

Além da taipan do interior, que é considerada a pior entre as cobras peçonhentas, outras taipans da mesma família levam o título. A taipan costeira, por exemplo, é conhecida por ser a cobra mais letal de toda a Austrália.

Além disso, a taipan das cordilheiras centrais foi descoberta recentemente e não se tem uma grande quantidade de informações sobre ela. As únicas informações certeiras é que a nova taipan descoberta é igualmente venenosa, ágil e extremamente perigosa.

Outra característica que todas têm em comum, além de serem letais e perigosas, é a alimentação. A taipan do interior tem uma dieta que não difere muito das outras serpentes, se alimentando principalmente de ratos e bandicoots.

No entanto, é importante ressaltar que as cobras venenosas não são todas iguais e possuem características bem diferentes entre si. Por mais que, por um lado, seja difícil diferenciá-las através da aparência, a forma como o veneno age pode ajudar na diferenciação.

Logo, como a taipan do interior age no sistema nervoso periférico, outras espécies acabam inoculando substâncias tóxicas. Tais substâncias são responsáveis por causarem um grande distúrbio na vítima, já que coagula o sangue e pode causar sérios problemas.

Entre os problemas, há a necrose local, hemorragias e amputações. Ademais, existem outros tipos de cobras venenosas que atuam liberando um veneno conhecido como miotóxico. O veneno chamado de miotóxico causa problemas sérios na destruição das fibras musculares.

Por conta disso, resulta em insuficiência renal aguda de forma permanente. Dessa forma, se o indivíduo atingido não sobreviver, ficará com sequelas pelo resto da vida.

Taipan do interior

Características da taipan do interior

A taipan do interior é uma cobra de fácil identificação. Com uma cor diferenciada das demais, pode se camuflar facilmente na areia. Entretanto, entre suas principais características, estão:

  • Olhos negros;
  • Cabeça preta;
  • Corpo na cor mostarda;
  • Escamas manchadas de preto.

Apesar de a cabeça dessa cobra se apresentar com uma coloração escura, é possível notar perfeitamente a sua transição em degradê para a coloração do corpo.

Outra grande característica desta taipan é o fato de ser uma cobra extremamente tímida. Isso significa que dificilmente sai do seu esconderijo simplesmente para atacar.

É um tipo de animal que só ataca quando está se sentindo ameaçado ou em momento em que precisa caçar. Justamente por isso, são baixíssimos os registros de seres humanos atacados por ela.

Ademais, como a sua fama é extremamente popular na Austrália e o resto do mundo vem tomando consciência sobre a seriedade do assunto, a taipan do interior é uma cobra extremamente respeitada por muitos estudiosos, cientistas e demais indivíduos que a conhecem.

Taipan do interior

A picada da taipan do interior

Supondo que a taipan do interior ataque um ser humano, fará isso com muita agilidade e sem grande cerimônia. Diferente de outras cobra que costumam enganar a vítima, a taipan simplesmente usa de sua agilidade e ataca.

Dessa forma, após depositar o veneno na vítima, é preciso procurar socorro imediatamente. Afinal, o tempo se torna crucial para evitar o pior. Após a picada, o efeito tem até 45 minutos para levar a pessoa atingida a óbito.

Em relação aos animais, o mesmo ocorre. Entretanto, como ataca roedores em grande maioria, o animal morre quase de imediato. Além disso, a taipan do interior é muitas vezes comparada com a mamba negra.

O fato é que ambas possuem certas diferenças, já que a taipan é bem mais letal e venenosa. Porém, o que ocorre é que, dependendo da espécie de taipan, a mesma pode conter a aparência muito semelhante à mamba.

Isso faz com que as duas sejam frequentemente confundidas. Porém, uma forma de identificar a diferença entre as duas é que a mamba negra possui o interior da boca completamente preto. Isso faz com que seja a única cobra que possui a boca nessa tonalidade.

Por conta disso, é muito fácil diferenciá-la de outras cobras. Além disso, a taipan do interior tem a característica de possuir o corpo em tom de amarelo mostarda e a cabeça preta. Essas sutis diferenças são muito úteis na hora da identificação.

Ataque de cobras peçonhentas

As serpentes são animais muito justos e inteligentes, já que somente atacam a partir do momento que sentem algum tipo de ameaça por perto. Justamente por isso, é importante não mexer com nenhuma delas, principalmente quando se trata de cobras peçonhentas.

Somente um especialista e profissionais treinados poderão realizar a captura segura e sem prejudicar o animal e, menos ainda, as pessoas que próximas.

Por fim, se tratando da taipan do interior, é uma cobra pouco avistada, mas todo cuidado é válido.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo