Transporte multimodal utiliza mais de um meio de transporte

Inicio » Agronegócio » Transporte multimodal utiliza mais de um meio de transporte
14/01/2021 Por
Transporte multimodal utiliza mais de um meio de transporte

O transporte multimodal consiste na articulação entre vários modos de transporte. Esse modelo torna a entrega de mercadorias e produtos mais eficaz. O transporte, na verdade, integra as operações de logística, representando inclusive a maior parte dos custos logísticos.

Dessa forma, para realizar essa parte da logística utilizando o transporte multimodal, são necessários mais de um tipo de veículo. Além disso, esse tipo de transporte garante a qualidade e a segurança dos produtos.

transporte multimodal

O que é transporte multimodal?

Transporte multimodal é um sistema que exige mais de um tipo de veículo para levar as mercadorias até seu destino final. Ou seja, o trajeto desde a origem até o destino final do produto passa por diferentes meios de transporte.
Ademais, em casos de transações internacionais, existem empresas que fazem todo esse processo, sem que o exportador ou importador se preocupe com esta demanda.

Porém, há uma outra modalidade de transporte parecida, que é o transporte intermodal. A diferença está no tipo de contrato.

No sistema multimodal, toda a operação do deslocamento é regida por um único contrato. O documento é o Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC), que deve ser emitido pelo Operador de Transporte Multimodal (OTM). O OTM é é a empresa responsável por todo o processo do transporte.

Já no sistema intermodal, são emitidos contratos diferentes entre cada meio de transporte. Assim, a responsabilidade é dividida entre todos os envolvidos. Ou seja, sempre que há mudança de transporte, um novo contrato entra em vigor.

Transporte multimodal no Brasil

Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, o Brasil percebe cada vez mais a importância de não depender somente de uma modalidade de transporte. Apesar disso, esse tipo de transporte é muito utilizado para carregar as principais commodities do país.

As commodities são os produtos de origem agrícola, como os grãos, café, soja, dentre outros. Se a situação for vantajosa em questão de tempo, custo e distância, então o transporte multimodal é uma boa opção.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), há cinco modos básicos de transporte:

  • rodoviário, através de rodovias, em caminhões, ônibus, carros, motocicletas, dentre outros;
  • ferroviário, por vias férreas, em trens;
  • aquaviário: em barcos, balsas e navios pelo pelo mar, rios ou lagos;
  • aéreo: em aeronaves;
  • dutoviário: através de dutos.

transporte multimodal

Vantagens do transporte multimodal

A vantagem se dá quando a distância é longa ou o destino é de difícil acesso. Com isso, é necessário mais de um tipo de veículo para o trajeto.
Dessa forma, uma das vantagens é a combinação eficiente de múltiplos meios de transporte, que contribuem para a otimização de prazos.

Ademais, outras vantagens citadas por especialistas são:

  • melhor uso da matriz de transportes disponíveis;
  • combinações de modais mais eficientes;
  • uso de tecnologias de informação;

Dessa forma, pensar a logística do transporte de cargas é essencial para então escolher o melhor modo para movimentar os produtos. Assim, em um mundo cada vez mais globalizado, a logística se torna um desafio para as empresas, e o transporte multimodal pode ser um aliado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo