Vitaminas são substâncias orgânicas essenciais para o metabolismo

Inicio » Agronegócio » Vitaminas são substâncias orgânicas essenciais para o metabolismo
10/08/2020 Por
Vitaminas são substâncias orgânicas essenciais para o metabolismo

Mesmo indispensáveis à vida, certas vitaminas não são produzidas pelo corpo e exigem dietas adequadas para repô-las

Micronutrientes com inúmeros benefícios ao corpo e à mente, assim como os sais minerais, as vitaminas são vitais para nossa saúde. Por isso que cuidados alimentares como as dietas de emagrecimento demandam uma prática equilibrada e a sua ingestão regular.

Até porque esses elementos estão presentes em uma infinidade de alimentos, mesmo que cada uma tenha certa importância no exercício de suas funções específicas. Ou seja, as vitaminas são vitais para que nossas células e organismo funcionem de forma harmoniosa e equilibrada.

Vitaminas

O que são vitaminas?

Vitaminas são elementos indispensáveis à vida, bem como essenciais para a manutenção adequada e todo o funcionamento correto do nosso corpo. Até porque as vitaminas são consideradas elementos compostos com funções vitais para a manutenção do organismo, embora nem todas sejam produzidas pelo nosso próprio corpo.

Por isso, sua ingestão deve ser feita de maneira adequada, já que suas principais fontes são alimentares. Ou seja, a ingestão deve ser feita por meio de variada gama de alimentos ricos em vitaminas, a fim de garantir a presença de todos os grupos vitamínicos.

Por outro lado, é importante lembrar que tanto o excesso quanto a falta de certas vitaminas podem gerar prejuízos à saúde e até doenças sérias. De qualquer forma, para entender o que são vitaminas, é preciso saber que elas são determinantes para a saúde do corpo.

Nós dependemos da ingestão regular de diversos alimentos ricos em vitaminas, pois nosso organismo não produz vitaminas. Aliás, é a partir de dietas diversificadas e saudáveis que ingerimos esses nutrientes, auxiliando em benefícios como:

  • Ajuda no combate a doenças congênitas e crônicas;
  • Combate a oxidação das células;
  • Formação dos ossos;
  • Ajuda no controle do colesterol;
  • Regula e reforça nosso sistema imunológico;
  • Combate e previne gripes;
  • Fortalecimento muscular;
  • Combate a ação de radicais livres;
  • Ajuda na produção da insulina.

Vitaminas

Classificando os tipos de vitaminas

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos. Assim, apresentamos uma classificação onde temos os tipos de vitaminas lipossolúveis e as hidrossolúveis.

Primeiro, a lipossolúvel é obtida pelos alimentos ricos em gordura. Aliás, além de outros aspectos, esse nutriente ainda serve para garantir uma melhor absorção. Sendo assim, uma vitamina pode ser lipossolúvel ou hidrossolúvel.

É natural necessitarmos desses micronutrientes, embora a maioria seja encontrada apenas em alimentos e produtos de boa procedência e qualidade. Contudo, nos dias de hoje, muitos aspectos têm modificado nossa forma de alimentação.

A exemplo das preferências alimentares, rotinas de vida e até mesmo a dificuldade de encontrar alimentos específicos, isso leva inúmeras pessoas a não ingerirem a quantidade ideal de vitaminas.

Ainda mais quando a atividade física exige que as dietas nutricionais sejam mais completas. Além do mais, sua ingestão vai promover adaptações no metabolismo, demandando maior presença dos seus nutrientes ativos.

No caso de baixo consumo, é importante o consumo de alimentos suplementares. Ou seja, vitaminas de alimentos que visem metabolizar melhor minerais, carboidratos, proteínas e lipídios também são essenciais para o funcionamento do organismo.

Assim, elas podem ser as solúveis em gorduras, como as lipossolúveis, pois não são eliminadas tão fácil pelo nosso organismo. Por outro lado, as hidrossolúveis são bem mais solúveis em água, já que costumam permanecer no organismo por um breve período de tempo antes da sua eliminação.

A vitamina lipossolúvel

Conforme o tipo de vitamina, como estamos ressaltando, elas podem ser divididas em dois grupos. Para isso, sua solubilidade separa lipossolúveis de hidrossolúveis. No caso da vitamina lipossolúvel, ela é obtida a partir de alimentos ricos em gordura.

Esse nutriente também serve para garantir sua melhor absorção. Assim, temos como principais exemplos de vitaminas lipossolúveis as seguintes:

  • K: importante para a manutenção e construção dos ossos, é obtida por meio da ingestão de legumes e outros vários vegetais;
  • D: ajudando a fortalecer nosso sistema imunológico e na produção de insulina, essa vitamina pode ser obtida a partir de uma simples e pequena exposição diária à luz solar;
  • A: essencial para a proteção do organismo contra radicais livres, está muito presente em alimentos como brócolis, cenoura, ovos, espinafre, leite e fígado;
  • E: ajuda na proteção do organismo, reforça o sistema imunológico e ainda auxilia no combate a cânceres, é obtida pelo amendoim, nas sementes de girassol e vegetais.

Vitaminas

As vitaminas hidrossolúveis

Conforme já citamos, uma vitamina pode ser dividida em tipos. Assim, se lipossolúveis são dissolvidas em gorduras e dificilmente eliminadas pelo organismo, hidrossolúveis são o contrário.

Enfim, elas são solúveis em água, embora permaneçam no organismo por algum tempo antes de serem eliminadas.

Assim, confira abaixo alguns grandes exemplos do grupo das vitaminas hidrossolúveis:

  • B6: participa de várias funções orgânicas, sendo importante tanto para a saúde mental quanto física. Ainda ajuda na produção de anticorpos e hormônios do sangue, estimulando funções de defesa celular;
  • B2: importante antioxidante, ela ainda colabora para metabolizar gorduras, proteínas e carboidratos;
  • B1: essencial para manter a saúde dos sistemas circulatório e nervoso, além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, auxiliar na formação do sangue, metabolizar carboidratos e produzir energia;
  • B9: também ajuda na produção de energia, além da renovação das células. No caso de gestantes, precisa ser ingerida para evitar possíveis malformações do feto;
  • B5: tem ação regulatória do metabolismo de gorduras e produção de hormônios suprarrenais. Além do mais, também ajuda a prevenir degeneração de cartilagens e formar anticorpos;
  • B3: esta é a responsável por colaborar para a manutenção da pele, promover uma boa circulação sanguínea, para a redução do mau colesterol e triglicérides e o bom funcionamento do sistema nervoso. Sem contar que ainda ajuda a reduzir o açúcar no sangue;
  • B7: auxilia no crescimento celular, produção de ácidos graxos e a prevenir calvície. Além do mais, ainda combate infecções e reduz intolerância à insulina em casos de diabetes;
  • Enfim, as vitaminas B12 são funcionais na manutenção e formação de células, como da medula óssea, tecido nervoso e trato gastrointestinal. Ela ainda ajuda na fertilidade, boa digestão, melhora a absorção dos alimentos e ainda previne danos ao sistema nervoso.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo