Calabresa na pizza, no molho, ou como aperitivo é saborosa e inconfundível
A calabresa faz parte da dieta do brasileiro há muito tempo, utilizada com cada vez mais criatividade.
Nesse artigo, você vai descobrir como esse tipo de linguiça foi criada, seus ingredientes e dicas de como utilizar a calabresa para criar outros sabores.
O que é calabresa?
Calabresa é um tipo de linguiça encontrada com bastante facilidade nos supermercados e açougues espalhados pelo país. Portanto, é um ingrediente muito comum, que faz parte da alimentação de milhões de pessoas.
Uma de suas características mais interessantes é o sabor marcante, que diferencia a calabresa dos outros tipos de linguiça.
Além disso, estamos falando de um alimento que pode ser utilizado no preparo de vários pratos. Por exemplo:
- Pizzas;
- Massas;
- Molhos;
- Tortas;
- Porções;
- Caldos e sopas;
- Feijoada.
Isso sem falar na famosa calabresa acebolada, uma das porções mais pedidas em bares e restaurantes nos quatro cantos do Brasil.
Qual é a origem da linguiça calabresa?
A linguiça calabresa como conhecemos foi criada no Brasil, mais precisamente no bairro do Bixiga, em São Paulo. Os imigrantes italianos que chegaram à cidade entre os séculos XVIII e XIV acabaram adaptando algumas de suas receitas tradicionais.
Grande parte desses imigrantes vinha da Sicília, região localizada ao sul da Itália, que nesse período sofria com a fome e a pobreza. Estima-se que cerca de 100 mil italianos chegaram ao Brasil nesse período, grande parte se instalando no estado de São Paulo.
Bairros como o Bixiga e a Mooca são exemplos da influência da comunidade italiana no desenvolvimento da capital paulista. Assim, esses imigrantes criaram uma versão local da Salsiccia di Calabria, bastante comum na Sicília.
Uma das finalidades da produção de linguiças por essa comunidade era a conservação da carne de porco. Como não havia geladeiras e refrigeradores, a carne era preparada com pimenta calabresa, em substituição ao peperonchino calabrês.
Assim, as pimentas foram utilizadas como conservantes naturais por diversos povos ao longo dos séculos. Uma parte dessas linguiças era consumida, enquanto o restante era vendido para outras pessoas.
Quais os ingredientes da linguiça calabresa?
Os ingredientes desse tipo de linguiça normalmente são:
- Carne de pernil moída;
- Copa lombo;
- Sementes de erva doce;
- Pimenta calabresa;
- Alho;
- Pimenta do reino;
- Sal;
- Canela.
No entanto, esses ingredientes podem variar de acordo com o seu paladar, assim como o objetivo da produção. As linguiças produzidas para comercialização precisam seguir toda uma legislação para que sua venda seja liberada.
Tipos de calabresa
Basicamente, existem três tipos de calabresa no mercado atualmente:
- Calabresa defumada: talvez o tipo mais conhecido dessa linguiça, que passa pelo processo de defumação, o que lhe dá seu sabor marcante tão característico;
- Calabresa frescal: basicamente feita como os mesmo ingredientes do tipo anterior, mas que não é submetida ao processo de defumação. Por isso, tem um sabor muito mais suave;
- Calabresa de frango: muito procurada por quem quer uma alimentação com menos gorduras e calorias e também utilizada como aperitivo.
Qual a diferença da calabresa para outros tipos de linguiça?
A linguiça calabresa possui um sabor bastante marcante, que a diferencia dos outros tipos de linguiça disponíveis no mercado. Veja a seguir alguns dos tipos de linguiça mais conhecidos e suas principais características.
Linguiça mista
Feita com carnes suína e bovina, essa linguiça tem um sabor mais suave do que linguiças como a toscana, por exemplo. Além disso, pode ser encontrada no formato fininho ou ainda em versões apimentadas.
Linguiça de frango
Esse tipo de linguiça tem um sabor bastante suave e uma textura diferente de todas as outras linguiças. Por isso, ela é uma boa opção para quem gosta de sabores mais suaves.
Linguiça de pernil
A linguiça de pernil é encontrada, na grande maioria das vezes, no formato fininho, ideal para servir como aperitivo. Feita 100% com carne suína, possui um sabor mais acentuado, tanto nas versões apimentada quanto sem pimenta.
Linguiça toscana
Essa é, sem dúvida, a linguiça mais consumida em todo o Brasil. Contém apenas carne de porco em sua composição, além de condimentos e temperos que realçam seu sabor.
O consumo de calabresa pode trazer riscos à saúde?
Produtos embutidos como mortadela, salames, salsichas e as próprias linguiças são vistos como vilões da alimentação saudável. Isso porque esses produtos normalmente são produzidos com a adição de substâncias químicas que podem trazer riscos à saúde.
Entre eles, o mais conhecido é o nitrito de sódio, conservante que pode causar graves problemas de saúde. Isso porque quando em contato com o estômago, o nitrito se transforma em nitrosaminas. Estas, por sua vez, são substâncias cancerígenas que podem se espalhar quando o consumo de embutidos é frequente e em grandes quantidades.
Além disso, existe também uma grande quantidade de moléculas de sódio nesse tipo de alimento. Isso faz com que pessoas que não apresentam problemas de hipertensão possam vir a sofrer picos de pressão.
Por isso, o ideal é consumir esse tipo de alimento com bastante moderação, de modo a evitar problemas de saúde futuros.
Usos mais comuns da calabresa
A calabresa é um ingrediente muito versátil, que pode ser utilizado para criar variações de receitas com calabresa tradicionais ou pratos totalmente novos.
Veja a seguir algumas sugestões de utilização da calabresa:
- Farofa de calabresa;
- Batata gratinada com brócolis e linguiça;
- Hamburger;
- Escondidinho de mandioquinha ou batata com calabresa;
- Risoto de manjericão e calabresa;
- Esfiha;
- Bruschetta de linguiça e queijo;
- Risoto de calabresa e alho poró;
- Canjica salgada;
- Fraldinha recheada;
- Lasanha de berinjela.
Pizza de calabresa
As pizzas são adoradas em todas as partes do país, e os dados da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo confirmam essa paixão. Segundo a Apuesp, são consumidas mais de 1 milhão de pizzas todos os dias no Brasil, e metade desse total se concentra em São Paulo.
O estado conta com mais de 11 mil pizzarias, com sua capital entre as cidades que mais consomem a redonda em todo o mundo. A cidade de São Paulo só perde para Nova York no número de pizzas consumidas diariamente.
Entre as mais pedidas, a pizza calabresa é uma das campeãs, seja na sua versão tradicional, acompanhada apenas de cebola, ou em qualquer outra de suas muitas variações.
Por isso, a pizza talvez seja a forma mais conhecida de utilização desse tipo de linguiça. Assim, pela sua origem, não é exagero dizer que a linguiça calabresa e a cidade de São Paulo andam juntas há séculos!