Embutidos podem conter aditivos prejudiciais à saúde

Inicio » Pecuária » Embutidos podem conter aditivos prejudiciais à saúde
29/04/2019 Por
Embutidos podem conter aditivos prejudiciais à saúde

Conhecer a procedência dos embutidos é fundamental

Embutidos são alimentos feitos a partir de carnes ou vísceras, envoltos em uma membrana animal ou sintética. Bastante saborosos e práticos, eles devem ser consumidos com moderação para evitar uma série de malefícios que podem afetar a saúde de quem faz a sua ingestão de forma exagerada.

As carnes usada nos embutidos são provenientes de diferentes tipos de animal (bovinos, aves, suínos, equinos e até peixes e frutos do mar). Essas carnes também são curadas, ou seja, recebem ingredientes como sal, nitrato e nitrito de sódio. Eles ajudam a conservar o produto por mais tempo.

Embutidos

O que são embutidos?

Embutidos são alimentos constituídos de carnes ou vísceras, picadas ou moídas. Esse material é envolto em uma membrana que pode ser tripa animal ou sintética.

Embutidos fazem mal à saúde?

Os embutidos, assim como todos os alimentos ultraprocessados, podem ser prejudiciais à saúde se consumidos em excesso. Isso porque eles contém aditivos químicos estranhos ao nosso organismo. Um desses aditivos é o nitrito de sódio, que no estômago se transforma em nitrosamina, composição que pode cancerígena se consumida com frequência.

Outros elementos como a gordura saturada e o sódio podem levar ao aumento das taxas de colesterol, à retenção de líquidos, além de provocar graves doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

Além disso, as carnes utilizadas na produção desses alimentos vêm de partes gordurosas e pouco nutritivas dos animais. Muitas vezes, são elementos que seriam descartados pelos produtores.

Por essas razões, a OMS (Organização Mundial da Saúde) incluiu os embutidos na lista de produtos cancerígenos, assim como o tabaco e as bebidas alcoólicas.

No entanto, não devemos generalizar. Há embutidos fabricados de forma artesanal, ou até mesmo industrial, que não são nocivos à saúde. Antes de consumir, procure alimentos produzidos com carnes magras e de boa procedência.

É válido também se informar sobre os aditivos usados no preparo. Desta forma, você pode escolher alimentos com menos corantes, conservadores e temperos artificiais.

Como são feitos os embutidos?

Os alimentos embutidos, como já foi mencionado, são produzidos a partir da carne, das vísceras e até sangue de diversos animais. A matéria prima é triturada, homogeneizada e embutida sob pressão. Atualmente, é possível encontrar embutidos veganos (que não usam elementos de origem animal).

O elementos também podem ser armazenados em tripas naturais ou artificiais. A tripa (ou membrana) serve para proteger o conteúdo de bactérias presentes no ar e também para dar forma e estabilidade ao alimento.

Origem dos embutidos

Estes alimentos foram criados em um período no qual salgavam as carnes para conservá-las, já que ainda não existia a refrigeração. Esse tipo de alimento, portanto, surgiu por causa da necessidade que as pessoas tinham de encontrar alternativas para conservar a carne por mais tempo.

Com o passar do tempo, a fabricação de embutidos passou a incluir aditivos químicos como corantes e temperos artificiais.

Embutidos

Tipos de embutidos

Há uma enorme variedade de alimentos embutidos no mercado. De modo geral, eles são classificados de acordo com o tipo de carne, formato, e forma de cocção. Conheça alguns:

  • Linguiças: Seja fresca, defumada ou curada, a linguiça é um dos embutidos mais populares. Há diversos tipo de linguiça como a toscana, a calabresa e o paio.
  • Salame: Outro embutido muito consumido, o salame é composto por carne suína, ou suína e bovina misturadas, adicionada de toucinho. Há diferentes tipos de salame. Os mais populares são o hamburguês (com pimenta preta em grãos) e o italiano (com temperos mais suaves).
  • Mortadela: Um dos ingredientes mais populares dos sanduíches, a mortadela é produzida a partir de uma mistura de carnes de vários animais e gordura de porco.
  • Presunto: Outra estrela dos sanduíches, o presunto é um embutido feito com pernil de porco. Assim como outros embutidos, apresenta tipos variados como o copa e o presunto de parma.

Outros embutidos amplamente consumidos são a salsicha, o apresuntado, o peito de peru e os nuggets.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo