Couve-rábano é variedade cujo consumo destaca uma série de benefícios para a saúde
A couve-rábano é uma hortaliça muito benéfica para o organismo e uma das variedades dessa hortaliça tão popular e consumida pelos brasileiros. Inclusive, já abordamos em outros artigos quais são os benefícios da couve manteiga, um das variedades mais conhecidas.
A couve-rábano é um vegetal de aparência semelhante ao repolho. Embora não seja o tipo de couve mais conhecido no Brasil, o seu consumo é muito usual nos continentes europeu e asiático. Mas, devido aos seus muitos benefícios, atualmente vem ganhando espaço na mesa e nas receitas da população dos mais variados países.
O que é couve-rábano?
Dentre os tipos de couve existentes, talvez a couve-rábano seja uma das mais versáteis. Isso porque essa espécie pode ser consumida crua ou cozida. Além disso, vale citar que tanto suas folhas como o seu talo podem ser consumidos.
A couve-rábano é um vegetal que pertence ao grupo das Brassica oleraceas. Muitas vezes, essa planta é ainda denominada como nabo alemão.
Na natureza, encontramos as variedades couve-rábano roxa e a branca. Além destes, também há os seguintes tipos:
- branco de Viena
- branco Danúbio
- Viena Roxo
- Grão Duque
Essa cultivar se destaca por ser produzida por meio de seleção artificial para proporcionar o crescimento do seu meristema (tecido vegetal onde acontece o desenvolvimento). Além disso, o vegetal é bienal, baixo e robusto.
É, ainda, derivado do repolho selvagem, pertencendo à mesma família de nomes como repolho, brócolis, couve, couve de Bruxelas e couve-flor.
Como plantar couve-rábano?
Caso queira contar com a hortaliça em sua horta, é preciso compreender como plantar a
couve-rábano.
O primeiro passo para o seu plantio é entender qual o melhor tipo de solo para seu desenvolvimento; e a boa notícia é que ela se adapta a qualquer um deles – mas prefere os textura argilosa ou média, drenados, férteis e composto por húmus.
O clima ideal para esta variedade é o temperado ou mediterrâneo. Para seu florescimento, o ideal é deixar a planta a luz do sol ou ainda a meia sombra. Além disso, ela não tolera temperaturas abaixo dos 10º C.
O período recomendado para o plantio varia entre os meses de março e maio, sendo que também pode ser cultivado entre setembro e outubro.
Benefícios da couve-rábano
São inúmeros os benefícios da couve-rábano para a saúde. Confira alguns deles a seguir:
- A variedade possui baixo teor calórico, além da presença de vitaminas e fibras em sua composição
- É rica em propriedades antioxidantes, sendo indicada para combater radicais livres prejudiciais ao corpo
- Tem alto teor de vitamina C
- Conta com altos níveis de fitoquímicas, protege nosso corpo da manifestação de doenças
- É rica em minerais, tais como potássio, cobre, manganês e cálcio
- É uma fonte excelente de vitaminas, dentre elas, as do complexo B
- Devido a presença de carotenos, é uma hortaliça muito nutritiva
A utilização da variedade na cozinha
Esta variedade é muito versátil e pode ser consumida tanto crua como cozida ou refogada. Além disso, existem diversas receitas com couve-rábano como, por exemplo, a salada com endro, agrião e tomate.
Mas, além das saladas, existe outra receita muito conhecida e que merece destaque: a torre de couve-rábano com ricota, amêndoas, maçã e mel.