Couve manteiga é variedade versátil e muito popular no Brasil

Inicio » Agricultura » Couve manteiga é variedade versátil e muito popular no Brasil
29/10/2019 Por
Couve manteiga é variedade versátil e muito popular no Brasil

Couve manteiga é a variedade mais popular da verdura e uma ótima aliada no fortalecimento dos ossos

A couve é um dos vegetais mais consumidos e procurados por quem busca uma alimentação saudável, e pode ser encontrada em qualquer supermercado ou feira do país. Existem diversas variedades desta verdura, e a couve manteiga é, sem dúvidas, uma das mais populares.

A couve manteiga apresenta as folhas grandes, lisas, onduladas e coloração verde escura. Essa variedade contribui, principalmente, no combate de radicais livres em excesso no organismo.

Além de ser indicada como parte de dietas balanceadas, ela também é o principal ingrediente de um dos mais famosos sucos detox; que contribui, inclusive, para o alívio dos sintomas das pessoas que sofrem com problemas como o da gastrite.

Couve manteiga

O que é couve manteiga?

A couve manteiga é um vegetal bastante nutritivo, e esta variedade da hortaliça é de fácil cultivo e pode se adaptar a qualquer lugar do mundo.

As propriedades da couve manteiga incluem o alto teor de fibras, o baixo nível de calorias e ainda a ação antioxidante. O alimento também conta com as vitaminas C, E e K e sais minerais em sua composição como, por exemplo, magnésio, fósforo, ferro e cálcio.

Benefícios da couve manteiga

Conforme citado anteriormente, a couve é um alimento benéfico para o organismo e muito saudável. Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios desse tipo de couve:

  • Contribui para o emagrecimento porque é pouco calórica e rica em fibras;
  • Ajuda a proteger o organismo quanto a manifestação de hemorroidas ou problemas de constipação;
  • Auxilia na prevenção do câncer, já que conta com fitonutrientes com propriedades anticancerígenas em sua composição;
  • Suas folhas verdes escuras são antioxidantes e ajudam no combate aos radicais livres;
  • Protege contra a ação de bactérias e vírus;
  • A variedade é capaz de diminuir os sintomas da ressaca;
  • Melhora a disposição, uma vez que possui neurotransmissores que contribuem para isso;
  • Ajuda a prevenir a osteoporose por ser rica em vitamina C, que facilita a absorção de cálcio e ferro – nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.

Couve manteiga

Como consumir couve manteiga?

A produção de receitas com couve manteiga evidencia a variedade de formas que esse tipo do vegetal pode ser consumido. Vale citar que tanto o talo como as folhas da hortaliça podem ser utilizadas na composição de pratos; e as suas folhas ainda podem ser misturada a outros vegetais, frutas, carnes, peixes e ervas.

Uma das formas mais populares de consumo desta variedade da couve é refogada, como um acompanhamento da feijoada.

No entanto, o consumo da variedade deve ser feita com cuidado, principalmente por quem sofre com problemas na tireoide. Isso porque a couve manteiga crua contem goitrógenos, que dificultam a produção do hormônio que estimula essa glândula quando consumidos em excesso.

Como plantar a verdura?

O plantio da couve manteiga é realizado por meio da propagação de sementes em hortas. Ela também podem ser plantadas em outros locais; no entanto, assim que as primeiras folhas aparecerem, devem ser transferidas para uma horta.

Couve manteiga

O recomendado para o plantio da verdura é espalhar as sementes em uma pequena profundidade. Geralmente, dentro de umas semana, acontecerá a germinação. Para o seu melhor desenvolvimento, deixe a planta exposta a luz solar. Nos meses mais quentes, o ideal é deixá-las a meia sombra.

O solo ideal para o plantio da couve manteiga é o úmido. Normalmente, ao completar 10 semanas as verduras são podem ser colhidas. Contudo, evite colher suas folhas nos horários mais quentes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo