A carne de porco, como a barriga suína, tem registros históricos de ser consumida desde 5.000 a.C.
Descobriu-se que, quando preparada da forma correta, a carne de porco, como a barriga suína, pode trazer benefícios incríveis para a saúde de adultos, crianças e idosos.
Além disso, esse tipo de carne também está sendo cada vez mais produzida e exportada, incluindo a barriga suína, o que aumenta o consumo e a prova de ser um alimento saudável quando consumido de forma correta.
O que é barriga suína?
Barriga suína, conhecida também como pancetta, é uma das partes mais deliciosas do porco. Além disso, para saber o que é barriga de porco, basta saber que essa carne nada mais é do que o bacon sem estar defumado e tem grande quantidade de carne, se tornando ainda mais saborosa com a gordura entremeada que há nela.
A exportação da carne suína brasileira cresceu em 25% somente nesse ano de 2020. Logo, isso mostra que a criação de porco para a finalidade de abate e consumo está cada vez maior e a tendência é não diminuir.
Com tudo isso acontecendo, é normal que as pessoas troquem a carne bovina e a carne de frango pela carne de porco, afinal, é um produto que está sendo bem aceito. Junto disso, é perceptível a nova quantidade de receitas e temperos que estão surgindo para acompanhar essa onda de produção.
Além disso, a carne suína é uma das opções mais saudáveis que há no mercado para incrementar a alimentação humana. Também é uma opção muito prática e versátil de ser preparada, além de ser muito mais saborosa.
Tempero
Após realizar toda a higienização, uma das melhores formas de aprender como preparar barriga de porco é começando pelo tempero. Dessa forma, o tempero para barriga de porco é o responsável por dar aquele toque diferenciado e suculento na carne. Para isso, basta ter:
- 3 dentes de alho, preferencialmente amassados;
- 1 ou 2 cebolas picadas;
- Tempero a gosto (caseiro ou de mercado);
- Suco de 1 limão;
- 1 cominho;
- Alecrim;
- Louro;
- Pimenta.
Apesar de parecer bastante coisa, é muito fácil preparar esse tempero. Basta misturar todos os ingredientes em uma bacia e deixar descansando por mais ou menos 5 horas, de um dia para outro. Depois, é só fazer a carne da forma como preferir e com os acompanhamentos que achar melhor.
Uma das melhores e mais populares formas de preparar a barriga suína com esse tempero é a barriga de porco assada. Ademais, a barriga de porco frita também é uma boa pedida.
Receitas com barriga de porco
Há muitas dúvidas em como fazer barriga de porco, afinal, nem todas as pessoas possuem experiência no preparo e as opções são tantas que é bem possível de qualquer um se confundir. Outrossim, o importante é que a barriga suína fica uma delícia em qualquer uma delas, desde que bem preparada e, lógico, levando em conta o gosto de cada um.
Recheada
Essa receita faz muito sucesso e é de deixar qualquer um salivando. Afinal, mesmo que dê um pouquinho de trabalho no seu preparo e montagem, ainda assim vale muito a pena e é muito mais fácil do que parece.
Será necessário para o tempero:
- 2 limões;
- 3 dentes de alho;
- Sal a gosto;
- Pimenta e salsinha a gosto.
Para o recheio:
- Pimentões verde, amarelo e vermelho cortados em tiras;
- Cebolas cortadas em pedaços grandes;
- Tomates picados, sem semente;
- Bacon picado;
- Cenoura ralada;
- Farinha de milho torrada (uma xícara);
- Barbante, o quanto precisar.
Após ter tudo separado, pegue a barriga suína e coloque em uma superfície plana. Então, com uma faca, faça leves furos por toda a sua extensão, tomando cuidado para não atravessar o couro.
Depois, inclua o sal, a pimenta, o alho, o suco de limão e a salsa. Deixe de lado por, mais ou menos, uma hora. Assim, pegue os demais ingredientes do recheio e coloque sobre a carne, enrole e amarre com o barbante. A amarração pode ser feita da forma que achar melhor, desde que seja garantido que a barriga não abrirá.
Em seguida, enrole em papel alumínio e deixe assando na churrasqueira por duas horas, sempre virando a carne na metade do tempo. Retire o papel alumínio e deixe no fogo, vire de 5 em 5 minutos até a carne pururucar totalmente. Depois, é só cortar e servir com algum acompanhamento de sua preferência.
Na panela de pressão
Praticamente tudo que vai à panela de pressão fica macio e saboroso. Para essa receita, é preciso:
- Sal;
- Caldo de carne líquido;
- Colorau;
- Gordura de porco ou manteira;
- Pimenta do reino;
- Cebola picada;
- Alho picado;
- Tomilho e demais ervas a gosto;
- Cenoura picada.
Para o preparo, corte a barriga suína em quadrados, tempere com o sal, pimenta e alho. Dessa forma, na panela de pressão, coloque a gordura ou a manteiga e comece a dourar a cebola junto ao tomilho e cebola.
Junte na mistura a barriga e o colorau, deixe dourar bastante e finalize com o caldo de carne. Deixe a barriga de porco na panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. Quando esgotar o tempo, tire a barriga, deixe o caldo engrossar e sirva com arroz branco e farofa.
Na churrasqueira
- Alho;
- Sal;
- Pimenta moída, de preferência a do reino preta;
- Suco de limão;
- Alecrim.
Triture o alho de forma que ele possa ser esfregado na carne. Coloque a barriga de porco em um recipiente com o alho, o sal, a pimenta, o suco do limão e o alecrim. Dessa forma, deixe descansando na geladeira por aproximadamente 1 hora.
Depois, retire da geladeira por alguns minutos antes de colocar na churrasqueira. Assim, após a carne estar em temperatura ambiente, coloque na parte mais alta da churrasqueira e deixe assar até ficar dourada.
Somente depois que a barriga de porco estiver dourada, coloque-a mais próximo às brasas, com a pele virada para baixo, e deixe assando até ficar bem crocante.
Considerações finais
Viu só como a barriga suína é um alimento versátil? Se o sabor te agrada, ajude a movimentar o mercado e também impulsionar o agronegócio em nosso país!