Casa do Porco é restaurante brasileiro na lista dos melhores do mundo

Inicio » Agronegócio » Casa do Porco é restaurante brasileiro na lista dos melhores do mundo
06/09/2019 Por
Casa do Porco é restaurante brasileiro na lista dos melhores do mundo

Casa do Porco é brasileiro mais bem colocado no ranking dos melhores restaurantes do mundo

Comandado pelo chef Jefferson Rueda, o restaurante Casa do Porco é eleito um dos 50 melhores restaurantes em todo o mundo. O estabelecimento abrigado no centro da capital paulista é definido como um açougue-bar e; diariamente, forma filas enormes na sua entrada, já que não aceita reservas e atende os clientes por ordem de chegada.

Considerado por seu idealizador como um local que representa uma corrente filosófica e em que se pode cultuar a carne suína; o Casa do Porco Bar oferece opções para todos os gostos. Entre as alternativas do restaurante, se destacam desde um menu degustação completo até petiscos mais simples como hot dogs; passando por pratos principais elaborados e sobremesas autorais, como o sorvete de bacon.

Casa do Porco

Apesar de ter o seu foco voltado para a carne suína e tudo o que ela pode oferecer, A Casa do Porco Bar também conta com opções vegetarianas e até veganas no seu cardápio; além de pratos que podem ser adquiridos por meio da janela de “comida rápida” do restaurante.

Em 2019, o açougue-bar que já figurava no The World’s 50 Best alcançou a 39a colocação do ranking; tornando-se o estabelecimento brasileiro mais bem colocado atualmente na lista dos melhores restaurantes do mundo. E, embora a sua inauguração seja relativamente recente e tenha aberto suas portas em 2015, o estabelecimento de Jefferson Rueda já figurava entre os cem melhores do ranking; tendo subido 40 posições na última edição.

Cardápio da Casa do Porco

O porco à Sanzé é o prato considerado a grande estrela da casa, e destaca um porco caipira marinado, aberto e assado inteiro (durante um período de seis horas)em uma churrasqueira instalada na cozinha – e desenhada pelo próprio chef.

Casa do Porco

Por ser assada bem lentamente, a carne de porco fica bastante macia e desfia ao toque do garfo; e é servida à pururuca, acompanhada de couve, tartare de banana, farofa de ovo e virado de feijão.

O restaurante faz questão de ressaltar a sua preocupação com o bom aproveitamento do animal e a produção própria na sua filosofia. Utilizando porcos de raças brasileiras (como Sorocaba, Caruncho, Pereira, Canastra e Plau) e alimentados de forma natural nos seus pratos; a Casa do Porco aproveita todas as partes do animal em suas receitas.

Além disso, o estabelecimento conta com produção interna e sem conservantes de produtos como massas, embutidos, molhos, pães e sobremesas. Nos casos em que a produção não é própria (como no caso de produtos como café, queijo e cachaça), o açougue-bar prioriza parcerias com pequenos produtores do interior de São Paulo.

O chef Jefferson Rueda

Antes de ser considerado um dos melhores do mundo, o chef Rueda foi açougueiro. Nascido em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, Rueda se formou em gastronomia pelo SENAC; e, em 2003, foi o representante do Brasil no Bocuse D’Or, campeonato mundial de chefs.

Na sua carreira, o chef já atuou e inaugurou uma série de restaurantes de grande renome em São Paulo, incluindo nomes como Madeleine, Parigi, Pomodori e Attimo.

Casa do Porco

Além disso, em temporada pela Europa passou pelas cozinhas do El Celler Can Roca, Can Fabes e Santi Santamaria; também estagiando nas fábricas de embutidos derivados de porco Els Casals e Buti Fajas – responsáveis pela produção de jamóns reconhecidos em todo o mundo.

Parte do casal mais popular da gastronomia brasileira, Jefferson é casado com a chef  Janaína Rueda; responsável por outro estabelecimento de sucesso na capital paulista, o Bar da Dona Onça. Localizado em um dos mais icônicos prédios do centro de São Paulo – o Edifício Copan – o estabelecimento costuma contar com a presença do casal quase todos os dias como um chamariz adicional.

Como conseguir uma mesa na Casa do Porco

A fila pode ser um motivo para muitas pessoas adiarem a visita ao restaurante. Por isso, uma das propostas do estabelecimento é que o consumidor aproveite o tempo de espera para conhecer melhor o centro da maior cidade do Brasil.

Casa do Porco

Localizado no coração da capital, o restaurante é rodeado de uma série de importantes pontos turísticos e gastronômicos da cidade. E há, ainda, a vantagem de não precisar se preocupar em perder o horário; já que o estabelecimento conta com um sistema de SMS, que informa o status da mesa reservada em tempo real.

Vale citar que, ao visitar a cidade durante a espera, não é recomendado ir muito longe. Isso porque, a partir do momento em que a mesa fica vaga, o cliente tem cinco minutos para ocupá-la; caso contrário, está sujeito a perder o lugar.

Hot Pork

Além do restaurante que figura no ranking dos melhores restaurantes do mundo, o eleito chef do ano em mais de uma ocasião inaugurou, no início de 2018, o Hot Pork. Focada na elaboração de hot dogs feitos com carne de porco, a lanchonete de Rueda também tem sua direção dividida com a esposa Janaina.

Mas se engana quem pensa, que pelo foco na carne suína, não haja opções diferentes no cardápio; já que o menu do Hot Pork também destaca a opção vegetariana batizada de Not Pork.

Casa do Porco

As salsichas que fazem parte dos lanches servidos na lanchonete também são de produção própria e não industrializadas. Além disso, a opção já era conhecida de antigos frequentadores a Casa do Porco; já que a criação estreou como parte do cardápio do açougue-bar.

As opções do Hot Pork são acompanhadas por batatas e uma bebida, que varia de acordo com o dia da semana. Os preços são acessíveis e, atualmente, é fácil experimentar qualquer um dos lanches disponíveis. Isso porque, tanto a opção de porco como a vegetariana podem ser pedidas por aplicativos de entrega de São Paulo.

Sorveteria do Centro

Para completar as opções, a lanchonete do casal Rueda ganhou ao seu lado, alguns meses após sua inauguração, um novo espaço. Batizada de Sorveteria do Centro, a extensão do Hot Pork oferece uma variedade interessante de sorvetes; incluindo sabores alcoólicos, de frutas frescas e bacon.

Casa do Porco

Endereços do casal Rueda

Todos os endereços do casal Rueda ajudam a preencher o centro da capital paulista com boas opções gastronômicas; e em um passeio não muito longo é possível conhecer todos os estabelecimentos. A Casa do Porco fica na Rua Araujo, 124; o Bar da Dona Onça na Av. Ipiranga, 200; o Hot Pork na Rua Bento Freitas, 454; e a Sorveteria do Centro na Rua Epitácio Pessoa, 94.

 

Imagens: reprodução Facebook A Casa do Porco

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo