A costelinha, tanto do porco quanto do boi, é um dos cortes de carne mais requisitados na mesa de restaurantes e demais estabelecimentos alimentares. Não há como negar que a costelinha tem muita popularidade no Sul do País, onde é assada na churrasqueira junto de outras carnes.
A costelinha está sempre presente na mesa de famílias do mundo inteiro e ultimamente tem tido um aumento incrível de vendas, o que faz com que criadouros de animais para abate precisem aumentar a criação dos mesmos.
O que é costelinha?
Costelinha é tirada da parte interior da caixa torácica do animal. Possui, geralmente, ossos mais finos, cartilagem e muita carne por entre os ossos. Além disso, a costelinha é considerada o corte mais variado, pois possui uma infinidade de texturas, sabores e aromas, todos dentro da mesma peça.
Existe também a costelinha de porco, que é obtida através porcos de criação doméstica e, justamente por isso, tem um sabor diferenciado e uma textura melhor. Além disso, a carne de porco se tornou uma das carnes mais consumidas mundo afora.
A carne de porco, assim como a bovina, é muito consumida na região Sul do País, sendo servida com diversos acompanhamentos, temperos, bebidas, dentre outros. Outrossim, como é uma das carnes mais consumidas no mundo, a carne de porco representa, mais ou menos, 40% do consumo global, enquanto a bovina fica em 30% e a carne de ave em 24%.
Como escolher a costela?
A qualidade da costelinha começa antes mesmo de levar ao fogo. Isso porque, na hora da compra, é preciso encontrar uma costelinha de qualidade para consumo. Para isso, é importante ter em mente quatro fatores essenciais:
- Cor: gordura amarela ou cinza e carnes de cor amarronzada são sinais de animais velhos e de uma carne que não é de tanta qualidade quanto se pensa;
- Ossos: costelas com ossos menores significam que o animal, quando abatido, era jovem, por isso a carne é de melhor qualidade. Afinal, ossos largos são indicativos de um animal velho;
- Odor: qualquer odor que não seja característico de uma carne nova e fresca deve ser um alerta. A carne é um ótimo alimento para consumo, mas quando está passando do ponto, pode acarretar sérios problemas;
- Elasticidade: ao pressionar a carne com o dedo indicador, é preferível que ela volte à sua posição inicial de forma rápida, pois isso mostra uma carne macia e nova.
Como preparar a costelinha?
Para fazer essa carne tão solicitada no almoço da família, é possível seguir algumas receitas, tanto para a costelinha de boi quanto a de porco, que surpreenderão a todos com o sabor e inovação, como:
1. Costelinha do Outback ou costelinha com molho barbecue
O Outback Steakhouse é conhecido por suas carnes suculentas e saborosas. Assim, a receita que eles utilizam é tão boa, que muitas pessoas a procuram para preparo caseiro. Outrossim, para a receita ficar igual a original, é preciso:
- 1 cebola;
- 2 folhas de louro;
- 1 xícara de chá de molho barbecue;
- 1 xícara de ketchup;
- 2 colheres de sopa (cheias) de açúcar mascavo.
Para o preparo:
Pegue a costelinha e coloque em uma panela, de preferência que ela fique inteira ou, no máximo, em dois pedaços. Coloque a cebola, o louro e cobra com água. Assim, aguarde ferver e depois baixe o fogo, deixe cozinhando por, pelo menos, 1 hora.
Depois do tempo de fervura, tire a costelinha da água e coloque em uma forma. Em um prato, misture o barbecue, o ketchup e o açúcar mascavo. Espalhe a mistura pronta em toda a costelinha e deixe-a com ossos virados para baixo e a parte com carne para cima.
Por fim, basta levar ao forno por meia hora, na temperatura de 180 graus. Além disso, a indicação é servir com milho cozido e purê de batata com alho e manteiga.
2. Costelinha na cachaça
Os ingredientes são:
- 1 kg de costelinhas frescas, de preferência de porco (o gosto fica melhor com a cachaça);
- 3 cebolas;
- 3 a 4 batatas (grandes);
- Alho amassados;
- Sal;
- 1 xícara de chá de uma cachaça boa;
- 1 colher de sopa de colorau;
- Folhas de louro a gosto;
- 1/2 xícara de chá de salsinha;
- 1/2 xícara de chá de cebolinha verde;
- 3 colheres de sopa de suco de limão;
- 1 xícara de chá de água bem quente;
- 1 xícara de chá de óleo;
- Pimenta moída a gosto.
Para o preparo:
Corte as costelas e coloque em uma tigela funda, que seja própria para marinar. Assim, coloque sobre a costelinha o sal, o alho, a cebola já picada, a cachaça, o colorau, suco de limão, louro, pimenta, salsa e cebolinha verde picada. Depois de misturar tudo muito bem, deixe a tigela coberta e coloque na geladeira por, pelo menos, 12 horas.
Depois de dar o tempo de descanso, descasque as batatas em seis partes e cozinhe em uma panela com água e sal até ficar al dente. Assim, em outra panela, coloque o óleo, junte as costelinhas e deixe dourar, acrescente as cebolas e espere ficar dourado. Depois, acrescente o líquido utilizado para descanso da costelinha e espere levantar fervura.
Após esse tempo, complete com água quente até cobrir todas as costelinhas. Feche a panela e espere cozinhar por 1 hora. Dessa forma, pegue as batatas já cozidas e deixe por 15 minutos no fogo. Depois, basta servir e polvilhar com tempero verde.
3. Costelinha com batatas
Os ingredientes são:
- Sal e pimenta em pó à vontade;
- 4 colheres de sopa de óleo;
- 1 pitada bem pequena de açúcar;
- 3 dentes de alho picados ou amassados (de preferência picado);
- 1 cebola picada;
- Batatas cortadas em cubos grandes;
- 1/4 de xícara de chá de salsa picada.
Para o preparo, tempere a costelinha com batatas com o sal e a pimenta. Assim, pegue uma panela de pressão, coloque o óleo, o açúcar e frite as costelinhas até dourar. Depois, adicione o alho, a cebola e deixe dourar também, cubra com água e cozinhe por 15 minutos após iniciar a pressão.
Deixe esfriar a panela, abra e coloque as batatas temperadas com sal e cozinhe na pressão por 10 minutos, tudo junto. Depois de pronto, transfira a costela e a batata para um recipiente e polvilhe a salsa. Sirva com arroz branco e salada verde.
Tempero para costelinha
Para temperar a costelinha, muitas pessoas utilizam:
- 5 dentes de alho;
- Cebola;
- Tempero verde;
- Azeite;
- Sal;
- Colorau;
- Pimenta.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixe na geladeira de um dia para o outro e, após isso, tempere a carne. Dessa forma, caso a costelinha seja de porco, basta acrescentar raspas de limão e suco de limão.