Muito versátil para utilizar como tempero, o vinagrete é uma opção saborosa e que leva diversos ingredientes. Muito conhecida principalmente por ser usada como tempero para saladas, a mistura não se limita a isso e pode ser usada para outras finalidades.
Em churrascos, por exemplo, o vinagrete é muito famoso por ser usado como tempero. Além disso, é uma ótima forma de pôr no molho todos os legumes que estão sobrando na geladeira e utilizá-los de uma forma muito saborosa e criativa.
O que é vinagrete?
Vinagrete é um molho utilizado como tempero. A origem do vinagrete é francesa e o mesmo foi feito a partir da mistura do óleo, vinagre, sal e vários outros ingredientes, imitando perfeitamente uma salada.
Assim, o vinagrete caiu no gosto popular e hoje é um dos temperos e receitas mais praticadas. Seja em restaurantes refinados ou no churrasco de família, a receita sempre está presente de uma forma ou de outra.
Inclusive, é um molho bem democrático e que permite acrescentar ingredientes que talvez não estejam na receita original. Isso faz do vinagrete uma opção boa e barata para quem procura algo com um gosto característico e agradável.
Nos cachorros-quentes e pastéis, também é muito comum encontrar o vinagrete. Justamente por isso, independente do prato que complementará, o vinagrete recebe ingredientes diferenciados para que o gosto case perfeitamente com aquilo que será servido junto.
Calorias
Muitas pessoas possuem medo de consumir o produto justamente por acharem que o vinagrete engorda. A verdade é que, não necessariamente, são as calorias do vinagrete que engordam, mas sim o seu acompanhamento.
Caso ele seja consumido, por exemplo, com carnes, maionese, arroz e outros acompanhamentos calóricos, ele pode, sim, engordar. De todas as formas, o vinagrete possui em torno de 449 kcal em 100 gramas.
Porém, é extremamente importante frisar que pessoas hipertensas devem evitar o vinagrete ou, se possível, reduzir ao máximo a quantidade do mesmo. Como ele possui uma quantia considerável de sal e demais ingredientes, pode desregular a pressão arterial e ocasionar alguns problemas.
Além das pessoas hipertensas, os indivíduos que possuem doenças nos rins também devem evitar a mistura, já que ela pode causar inchaço e mal-estar. Logo, caso possua alguns desses problemas de saúde, é indicado consumir apenas a salada normal com a quantidade recomendada de tempero.
Afinal, mesmo que possa trazer alguns benefícios à saúde, o vinagrete é uma mistura, de certa forma, exagerada, podendo ser pesada para pessoas mais sensíveis.
Tipos de vinagrete
O vinagrete pode se apresentar em diversos tipos e ser confundido. Os mais tradicionais e conhecidos são estes:
- Tradicional;
- À campanha;
- Nordestino;
- Oriental;
- De frutas.
No molho tradicional de vinagrete, é acrescentado o vinagre de maçã ou balsâmico, azeite, sal, pimenta, entre outros ingredientes disponíveis. Em relação ao molho à campanha, ele é uma variação do vinagrete. Porém, utiliza-se o tomate sem sementes, a cebola roxa e o pimentão verde.
O vinagrete nordestino é extremamente comum no sul do país, apesar do nome. Ele é muito semelhante ao molho à campanha, mas é mais temperado e possui os ingredientes cortados em tiras, além de ter todos os pimentões em sua composição.
Em contrapartida, o oriental é feito com a manga cortada em cubos, pepino fatiado, gergelim preto, vinagre natural de arroz e azeite de gengibre. O oriental é um pouco mais difícil de ser consumido, já que os seus ingredientes menos comuns nos supermercados.
Por último, o vinagrete de frutas, como o nome já diz, é feito com fruta. A fruta utilizada é a melancia, aliada com hortelã e queijo de cabra. Além disso, é possível acrescentar o vinagre balsâmico e o azeite de oliva para dar um toque diferenciado.
Como fazer vinagrete?
A preocupação de muitas pessoas que vão fazer a mistura pela primeira vez é, de fato, como preparar vinagrete. A verdade é que a mistura não é difícil, basta seguir a receita e possuir os ingredientes do vinagrete, que são:
- 2 cebolas;
- 2 tomates com ou sem semente, conforme sua preferência;
- 1/2 pimentão verde, vermelho e amarelo;
- Cebola verde picada;
- Salsa picada;
- 1/2 xícara de vinagre;
- 1 xícara de óleo de sua preferência;
- Uma colher pequena de açúcar;
- Sal a gosto.
Para saber como preparar, basta picar todos os ingredientes, incluindo os tomates, os pimentões, a cebola verde e a salsa. Após estarem todos devidamente picados, basta colocá-los em uma tigela que comporte a todos de forma adequada.
Em seguida, adicione a medida indicada do vinagre, azeite, açúcar e sal. Depois de estar tudo devidamente misturado, leve à geladeira por 1 hora, aproximadamente. É importante frisar que o açúcar serve para quebrar a acidez do vinagre e da cebola, neutralizando o sabor e deixando-o mais agradável.
Porém, há pessoas que preferem consumi-lo sem o açúcar, já que preferem o gosto forte e latente do vinagre sem nenhuma interferência. Essa receita também é considerada a receita de vinagrete fácil. Porém, caso julgue necessário, é possível fazer da seguinte forma:
- Tomate picado;
- Vinagre balsâmico;
- Cebola picada;
- Vinagre de vinho tinto (pouco);
- Sal a gosto.
Misture tudo e tempere com o vinagre, sal e azeite. Essa receita de vinagrete é mais simples e prática, porém, muitos dos ingredientes originais não são acrescentados a fim de que ela seja mais rápida de fazer. É uma mistura que, inclusive, pode ser consumida perfeitamente como salada.
Benefícios do vinagrete
É importante dizer que, para pessoas que não possuem grandes problemas de saúde, como a pressão alta e problemas nos rins, o vinagrete pode até trazer alguns benefícios à saúde. Um exemplo disso é que, como possui fortes ingredientes, como a cebola, tomate e pimentão, pode ser um ótimo aliado da saúde do coração.
Inclusive, pode limpar muito bem o sangue e ser responsável por trazer maior vitalidade e aumento da imunidade, já que todos os ingredientes são consumidos crus, por isso, possuem um índice muito alto de vitaminas concentradas.
Tudo isso faz com que o vinagrete se torne uma das mais populares e preferidas opções para servir em churrascos, seja em casa ou em restaurantes, botecos e algumas hamburguerias.