Mate é erva de grande popularidade no Brasil e em toda a América do Sul

Inicio » Agricultura » Mate é erva de grande popularidade no Brasil e em toda a América do Sul
09/08/2019 Por
Mate é erva de grande popularidade no Brasil e em toda a América do Sul

Conheça todas as vantagens que a erva mate pode trazer para o seu dia a dia

Famosa em todo o Brasil, principalmente na região sul, o mate atrai a curiosidade de toda a população. Pessoas de outras regiões, como norte e nordeste, nutrem uma série de curiosidades sobre a planta.

Por isso, vamos trazer todas as especificações do mate, além de apresentar todas as suas finalidades e vantagens ao corpo humano. Você vai considerar o implemento deste poderoso elemento medicinal em sua rotina!

Mate

O que é mate?

Mate é uma planta encontrada na América do Sul que atraiu os olhos de toda a população e é conhecida desde a antiguidade. Em análise, especialistas encontraram muitos nutrientes nos produtos derivados da erva. Por isso, passou a ser considerada como dona de vantagens fundamentais para o nosso organismo, além de ser extremamente prática no manuseio. São muitas as receitas que podem contar com a participação deste elemento.

Sobre a planta mate

A árvore de mate cresce muito e pode chegar até os 18 metros. Exigindo uma excelente precipitação, a planta subtropical pode suportar temperaturas baixíssimas, chegando a até 6 graus. Mas os frutos começam a aparecer entre os meses de janeiro a março.

A planta começa a florescer apenas de setembro e dezembro. São muitos os processos enfrentados pelas folhas, que passam por beneficiamento, secagem e sapeco durante o ano.

Como fazer mate?

As raízes do mate estão totalmente ligadas ao sul do Brasil. O Rio Grande do Sul repetiu o costume de países vizinhos, como Uruguai, Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile. É consumido, normalmente, em forma de chimarrão, com o uso de água quente.

Mas você também pode inserir em água fria, preparando o também o tradicional tererê (mate gelado). Os primeiros usos foram feitos pelos indígenas, oriundos das tribos guarani, quíchua e aimará. Foram eles que criaram as tradições que seguimos até hoje.

Nos primeiros períodos em que portugueses e espanhóis estiveram no Brasil, foram totalmente contrários ao uso do mate, afirmando que a substância “não era de Deus”. O consumo foi incentivado no século XVII, como alternativa ao álcool presente nas bebidas.

Mate

Propriedades do mate

Em São Paulo e Rio de Janeiro, também há um grande consumo do mate. Porém, a substância é chamada de chá mate, já que as plantas são queimadas antes da distribuição. Os cariocas consideram este produto “patrimônio cultural imaterial” da cidade.

Entre as substâncias que se destacam na composição da folha do mate, destacamos a cafeína, os minerais e as vitaminas A, B1, B2, E e C. Estes itens auxiliam na atuação da planta como diurético e laxante suave se combinados a uma alimentação equilibrada.

Outros elementos completam a receita como, por exemplo, os ácidos fólicos, teobromina, taninos e teofilina. Também antioxidante e estimulante, a erva mate é altamente eficiente no combate aos micróbios, sendo um anti-inflamatório poderoso. Apresentamos, em seguida, todas as vantagens que o mate pode oferecer.

  • Aumento de foco e energia

A presença da cafeína faz com que o mate possa se tornar um grande aliado no dia a dia. São exatamente 85 miligramas de cafeína por xícara, tornando-se um dos chás com maior quantidade.

Dessa forma, o chá pode fazer com que a sensação de cansaço possa diminuir, aumentando a energia para as atividades do cotidiano. O mesmo acontece nas moléculas cerebrais, fazendo com que o rendimento do cérebro possa ser maior.

Mas não é só isso. O estado de alerta, os reflexos e as reações também são extremamente estimuladas com a presença da cafeína. Porém, é fundamental ficar de olho nos níveis, evitando o excesso da substância.

  • Prevenção contra bactérias

Extremamente vantajoso para a saúde, o mate é muito eficiente no combate a infecções, bactérias, fungos e parasitas. Os cientistas comprovaram que o consumo constante pode eliminar uma série de ativações destes “estranhos” no corpo.

Mas é importante destacar que os resultados são observados em casos isolados, faltando uma amostra mais robusta para a conclusão científica. Porém, não há indícios de que o chá poderia prejudicar algum organismo.

Existem casos de pessoas que conseguiram evitar o crescimento de bactérias que estavam gerando cólicas, diarreia e intoxicação. O crescimento de cascas, erupções cutâneas e fungos também foi controlado.

  • Reforço no sistema imunológico

Com a presença de sapopinas, compostos que trazem propriedades anti-inflamatórias, há um ganho especial na resistência do corpo. Consumindo mate frequentemente, será muito difícil se deparar com doenças inesperadas.

Isso também acontece por causa das vitaminas, do zinco e do selênio. As substâncias fortalecem ainda mais a saúde, mas porque estão agindo como verdadeiros antioxidantes no organismo.

  • Redução dos níveis de açúcar

Doenças como o diabetes e outras causadas por um alto volume de açúcar no organismo podem ser evitadas. O consumo de mate diminui este volume nos órgãos, melhorando os níveis de insulina no sangue.

Isso também impacta diretamente nas doenças cardíacas, por exemplo. Mas os compostos antioxidantes, acompanhados da polifenóis e da cafeína, protegem o organismo contra doenças que afetam o coração.

Um estudo que envolveu extrato de mate demonstrou excelentes resultados em contato com células de animais, mostrando que a imunidade ficou extremamente fortalecida nos resultados.

Mate

  • Auxilia na redução de peso

O consumo constante de mate leão pode gerar uma diminuição no apetite. Outro efeito identificado é o aumento do metabolismo, que auxilia diretamente na redução de gordura do corpo.

A presença da erva no organismo também elimina uma série de células gordurosas. Pesquisas com pessoas acima do peso já demonstraram que, durante 12 semanas, seria possível perder cerca de 1,5 quilos no período.

Outro ponto muito importante neste aspecto é a diminuição da gordura localizada, geralmente na região do estômago. A relação de cintura/quadril registrou uma diminuição em 1%, o que impressionou as análises.

  • Desempenho muscular

Também por motivação da cafeína, o desempenho do corpo nas atividades físicas demonstra um ganho considerável. Isso acontece pela presença das contrações musculares, que geram uma explosão maior aos movimentos.

Por isso, a erva mate é extremamente procurada pelos atletas de alto rendimento. Além de ver o desempenho decolar, o aspecto da fadiga também é observado. O cansaço dos competidores é notoriamente menor com o consumo da substância.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo