A extrusão pode dar forma a um material e conferir determinadas características a ele
Dentre os vários processos de produção industriais, temos a extrusão. Trata-se de um método altamente eficaz e preciso na definição das formas e do tamanho do produto obtido. Tal processo pode fazer parte de setores da agroindústria.
Assim, a extrusão é utilizada para vários fins, como no caso da extrusão de alumínio, extrusão da borracha e extrusão de plástico. O processo se destaca, ainda, na produção industrial de alimentos.
O que é extrusão?
O processo de extrusão ocorre na indústria, basicamente. Dá-se ao forçar a passagem de uma substância pastosa por um orifício, a fim de obter certa forma de acordo com a utilidade do produto. Essa pasta pode ser:
- Massa orgânica;
- Matéria plástica;
- Metal.
Portanto, para entender o que é extrusão, é necessário considerar que o material é sempre inserido em uma matriz. Essa matriz vai permitir que a massa adquira o formato pré-determinado.
Assim, a questão sobre o que é extrusão remete a um processo mecânico que produz bens continuamente, ou seja, na indústria.
A forma obtida pode ser filamentosa, alongada etc. Tal processo é bastante utilizado na produção de bens alimentícios, a exemplo das massas, e também no fabrico de outros produtos como:
- Fios;
- Tubos;
- Tiras de borracha;
- Alumínio.
Desta forma, a massa chega à sua forma final após a moldagem e a secagem. Essa forma é a que se vai distribuir ou consumir.
As matrizes de extrusão geralmente são transversais ou vazadas, mas podem ser cheias. Caracterizam-se pela solidez e resistência, e a constituição da matriz não é afetada por sua utilização contínua. Portanto, a vida útil da matriz de extrusão é longa.
Produtos que passam por tal processo apresentam dimensões exatas, com secção transversal. As peças mais extensas podem ser fatiadas ou cortadas, conforme a necessidade de utilização.
Como funciona o processo?
Este processo mecânico ocorre através da extrusora. Esta, por sua vez, é composta por:
- Motor: rotaciona a rosca à qual se liga. Pode ter mais de uma rosca, que giram em sentidos contrários;
- Rosca: a máquina pode apresentar até duas roscas. Essas roscas cisalham a substância, fazendo a fusão e/ou plastificação da mesma. Para extrusar materiais com grande resistência, aumenta-se a relação entre comprimento e diâmetro da rosca. Aqui, é importante cuidar os polímeros: materiais com esse componente podem se degradar em temperaturas elevadas;
- Barril de aquecimento: gera calor na matéria-prima cisalhada. Essa matéria vai ser fundida no barril de aquecimento;
- Matriz: Formata a matéria pressionada. Assim, o produto fica na forma desejada, de maneira contínua. Há um cortador que permite que os itens tenham os tamanhos desejados.
Etapas da extrusão
As etapas básicas da extrusão industrial são:
- Seções da rosca: geralmente por meio de um funil, introduz o material na área de alimentação. A rosca empurra a matéria-prima sólida para sua zona de compressão, em que ocorre o cisalhamento desta. Inicia-se a compressão e fusão dos sólidos ou à plastificação de polímeros, quando há deslocamento da matéria para a zona de dosagem da rosca. Os barris de aquecimento, podem adicionar calor. No fim, a matéria tem sua pressão e seu cisalhamento aumentados, para fundir totalmente a matéria sólida;
- Matriz: aqui a matéria fundida é empurrada pela rosca. Isso ocorre quando a matriz é atravessada pela zona de dosagem. Assim, o produto adquire o formato desejado. Não é mais necessário fornecer calor, mas resfriamento;
- Corte: empurra-se o produto depois de passar pela matriz, em sua forma já definida, de maneira contínua. Nessa etapa o produto final tem seu tamanho determinado de acordo com o tempo entre um corte e outro.
Portanto, a extrusão se trata de um processo utilizado para produção de bens. Destacam-se, nesse método, a extrusão da borracha e a extrusão de alumínio, bastante utilizados.