Impacto ambiental e as mudanças visíveis no meio ambiente
O impacto ambiental pode ocorrer de diversas formas, tanto positivas quanto negativas, principalmente pela ação direta e indireta do homem. Estes impactos são responsáveis por causarem modificações no meio ambiente e nos recursos ainda disponíveis nele.
Assim, o impacto ambiental está diretamente associado com medidas e ações de conscientização e preservação do meio ambiente, da flora, da fauna, do equilíbrio ecológico, da saúde humana e dos demais seres vivos. Portanto, há consequências importantes nos dois tipos de impacto.
O que é impacto ambiental?
Impacto ambiental é o termo usado para referir-se a qualquer mudança que ocorre no meio ambiente, resultando de ações do homem. Ou seja, é qualquer desenvolvimento da ação antrópica no espaço geográfico. O impacto ambiental pode ser tanto negativo, quando causam algum dano para o ser humano ou para os recursos naturais, quanto positivo, quando resulta em melhorias para o meio ambiente.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é quem define o conceito de impacto ambiental no Brasil. Este órgão é responsável por cuidar de interferências físicas, biológicas e químicas no meio ambiente, interferências estas que são resultados da ação humana. O sistema produtivo pode trazer consequências para a segurança, bem estar e saúde da população. Além disso, os biomas, a fauna e a flora também são afetados.
Por mais que o impacto ambiental esteja dividido em duas esferas (positiva e negativa), os aspectos negativas são os mais utilizados para se referirem. O desenvolvimento constante da sociedade moderna é baseado na exploração intensa de recursos naturais presentes no planeta Terra, por isso as atividades humanas são vistas como prejudiciais à natureza.
Tipos de impacto ambiental
Por mais que já esteja dividido entre negativo e positivo, o impacto ambiental é subdividido em pequenos grupos que utilizam como critério a extensão e o tempo de impacto.
- Impacto direto (ou impacto ambiental de primeira ordem): acontece quando as relações entre as consequências e as causam são simples;
- Impacto indireto (ou impacto de segunda ordem): é a ação de consequência de uma cadeia;
- Impacto local: refere-se a um único ambiente em que foi provocado;
- Impacto regional: usado para referir-se aos impactos que atingem mais de um lugar em determinada região;
- Impacto global: refere-se aos impactos de dimensões mundiais;
- Impacto estratégico: usado para referir-se ao impacto a um ecossistema ou a um recurso ambiental importante;
- Impacto temporário: quando um impacto acontece por determinado tempo;
- Impacto permanente: quando um impacto ocorre e seus efeitos não podem ser controlados;
- Impacto cíclico: usado para referir-se a impactos sazonais, que volta de épocas em épocas;
- Impacto imediato: refere-se aos efeitos instantâneos às ações;
- Impacto a médio e longo prazo: usado para referir-se à impactos que não acontecem imediatamente, mas demoram cerca de médio a longo prazo para realmente impactar;
- Impactos reversíveis: refere-se a impactos que podem ser impedidos de maiores desastres ambientais, é possível mudar seu rumo e voltar à formação parecida com a original;
- Impactos irreversíveis: usado para referir-se a impactos que não são possíveis de serem recuperados.
Atividades causadoras do impacto ambiental
Como dito anteriormente, toda a ação antrópica resulta em algum tipo de impacto ambiental, seja ele positivo ou negativo. Sendo assim, as principais atividades são:
- Construção de ferrovias, rodovias, aeroportos, terminais e portos;
- Instalação de gasodutos, tronco coletores, oleodutos, emissários de esgoto e linhas de transmissão de energia elétrica;
- Obras hidráulicas com o objetivo de irrigação, drenagem, saneamento, transposição de bacias, barragens e hidrelétricas;
- Extração de minério e combustível fóssil;
- Unidades agroindustriais e industriais.
Exemplos de impacto ambiental
Os impactos ambientais – tanto os positivos quanto os negativos – são causados no planeta Terra pelas atividades de exploração florestal, agronegócio, agricultura, mineração, transportes, produção de energia, construções civis e pelas indústrias químicas e as metalúrgicas.
No século XX, após a Revolução Industrial, as ações humanos ao meio ambiente passaram a intensificar-se. Isso se deu pois houve aumento da população e aumento do consumo nos países mais industrializados. Devido isso é que os impactos ambientais são causados diretamente e indiretamente pelos ações humanas.
Dessa forma, os principais exemplos de impacto ambiental são, basicamente:
- Alterações climáticas como o aumento de ondas de calor, chuvas torrenciais, ciclones tropicais e ressacas no litoral;
- Aumento do nível do mar;
- Ações de queimadas;
- Aquecimento global;
- Desmatamento;
- Diminuição da qualidade de vida;
- Descarte de resíduos agrícolas em lagos e rios;
- Desaparecimento de rios;
- Erosão do solo;
- Efeito estufa;
- Esgoto doméstico que chega até os mares e os oceanos;
- Falta de água;
- Poluição do solo por resíduos descartados incorretamente;
- Poluição dos rios por descarte de matérias e substâncias tóxicas;
- Propagação de doenças endêmicas como a dengue, a malária, a leptospirose e a cólera;
- Redução da produção de alimentos;
- Redução da biodiversidade, da fauna e da flora, causadas pelo desequilíbrio ecológico.
Impacto ambiental negativo
Muitos dos impactos ambientais têm procedência negativa. Portanto, logo eles estão associados diretamente com o crescimento das áreas urbanas, o aumento do uso de veículos automotivos (carros, ônibus, motos, etc), o uso inapropriado de recursos naturais disponíveis no planeta Terra, o consumo intensivo e exagerado de bens materiais e a produção constante e descarte inadequado de lixo.
Ou seja, não são somente as grandes indústrias capazes de afetar e impactar. Diariamente o ser humano está apto para contribuir com o impacto ambiental negativo através de pequenos ações nocivas ao meio ambiente.
Impacto ambiental positivo
Além dos impactos negativos, há também impactos positivos ao ambiente. São considerados impactos positivos todas as norma, medidas e ações que visam melhorar a situação ambiental. Por exemplo, recuperar matas e rios são exemplos de impactos positivos, assim como a construção de barragens que auxiliam a flora e a fauna de certa região.
Além disso, há outras ações que são consideradas impacto ambiental positivo, como, por exemplo:
- Construção de área de proteção ambiental;
- Recuperação de áreas degradadas;
- Limpeza de lagos;
- Promoção de campanhas de plantio de mudas, entre muitas outras.
Todas estas medidas provocam boas modificações e auxiliam na qualidade de vida tanto dos humanos quanto dos animais e de outros seres vivos.
Diminuição de impactos ambientais
Através de ações coletivas e individuais os impactos ambientais podem ser diminuídos. Sendo assim, o replantio de floresta em áreas desmatadas, o descarte adequado e a reciclagem do lixo, a redução do consumo, a economia de água, a utilização de produtos biodegradáveis, entre outros, são exemplos de ações que ajudam nesta redução.
Cada vez mais estudos estão sendo desenvolvidos para que o impacto ambiental seja repensado e pessoas possam ser conscientizadas, visando o maior desenvolvimento sustentável e econômico sem prejudicar o meio ambiente, a fauna, a flora, os recursos naturais e, o mais importante, os seres vivos.