Meio Ambiente

Eucalipto tem uso medicinal e está presente na construção civil

Eucalipto tem uso medicinal e está presente na construção civil

Eucalipto e as peculiaridades de seu uso

O eucalipto é uma árvore encontrada em várias partes do mundo. Conhecida pelas suas muitas utilidades, a espécie é bastante procurada – tanto para fins medicinais quanto para uso nos setores agrícola e industrial; onde é usada na confecção de uma série de produtos.

Assim, a importância do eucalipto foi sempre crescente nas últimas gerações. A árvore é muito procurada pois contém diversos benefícios e vantagens de utilização. Além disso, grande parte da produção de celulose e papel em solo brasileiro é proporcionada por esta árvore.

Árvores de eucalipto

O que é eucalipto?

Eucalipto é o nome dado à árvore pertencente ao gênero de plantas da família Myrtaceae. Consiste em árvores  e arbustos originais da Oceania e constituem a dominância da flora local. Este gênero possui muito mais de 700 espécies, sendo quase todas pertencente à região australiana. Algumas espécies de eucalipto também podem ser encontradas na Nova Guiné, na Indonésia e no sul das Filipinas. Além disso, são árvores que se adaptam aos mais variados tipos de condições climáticas.

Características do eucalipto

A folhagem na copa do eucalipto é resistente e suas folhas são cobertas por espécies de glândulas que secretam óleo. Quando jovens, as folhas possuem formato arredondado e oval. Com mais ou menos dois anos de crescimento, elas apresentam-se sob um novo formato, algumas vezes parecidas com lanças, estreitas e com partes mais longas.

Este fator acontece em grande parte das espécies. No entanto, enquanto as folhas adultas não surgem, as árvores também não florescem.

Sua casca pode ser lisa ou enrugada e enrijecida, além de possuir um ciclo anual. A troca desta casca é diferenciada pois, enquanto cai a casca lisa por completo (deixando uma superfície manchada e plana), a casca enrugada seca de modo lento, atrelada ao caule de forma persistente. Essas últimas podem ser duras, fendidas, tessaladas, em faixa ou cofre.

As cascas fendidas têm fibras longas e uma camada de tecidos mortos bem espessos (chamada de ritidoma) com textura esponjosa. Já as cascas duras possuem um aspecto mais rugo, com ritidoma saturado pela resina produzida pela planta.

No entanto, este fenômeno promove à ela uma coloração vermelha com tom escuro, quase preto. As tessaladas possuem casca divididas e fragmentadas, assemelhando-se a um mosaico, muito parecida com a cortiça. Além disso, os fragmentos das tessaladas caem com o tempo.

As cascas em cobre são compostas por fibras curtas e apresentam um grau de tesselação. Já as em faixa possuem uma certa aderência em demarcações específicas do caule, são longas e estreitas, podem ser faixas, fitas fortes ou pedaços em formato de caracol.

Flores de eucalipto

Vantagens do eucalipto

A folha de eucalipto possui muitas vantagens, pois a árvore tem menor retenção de umidade, o que permite que a água chegue ao solo em menos tempo. Além disso, este fator possibilita a redução da evaporação para a atmosfera, ao contrário de espécies com copas de árvores mais densas.

Suas raízes chegam a até dois metros e meio de profundidade e, portanto, não conseguem alcançar os lençóis freáticos. Isso faz com que essa árvore consuma menor quantidade de água do que, por exemplo, uma plantação de café, soja ou cana-de-açúcar.

Tipos de eucalipto

Existem muitos tipos de eucalipto no Brasil específicos para cada tipo de utilização.

  • Eucalipto cloeziana

O eucalipto cloeziana, por exemplo, é o mais indicado para construções civis e atividades rurais. Sua madeira é reta, formosa, resistente, segura, forte e possui maior densidade quando comparada à outras espécies. Essa espécie pode ser usada na produção de estábulo, cercas de arame, curral, quiosques em praias e na construção de casas feitas a partir do uso de madeira.

  • Eucalipto grandis

Há o eucalipto grandis, que tem origem australiana e é um dos mais plantados em todas as regiões do mundo. Seu tronco é retilíneo e grosso, além de ser alto e atingir aproximadamente 55 metros. A coloração de sua madeira recebe tom marrom rosada, adapta-se facilmente em solos úmidos, muito drenados, com alta fertilidade e profundos. Assim, muito utilizado como matéria-prima na laminação e serraria, além de ser a principal fonte para a produção de papel e celulose.

  • Eucalipto citriodora

eucalipto citriodora é também conhecido como eucalipto limão ou cheiroso. As folhas das árvores de tamanho média e grande secretam um forte e intenso odor de limão. Assim, por ter um cheiro muito agradável, começaram a produzir óleo dessa espécie, como substituto ao óleo feito a partir da essência de citronela. Sua madeira é também utilizada na confecção de mourões, móveis, biomassa combustível como lenha e carvão e até na produção de alguns tipos de desinfetantes.

  • Eucalipto saligna

Eucalipto saligna pode chegar aproximadamente a 50 metros de altura e é uma das espécies mais escolhidas para fins de reflorestamento. Assim, é muito adaptável a regiões com clima tropical e solos férteis, mais úmidos e pesada. Dessa forma, a madeira pode ser manuseada e trabalhada facilmente, tem bom acabamento, muito propícia para usinagem. Sua casca é liso, seu tronco é ereto e sua madeira tem coloração vermelha. Além disso, é utilizada também na produção de vigas, assoalhos, caibros, postes, mobiliário e embalagens.

  • Eucalipto urophylla

Já o eucalipto urophylla ou alba é a principal matéria prima utilizada na confecção de aço, papel, celulose e ferro. Seu tronco pode chegar a aproximadamente 50 metros de altura. Além disso, esse espécie possui baixa resistência às geadas, adaptando-se facilmente em regiões com clima tropical e subtropical, além de solo profundo e bem drenado.

Para que serve o eucalipto?

As propriedades medicinais do eucalipto englobam o tratamento de:

  • Gripe;
  • Resfriado;
  • Rinite;
  • Sinusite;
  • Adenite;
  • Amigdalite;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Pneumonia;
  • Tuberculose;
  • Febre;
  • Acne;
  • Mau hálito;
  • Dor muscular, entre outras.

Isso é possível porque a planta comporta as seguintes propriedades:

  • Ação anti-séptica;
  • Desinfetante;
  • Expectorante;
  • Anti-inflamatória;
  • Tônica;
  • Aromática;
  • Antimicrobiana;
  • Vermífuga;
  • Descongestionante.

Eucalipto e uso medicinal

Benefícios do eucalipto

O uso do eucalipto traz diversos benefícios para a saúde. Como, por exemplo, os casos de reumatismo que podem ter suas dores aliviadas ao fazer banhos com as folhas da árvore dissolvidas na água.

Ele também é capaz de possibilitar a redução dos níveis de glicose no sangue, longo, reduz os riscos de diabete. Isso pode ser conseguido através de infusões com suas folhas, ou seja, através do chá de eucalipto.

Além disso, componentes presentes no eucalipto podem ajudar a combater bactérias responsáveis por infecções e problemas respiratório. No entanto, para bons resultados deve ser consumido o chá das folhas por pelo menos uma semana.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também