Abacaxi ornamental, de hastes com até 80cm, é nativo do Brasil

Inicio » Agricultura » Abacaxi ornamental, de hastes com até 80cm, é nativo do Brasil
21/10/2020 Por
Abacaxi ornamental, de hastes com até 80cm, é nativo do Brasil

Abacaxi ornamental é também conhecido como abacaxi vermelho. Considerado um abacaxi de porte pequeno, o tipo ornamental faz parte das bromélias. Logo, é uma espécie de extrema importância e consideração em todo o mercado que trabalha com as plantas ornamentais.

Usado para diversas finalidades, o abacaxi ornamental possui uma forma de cultivo que exige maior dedicação e atenção para que consiga evoluir e crescer da forma como deve ser. Isso se deve ao fato da sua rusticidade e peculiaridade.

Abacaxi ornamental

O que é abacaxi ornamental?

Abacaxi ornamental é uma espécie de bromélia com alta rusticidade, que possui a folhagem e o fruto diferenciados, por isso, é considerada uma planta de ornamento. Como uma das principais características, possui as folhas extremamente verdes e alongadas.

Além disso, as folhas do abacaxi ornamental possuem espinhos na borda. Os espinhos atuam como uma forma de se proteger contra possíveis ameaças, como animais ou até mesmo seres humanos. Mesmo que seja mais popular as suas folhas verdes, podem ser encontradas em outras cores.

Justamente por isso, este abacaxi também pode ser visto em uma espécie de variação, como o abacaxi roxo ornamental, porém, sem a fruta no meio das plantas.

Abacaxi ornamental

Cultivo do abacaxi ornamental

Para saber como cultivar abacaxi ornamental, é preciso primeiro ter conhecimento sobre como plantar abacaxi ornamental. Afinal, é uma planta com padrões rigorosos de plantio e que necessita de muita atenção.

Assim, esse tipo de abacaxi tem um crescimento lento, mas multiplica-se com facilidade, principalmente por divisão de touceiras. Logo, é muito melhor adquirir uma muda da planta do que iniciar o plantio com sementes ou mudas compradas em lojas.

Caso seja possível, é indicado plantá-lo no jardim. Dessa forma, ele ajuda a delimitar os espaços, já que é uma planta de grande agressividade por conta de seus espinhos afiados. Assim, ele pode evitar que animais ou pessoas invadam o espaço. Também pode ser plantado sozinho, em grupo ou em composições.

Para cultivar esse tipo de fruta, é preciso colocá-lo sob sol pleno ou meia sombra. O solo deve ser fértil e leve, além de precisar ser rico em matéria orgânica. É uma planta que não tolera o frio, por isso, pode ser altamente prejudicada quando plantada em locais de temperaturas baixas.

Além disso, precisa ser regado com regularidade e deve-se ter muito cuidado ao manuseá-lo. Por isso, opte sempre por utilizar luvas grossas e ter o máximo de cuidado para não se machucar com seus espinhos.

Abacaxi ornamental

Tipos de abacaxi

Engana-se quem pensa que o abacaxi é uma fruta de um tipo só. Na verdade, há uma infinidade de tipos de abacaxi. Em geral, os mais comuns são:

  • Pérola;
  • Havaiano;
  • Turiaçu.

O abacaxi pérola é muito doce e cheio de caldo, sendo altamente indicado para consumir naturalmente. Já o abacaxi havaiano é arredondado e possui uma acidez extremamente alta, sendo um dos abacaxis mais propensos a causar aftas.

Em contrapartida, o abacaxi de turiaçu é o abacaxi mais doce que existe. Isso porque é sempre plantado em solo rico em potássio. Infelizmente, essa espécie da fruta, bem diferente do abacaxi ornamental, somente é encontrada em Turiaçu, no Maranhão.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo