9 benefícios do abacaxi que contribuem para a saúde e o bem-estar

Inicio » Agricultura » 9 benefícios do abacaxi que contribuem para a saúde e o bem-estar
22/08/2019 Por
9 benefícios do abacaxi que contribuem para a saúde e o bem-estar

Os benefícios do abacaxi vão muito além de seu sabor adocicado e tropical

Os benefícios do abacaxi vão muito além uma fruta rica em vitamina C, excelente para ser consumida crua ou em pratos doces e salgados.

Na área da saúde, os benefícios do abacaxi estão sendo cada vez mais estudados, trazendo bons resultados para a saúde do organismo em geral.

benefícios do abacaxi

O que é abacaxi?

Abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta que pertence à família das frutas cítricas, ao lado de outras frutas bastante conhecidas do brasileiro, como:

  • Limão;
  • Laranja;
  • Lima;
  • Tangerina.

Por ser uma planta tropical, o abacaxi é muito sensível a baixas temperaturas.

Regiões onde a temperatura média gire em torno dos 24º C são consideradas ideais para o cultivo da fruta. Porém, temperaturas entre 29 e 30º C são importantes para o desenvolvimento das raízes e folhas da planta.

O estado da Paraíba é o principal produtor de abacaxi do Brasil, com cerca de 20% de toda a produção nacional. Por sua vez, o Brasil ocupa a segunda posição entre os maiores produtores de abacaxi do mundo.

Tipos de abacaxi

São dezenas de tipos de abacaxi espalhados pelo território nacional.

Conheça alguns dos tipos de abacaxi mais conhecidos:

  • Abacaxi havaí;
  • Abacaxi gold;
  • Abacaxi gomo de mel;
  • Abacaxi salvaterra;
  • Abacaxi boituva;
  • Abacaxi jupí;
  • Abacaxi pérola.

Há ainda dezenas de tipos cultivados em países como Holanda, Estados Unidos e Argentina.

Quais são os benefícios do abacaxi para a saúde?

O abacaxi faz parte do dia a dia de milhões de pessoas em todas as regiões do Brasil. Os benefícios do abacaxi na dieta são bem variados, o que torna o seu consumo regular fundamental para proteger sua saúde.

Veja a seguir 9 benefícios do abacaxi para a sua saúde.

benefícios do abacaxi

1. Ajuda no emagrecimento

Por ser uma fruta que contém muita água, o abacaxi é um excelente diurético, auxiliando também na redução da retenção de líquido. Isso faz com que ele seja um grande aliado do organismo, já que o consumo da fruta também diminui a sua vontade de ingerir açúcar.

Assim, desde que aliado a uma dieta saudável e atividades físicas, o abacaxi emagrece.

2. Fortalece o sistema imunológico

Frutas cítricas são extremamente ricas em vitamina C. Isso faz com que todo o seu sistema imunológico fique muito mais forte contra gripes e resfriados, por exemplo. Tomar suco de abacaxi é ótimo para fortalecer o organismo.

Além disso, a brumalina é uma enzima que facilita a dissolução do muco e catarro presentes nos pulmões. Portanto, além das gripes e resfriados, o consumo do abacaxi ainda pode ajudar no combate à sinusite e em casos de tosse crônica.

3. Controle de triglicérides e colesterol

Com uma grande quantidade de fibras solúveis em sua composição, a abacaxi ajuda a controlar os níveis de colesterol. Isso significa que a corrente sanguínea absorve menos colesterol proveniente da sua alimentação.

Além disso, com menores índices de gordura no sangue, os níveis de triglicérides também ficam sob controle.

4. Proteção à visão

O abacaxi é uma fruta rica em vitamina A e betacaroteno. Isso faz com que o consumo dessa fruta possa ajudar a impedir a degeneração ocular, reduzindo os riscos de perda de visão na velhice.

5. Ajuda na saúde bucal

Apesar de não ser um clareador natural dos dentes, os benefícios do abacaxi para a saúde bucal são muito importantes. Isso porque a vitamina C contribui para que ossos, gengivas e dentes sejam muito mais fortes e saudáveis.

6. Prevenção de doenças neurodegenerativas

A fruta possui em sua composição nutrientes que ajudam a estimular a renovação celular. Essa renovação tem um papel fundamental na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer.

7. Fortalece pele, unhas e cabelos

Esse é um dos benefícios do abacaxi mais conhecidos. Por ter uma forte ação antioxidante que combate os radicais livres, melhora a pele, cabelos e unhas.

Também auxilia na redução de manchas através da ação de enzimas que contribuem para a elasticidade da pele.

8. Ajuda na recuperação do corpo após a prática de atividades físicas

Uma fatia de abacaxi de aproximadamente 100 gramas contém cerca de 5% dos nutrientes que uma pessoa precisa ingerir diariamente.

Além disso, a brumalina possui ação anti-inflamatória que reduz a dor e o inchaço dos músculos. Assim, a sua recuperação muscular se torna muito mais rápida e eficiente.

benefícios do abacaxi

9. Ameniza dores e enjoos durante a gravidez

Os benefícios do abacaxi para gestantes podem tornar todo esse período muito mais confortável. Isso porque a função adstringente da fruta reduz tanto os enjoos quanto o inchaço e a prisão de ventre.

Como conseguir mais benefícios do abacaxi?

Os benefícios do abacaxi podem ser apreciados tanto por quem consome apenas a polpa da fruta quanto sua casca.

A casca do abacaxi tem uma grande concentração de vitamina C e pode ser consumida tranquilamente. Por isso, ela é muito utilizada na preparação de chás, que ajudam a prevenir a gripe, além de manter o colesterol sob controle.

Podemos observar, portanto, que o desperdício da fruta é muito pequeno, o que potencializa os benefícios do abacaxi para a saúde.

Além disso, por ser uma fruta cítrica, ela pode ser combinada com uma grande quantidade de outras frutas, consumidas cruas ou em sobremesas.

O abacaxi, tão saboroso e versátil, também combina com saladas de vegetais escuros ou até mesmo nos famosos sucos detox.

Comer abacaxi pode fazer mal à saúde?

Apesar de existirem vários benefícios do abacaxi para a sua saúde, em alguns casos é preciso tomar cuidado com o consumo da fruta.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, indivíduos com gastrite podem consumir abacaxi tranquilamente. Claro, desde que sem excessos.

Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, com Gota, úlceras ou artrite reumatoide devem ficar atentas. Isso porque é preciso saber qual a quantidade máxima da fruta que pode ser consumida. Dessa forma, pessoas nessas condições evitam colocar sua saúde em risco.

Independente da forma como você gosta de consumi-lo, o abacaxi é uma fruta muito rica em nutrientes.

Essa composição privilegiada é fundamental para que você consiga manter seu organismo o mais protegido possível. Como pudemos ver, os benefícios do abacaxi vão muito além de seu sabor doce e refrescante. Sendo assim, inclua-o hoje mesmo em sua dieta e aproveite!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo