Abacaxi roxo é uma planta muito utilizada no paisagismo

Inicio » Agricultura » Abacaxi roxo é uma planta muito utilizada no paisagismo
24/10/2020 Por
Abacaxi roxo é uma planta muito utilizada no paisagismo

Abacaxi roxo é uma planta considerada ornamental em razão de sua beleza, segmento que vem crescendo há vários anos seguidos no Brasil. Apesar de ser chamada abacaxi roxo, a planta não é conhecida por produzir esse fruto. É provável que receba esse nome por ter alguma característica que se assemelham ao abacaxi, como textura, disposição das folhas, etc.

O que é inegável é que o abacaxi roxo é uma planta lindíssima com cores exuberantes e que se adapta em diferentes ambientes. A sua facilidade de cultivo e adaptação sem dúvida é um de seus maiores diferenciais. Por apresentar colorido diferente e ser uma planta de razoável extensão, é muito utilizada por paisagistas para fazer composições com outras plantas a ocupar espaços com fim de decoração.

Abacaxi roxo

O que é abacaxi roxo?

Abacaxi roxo é uma planta herbácea de nome científico Tradescantia spathacea e da família da Commelinaceae. Pertence também à categoria de cactos e suculentas e é conhecida, a depender da região, como Moisés no Berço.

O porquê de receber esse nome pede um pouco de exercício de imaginação, porque a explicação não é tão conhecida.

A espécie do abacaxi roxo é típica do México, onde se pode encontrá-la em diversas regiões nesse país. Também é possível de vê-la em outras nações da América Central, como Guatemala e Belize.

O abacaxi roxo é encontrado no Brasil e, assim como em países de língua inglesa, é muito difundido com o nome de abacaxi roxo.

É uma planta muito apreciada no paisagismo devido ao seu colorido roxo, muito exótico e que forma ótimas composições com outros tipos de flores em gramados, paredes e jardins rochosos.

Outra característica atraente – dessa vez não só para os profissionais do paisagismo, mas também para os agricultores – é a facilidade de adaptação dessa planta em diferentes terrenos e temperaturas.

Flor do abacaxi roxo

Sobre o abacaxi roxo flor, essa planta forma as chamadas rosetas densas e simétricas. Suas folhas, além de côncavas, são eretas e lanceoladas. As flores são bicolores. A face superior é de um verde oliva, já a parte inferior tem cor violácea.

No entanto, esse padrão nem sempre se mantém. Há folhas que são completamente verdes e outras roxas, além de variações de folhas com listras amarelas e vermelhas.

A espécie é composta por flores superiores e inferiores. Estas últimas começam a cair conforme o crescimento da planta. Com a queda, é revelado o caule curto da espécie.

O máximo que a Tradescantia spathacea atinge de altura é 1 metro.

O seu florescimento ocorre na primavera e no verão, período onde se despontam inflorescências nas axilas foliares. Brácteas e flores brancas pequenas formas essas inflorescências. Estas lembram o formato de pequenas canoas ou barcos.

A planta abacaxi roxo não produz abacaxi, mas não deixa de produzir fruto. O seu fruto é seco e composto por mais de um carpelo. Por isso, é considerado um fruto-cápsula.

Abacaxi roxo

Solo e clima

Planta com excelente capacidade de adaptação em diferentes solos e climas, por isso, de fácil cultivo e rentabilidade. No entanto, existem condições preferenciais e mais seguras para cultivar o abacaxi roxo.

Prefere solos ricos de matéria orgânica e que sejam bem drenados. Mas caso o terreno seja rochoso ou muito pobre de matéria orgânica, também consegue prosperar.

As irrigações devem ser feitas principalmente nos primeiros meses pós-plantio. Ademais, a planta é resistente a estiagens quando se encontra bem adaptada.

O clima de melhor desenvolvimento é tropical e pode ser cultivado com resultados satisfatórios em ambientes com iluminação direta e forte do sol ou recebendo iluminação mais difusa, típica de ambientes internos.

No entanto, o abacaxi roxo pode resistir a climas frios, mesmo que intensos, se receber uma boa cobertura.

Para renovar o vigor e a beleza de sua folhagem, é recomendado fazer uma poda anual, de preferência no começo da primavera.

Abacaxi roxo em vaso

Apesar do abacaxi roxo em vaso render belos ornamentos decorativos, não é muito indicado para se ter em vasos dentro de casa.

Isto porque é considerada uma planta invasora em ambientes de clima quente. Tanto que é aconselhado plantá-la sempre sozinha e nunca junto a outras espécies.

Mas o agravante é que a folhagem do abacaxi roxo é prejudicial à pele humana, causa irritações e até queimaduras.

É recomendado sempre usar luvas para manipular essa planta e mantê-la distante de crianças e animais.

Mas caso queira colocá-las em vasos no jardim, o vaso deverá ter terra rica com substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa, todas em partes iguais.

Regue com regularidade, sempre que o solo secar. Use, uma vez por mês, adubo foliar.

Abacaxi roxo no paisagismo

Sem dúvida, a coloração exótica que mistura roxo e verde, listras amarelas e vermelhas em alguns casos, provoca efeito visual muito interessante, principalmente ao ser combinada com outros tipos de plantas.

Outros aspectos agradáveis esteticamente são a sua textura e as rosetas com efeito geométrico.

É usada com frequência em maciços e bordaduras, tanto a meia sombra como em sol pleno. Vai bem em vasos, kokedamas, jardineiras e terrários fechados.

Abacaxi roxo

Tipos de abacaxi

Aproveitando que o tema aborda de passagem a fruta famosa, trouxemos algumas informações sobre os principais tipos de abacaxi.

Pérola

O abacaxi pérola é conhecido em algumas regiões como abacaxi Pernambuco. É mais indicado para ser consumido in natura, porque é doce e suculento.

É um dos mais tradicionais e consumidos do país. A polpa, além de suculenta, é clara e tem baixa acidez.

Havaí

Outro tipo bem consumido e produzido, em escala mundial, é o abacaxi Havaí, também conhecido como abacaxi havaiano.

É mais arredondado que o abacaxi pérola e sua coloração varia do laranja ao amarelo.

A polpa do abacaxi Havaí não é tão suculenta quanto ao pérola e apresenta maior acidez, mas também é doce, sem dúvida.

Por ser muito doce e ser muito ácido, tem perdido a preferência pelos consumidores e cada vez mais é destinado às indústrias alimentícias.

Outros tipos de abacaxi

  • Boituva;
  • Lagoa santa;
  • Rondon;
  • Jupí;
  • Gomo de mel;
  • Gold.

Apesar da variedade, não se tem notícia da existência de abacaxi roxo em termos de fruta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo