Cactos ganham popularidade pela variedade e facilidade de cuidados

Inicio » Agricultura » Cactos ganham popularidade pela variedade e facilidade de cuidados
22/09/2019 Por
Cactos ganham popularidade pela variedade e facilidade de cuidados

Versáteis e resistentes, os cactos possuem várias características interessantes

A grande capacidade de adaptação, a enorme resistência ao excesso de calor e a falta d’água fazem dos cactos plantas resilientes e ideais para vários tipos de situações.

Os cactos estão presentes na natureza, mas também fazem cada vez mais parte da decoração e paisagismos de casas, comércios e espaços públicos.

cactos

 O que são cactos?

Cactos são plantas, caracterizadas pela grande quantidade de espinhos, que possuem uma grande capacidade de adaptação em ambientes quentes e que conseguem reter água em sua estrutura.

A palavra é derivada do grego kaktos que designava alguns tipos de cardo-espinhoso.

A planta é encontrada em várias regiões do globo, especialmente na África, nas Américas e Austrália. Isto acontece porque nestas regiões há grande incidência de sol e o cacto possui a incrível capacidade de se adaptar em regiões áridas e com pouca água.

Em nosso país, o cacto é uma espécie endêmica, ou seja, está presente em apenas algumas regiões específicas. Entretanto, em maior ou menor quantidade pode ser encontrada em quase todos os estados brasileiros.

Onde são encontrados cactos no território brasileiro?

A grande quantidade de tipos da planta permite que ela possa ser encontrada em ambientes diversos dentro do bioma brasileiro.

O cacto, por sua capacidade de adaptação, está presente desde regiões muito quente e áridas, como na caatinga nordestina, até locais mais úmidos como a região amazônica ou na Mata Atlântica.

Ainda que esteja mais presente em regiões secas, dependendo da espécie, a planta também se adéqua a locais como o Pantanal, a região dos Pampas e o Cerrado.

Para que ocorra esta adaptação, dependendo das condições climáticas do local, a espécie de cacto que prevalecerá tende a possuir uma morfologia (estrutura e aparência) completamente diferente de uma região para outra.

cactos

Características dos cactos

Como dissemos, a morfologia das várias espécies de cactos varia muito dependendo do tipo de planta e da região onde ela se encontra. Isso significa, portanto, que as características dos cactos podem variar muito.

A grande capacidade da planta de adaptar-se diante de condições adversas, como escassez de água, pouca umidade do ar e solo pouco fértil, influencia no seu desenvolvimento, seu formato e aparência.

Em locais muito secos, as plantas tendem, salvo raras exceções, a possuir poucas folhas, muitos espinhos e caules com grande capacidade de retenção de água.

Já em ambientes mais úmidos, pode ocorrer o surgimento de mais folhas. Além disso, os caules, mesmo mantendo a função de retenção de água, nem sempre serão grossos.

Cactos e suculentas

Existe muita confusão quanto à denominação entre o que é um cacto e o que é uma planta suculenta. Por isso, muitos confundem cactos e suculentas.

Em primeiro lugar, tecnicamente, o cacto é uma espécie de suculenta. Entretanto, o contrário nem sempre é verdadeiro.

Outro mito muito comum é quanto a aparência. Apesar da crença popular, nem toda planta que apresenta espinhos é um cacto.

Suculentas são plantas, divididas em mais de 20 mil espécies, que conseguem adaptar-se a condições críticas, como a falta de luz ou água, por serem capazes de reter o máximo de água em suas raízes, caules e folhas.

Já os cactos são um dos tipos de suculentas, que morfologicamente se diferenciam por apresentarem círculos nos quais se desenvolvem as flores e espinhos.

Tipos de cactos

Diferentemente das suculentas, os cactos dividem-se em uma quantidade menor de espécies, cerca de 2.000 variedades. Entretanto, ainda assim é o suficiente para que existam exemplares muito diferentes entre si.

Alguns dos tipos de cactos mais conhecidos e procurados por apreciadores e profissionais de paisagismo estão detalhados em seguida.

cactos

Cactos almofadas de alfinetes

Eles recebem este nome em razão da maneira que os bulbos são formados. A planta se desenvolve em torno de pequenos círculos de espinhos.

Estas plantas são bonitas, geram flores exóticas e seus espinhos são muito brancos.

Cacto amendoim

Trata-se de uma planta ramificada, que recebe este nome em virtude do formato de seus caules. Eles se assemelham ao formato da casca de amendoim.

Sobretudo, preferem a sombra e suas flores são de um vermelho vívido.

Cacto barba de velho

Grandes e alongados, esta espécie é facilmente reconhecida por seus grandes pelos brancos que dão nome à planta.

Sua florada é muito lenta, levando anos até surgirem as primeiras flores vermelhas. Além disso, é uma planta que adora o sol.

Cacto botão

Parecidos com os cactos almofadas, os da espécie “botão” também possuem um formato circular e pequeno. Entretanto, geralmente se dá apenas um único exemplar.

Ele se adapta bem aos períodos de sol forte e apresenta um fruto, de cor vermelha, que pode ser consumido.

Cacto cadeira de sogra

Muito facilmente encontrado no México, esta espécie se caracteriza por apresentar um formato redondo, porém, grande. Os maiores exemplares podem passar de 50 centímetros de diâmetro.

Primordialmente, ele possui flores e espinhos grandes, ambos de cor amarelada.

Cacto capuz de monge

O formato cilíndrico desta planta lembra um tipo de chapéu que algumas ordens religiosas utilizam. É uma planta bonita, exótica e com poucos espinhos.

Sua aparência faz com que ele seja muito requisitado em projetos de decoração e paisagismo.

Cactos coloridos

Também chamados de cactos mil cores, os cactos coloridos são uma espécie muito comum em países andinos.

Eles se caracterizam pelo tamanho pequeno, formato que lembra um pepino, e por suas cores, muitas cores, que chamam a atenção e os diferenciam.

Cacto língua do diabo

É muito comum em países das Américas, especialmente nos países norte-americanos. Este cacto é provavelmente aquele que está mais presente no imaginário popular.

Isto acontece em razão dos muitos filmes, principalmente de faroeste, filmados em regiões desérticas. Nestes locais, este tipo de planta é comum.

Eles possuem muitos espinhos, suas flores são amarelas e seus frutos podem ser consumidos.

Cacto macarrão

Talvez esta seja a espécie que menos é reconhecida imediatamente como um cacto. Sua aparência, formada por caules muito finos e longos, origina o nome diferente.

Ele não possui espinhos, prefere sombra ao sol e, quando está em um lugar suspenso, seus caules ficam caídos, lembrando uma samambaia.

Cacto ouriço

Imagine um buquê composto por plantas parecidas com pepinos: este é o aspecto dos cactos do tipo ouriço. Entretanto, suas flores roxas e seus pelos brancos os diferenciam de seus parentes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo