Abóbora moranga é usada principalmente para refogados e sopas
Os principais estados produtores de abóboras, inclusive de abóbora moranga, são Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Paraná. A abóbora é uma das hortaliças mais comercializadas no entreposto de São Paulo, contabilizando 33 mil toneladas vendidas em 2017.
A abóbora moranga é uma variante do fruto conhecido simplesmente como abóbora. Apesar da semelhança e de pertencerem à mesma família vegetal, apresentam diferenças significativas. A abóbora moranga é muito usada em sopas e refogados e é muito famoso o prato praiano “camarão na moranga”.
O que é abóbora moranga?
Abóbora moranga é um fruto da aboboreira, pois pertence à planta da família Cucurbitaceae. É uma variante da família da abóbora.
Essa espécie de abóbora tem grumos e a cor da casca é alaranjada, além de ser mais grossa e dura. Por esse motivo, a abóbora moranga é mais difícil de ser descascada, contudo, a polpa é macia e adocicada após ser cozida.
É provável que tenha surgido no México e América Central e, sem dúvida, se tornou popular com a celebração do Halloween por ser uma das imagens icônicas da data.
Com certeza é a espécie mais cultivada em regiões tropicais, pois a condição de cultivo ideal desse fruto é em ambiente quente e úmido. Favorece também o seu plantio em tais condições por ter pouca resistência em temperaturas baixas.
Como plantar abóbora moranga
Como informado, esse tipo de abóbora se adapta melhor em climas quentes e úmidos. Além disso, desenvolve-se melhor em locais ensolarados, no entanto, não há problema se o cultivo for à meia sombra, desde que o local receba alta luminosidade.
O solo para se plantar abóbora moranga tem que ser bem drenado e fértil. Por isso, deve sempre ser irrigado, mas sem provocar encharque.
Como a aboboreira costuma ser grande, uma vara pode ser colocada verticalmente no local do plantio das sementes de modo a marcar o centro da futura planta. Certamente isso irá direcionar a irrigação.
A semeadura da abóbora moranga deve ocorrer em um local definitivo. As covas precisam ter ao menos 45 cm de profundidade e cerca de 60 cm de diâmetro. Essas medidas são para plantas de grande porte. Já para as de pequeno porte, 30 x 50 com certeza dá conta do recado.
A cova deve ser adubada com húmus, esterco, minhoca ou composto orgânico. Após o fechamento da cova adubada, coloque duas sementes em um pequeno buraco criado sobre o local. No entanto, esse buraco deve ter não mais do que 2 cm de profundidade.
A colheita da abóbora moranga ocorre, geralmente, entre 85 a 150 dias. Uma forma de identificar quando a moranga está no ponto ideal para ser colhida é observar a cor do talo do fruto. Se estiver amarelo ou marrom, certamente é a hora da colheita.
Uma dica caso o consumo da moranga não seja feita de imediato é colher o fruto com o maior comprimento possível de talo, porque a abóbora sem o fruto pode estragar mais rapidamente.
Outro detalhe é que usar a espécie na decoração em tal estado sem dúvida a desvalorizará.
Receitas com abóbora moranga
Sem dúvida muito popular na cozinha, usada em diversos tipos de pratos e ainda proporciona benefícios à saúde. A abóbora moranga é rica em vitamina A e vitaminas do complexo B.
Outra vantagem é de ser um alimento com poucas calorias, sendo usado, por isso, com frequência em dietas. Além disso, é de fácil digestão.
Veja a seguir algumas receitas com abóbora moranga.
Creme de moranga
Para fazer um delicioso creme de abóbora moranga, reúna os seguintes ingredientes:
- Abóbora moranga:
- Batata doce;
- Cebola;
- Alho;
- Gengibre;
- Cebolinha.
O modo de preparo:
- Primeiro pegue a moranga e corte em cubos. Feito isso, pegue a batata doce e corte junto aos demais ingredientes;
- Junte os pedaços e deixe cozinhando em fogo baixo por pelo menos 20 minutos;
- Para fazer o creme desses pedaços cozidos, você pode utilizar tanto um liquidificador quanto um mixer.
Moranga doce cremosa
Uma receita mais simples e prática é a moranga doce cremosa. Ótima dica para quem adora uma sobremesa.
Irá precisar apenas de abóbora moranga, creme de leite e açúcar. Basta misturar os pedaços da fruta com esses ingredientes para formar o doce cremoso.
Abóbora moranga recheada
Em seguida, você confere uma série de receitas com abóbora moranga recheada.
Moranga com carne moída
Ingredientes:
- Abóbora moranga média cozida (aproximadamente 2 quilos);
- Uma colher de sopa – azeite;
- Um sachê – molho de tomate natural clássico;
- Uma xícara – requeijão cremoso;
- Um colher de sopa – cheiro-verde picado;
- Meia xícara – água quente;
- Meia colher de chá – sal;
- Uma cebola pequena picada;
- 250 gramas – carne moída.
Modo de preparo:
Sem dúvida, essa receita é a mais trabalhosa das que foram colocadas até aqui, mas não é por demais complexa, pois o maior trabalho é fazer o furo central na moranga para colocar a carne.
- Você vai precisar cortar uma tampa na moranga e escavar com o auxílio de uma colher. Contudo, tenha o cuidado de não furar a casca do entorno. Após esse trabalho, deixe reservado a polpa e a abóbora moranga;
- Deixe o azeite em uma panela média, aquecendo em fogo médio;
- Depois, doure a cebola;
- Introduza a carne e refogue até que esta perca a cor avermelhada;
- O próximo passo é colocar a polpa reservada na água mais o sal. Misture e cozinhe. No entanto, mexa de vez em quando;
- Nessa mistura, acrescente o molho de tomate e cozinhe até ferver. Depois junte a metade do requeijão mais a metade do cheiro-verde. Pegue toda essa mistura e coloque na moranga reservada. Cubra a superfície com requeijão e cheiro-verde.
Frango na moranga
Certamente outra receita com moranga de deixar com água na boca.
Sem dúvida, essa receita é mais simples. Certamente, assim como na receita anterior, irá precisar fazer o fundo na moranga, mas para preenchê-la precisará apenas de 1 kg de filé de peito de frango em cubos e sem tempero.
Tempere o frango com óleo para grelhar e acrescente sal a gosto. Depois, basta colocar na moranga reservada.
Abóbora moranga com camarão
Com certeza, a receita mais famosa com abóbora moranga é a abóbora moranga com camarão.
Os ingredientes que precisará reunir para fazer a receita maravilhosa são:
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 2 dentes de alho;
- Cheiro-verde a gosto;
- 3 colheres de sopa de ketchup;
- 1 kg de camarão médio;
- 1 cebola;
- 5 tomates sem sementes;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 lata de creme de leite sem soro;
- 300 gramas de requeijão cremoso;
- 1 moranga.
Modo de preparo:
- Retire a tampa da moranga, a polpa e as sementes. Lave a casca e enrole-a em um papel alumínio;
- Coloque no forno e deixe por 45 minutos em temperatura de 180 °C;
- Enquanto isso, separe uma panela para preparar os demais ingredientes, pois farão parte do recheio a ser posto na moranga;
- Na panela, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Acrescente o camarão e deixe a mistura cozinhar por 5 minutinhos;
- Logo após, insira os tomates picados, a pimenta, o ketchup e o sal;
- Ao acrescentar o creme de leite e o cheiro-verde, desligue o fogo;
- Faça a mistura de todos esses ingredientes e, por fim, coloque o requeijão;
- Na moranga, aproveite o resto do requeijão para passá-lo no seu interior. Após isso, adicione o recheio na abóbora moranga reservada.