Aipo é vegetal versátil e uma rica fonte de nutrientes importantes

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13/08/2019 Por
Aipo é vegetal versátil e uma rica fonte de nutrientes importantes

Versátil e com baixas calorias, o aipo é uma verdura indispensável em cardápios e dietas para ajudar no emagrecimento

Embora tenha sido usado por séculos como uma planta medicinal, hoje o aipo é um vegetal rico em benefícios à saúde. Ele também tem nutrientes essenciais para o corpo e suas propriedades até lhe renderam várias crenças populares, como o poder afrodisíaco.

Um dos alimentos mais leves em relação à presença de calorias, ele também é bem requisitado quando o assunto é a cozinha gourmet. Do mesmo modo, ele pode ser refogado, cozido e até cru. De propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes a expectorantes e laxantes, o aipo é a pedida das baixas calorias.

Aipo

O que é aipo?

Aipo é uma verdura de origem europeia que também recebe o nome de salsão. Apesar de apresentar certas variedades, essa planta aromática tem sabores e aromas característicos. Alimento com muito potássio, ele também ajuda no funcionamento do nosso organismo.

Já que ainda é rico em cálcio e vitamina A, auxilia no controle da pressão alta e é uma opção comum para quem quer dar toques extras de sabor nas receitas. Com sua propriedade refrescante natural, o aipo cai bem nos mais diferentes pratos, apresentando ótimos benefícios à saúde e muita versatilidade gastronômica para ser preparado.

Uma das grandes vantagens da verdura é seu efeito diurético leve, o que ajuda no processo de desintoxicação do corpo. Aliás, esse alimento ainda possui alto teor de fibras e baixíssimas calorias, sem contar suas propriedades na prevenção de vários tipos de câncer e redução de inflamações.

Alimento de grande importância na cultura asiática, o aipo ainda é considerado uma hortaliça para fins medicinais e tonificante. É um alimento comum do Mediterrâneo, um vegetal do qual se aproveita folhas, nervuras, sementes e raiz.

Benefícios do aipo

Pela sua quantidade de fibras, a verdura é ótima para o ritmo intestinal, além de diminuir casos de constipação. No entanto, a melhor forma para aproveitar essas qualidades é o consumo cozido ou ralado.

Outro fator importante e um dos grandes benefícios do aipo é o nível elevado de minerais, como o potássio. Por esse lado, ele tem reconhecido valor para a manutenção do sistema cardiovascular.

Uma vez utilizado no preparo de sucos verdes, ele ajuda na perda de peso e manutenção da saúde. Entretanto, seus benefícios vão além, fornecendo altas doses de molibdênio, cromo e selênio.

Confira por que ele precisa estar nas suas receitas:

  • Diminui a pressão arterial;
  • Reduz o nível de colesterol;
  • Previne infecções urinárias;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz dor de artrite;
  • Melhora a saúde coronariana;
  • Reduz sintomas de asma;
  • Desintoxica o organismo;
  • Alivia sintomas de enxaquecas;
  • Controla crises de diabetes;
  • Alivia crises nervosas;
  • Previne cataratas.

Aipo

Como consumir aipo

O aipo pode ser consumido em rodelas, ralado e até mesmo cru, o que garante um toque mais crocante em saladas. Por outro lado, ensopados, cozidos, caçarolas e molhos ficam mais aromatizados e nutritivos com ramos da verdura.

Esse aroma vem de um óleo forte, que costuma se misturar aos ingredientes ao serem preparados. Contudo, o sal do aipo tem utilidade em saladas, drinks exóticos e molhos diversos. No caso das folhas e talos, eles caem bem com:

  • Carnes vermelhas em geral;
  • Porções com legumes;
  • Servir talos como entradas e aperitivos;
  • Porções de aves;
  • Crus nas saladas.

Enquanto isso, as sementes do aipo são mais indicadas para:

  • Bolachas;
  • Bolos;
  • Pães;
  • Biscoitos;

Receitas com aipo

Assim como uma deliciosa salada de aipo, os sucos costumam ser a forma mais rápida, simples e deliciosa para se hidratar. Sem falar que ele é um poderoso aliado nas receitas para perda de peso, graças às fibras dietéticas e com baixas calorias.

Composto quase todo por água, ele é versátil também para você inovar em receitas diversas. Nesse sentido, você pode usufruir de cada benefício do aipo começando pelo suco leve para emagrecer.

Confira os ingredientes e como preparar:

  • Dois talos de aipo;
  • Um copo de suco de melancia.

Para iniciar o preparo, corte as pontas do talo e junte os ingredientes num liquidificador. Para finalizar, bata com vigor e adicione gelo para ficar bem refrescante.

Embora ele seja ótimo para você emagrecer, lembre-se de que o aipo não faz milagres, já que você precisa manter uma dieta saudável e equilibrada no dia a dia, além de praticar exercícios regularmente.

Prato de aipo refogado

Claro que existem outras receitas além do tradicional suco, tanto que ele está presente em pratos como cremes, almôndegas, assados e sopas, assim como nos salgados como empadinhas e coxinhas.

Confira abaixo como preparar um delicioso aipo refogado, começando pelos ingredientes:

  • Temperos como pimenta e sal à vontade;
  • Cebola, azeite e alho;
  • Folhas e talos de aipo picados.

Para iniciar o preparo, junte a cebola, o azeite e o alho. A seguir, espere dourar e acrescente o aipo até ficar dourado também. Então, adicione um pouco de água e vá temperando a seu gosto. Para finalizar, apague o fogo e saboreie.

Aipo

Propriedades e conservação do aipo

Apesar de o aipo poder ser conservado numa gaveta de geladeira, indicamos que você consuma-o em, no máximo, quatro dias. Afinal, ele vai perder cada nutriente de forma rápida. Sempre lave os maços muito bem e mantenha-os num saco plástico.

Confira abaixo outros nutrientes benéficos desse alimento:

  • Vitamina C;
  • Colina;
  • Potássio;
  • Sais minerais;
  • Iodo;
  • Vitaminas B1 e B2;
  • Manganês;
  • Tirocina.

Como tirar todo o proveito do aipo

Se você quer ir além dos sucos e tirar tudo de bom do aipo, é possível aproveitar todas as suas partes. Sua cozinha pode dar origem a deliciosas receitas com aipo. Assim, use e abuse ao preparar cozidos, sopas, aves, assados e até peixes.

Apesar de o talo ser a parte mais usada em pratos, folhas e raiz também são bem saborosas, pois apresentam um sabor bem adocicado se você combinar com demais hortaliças para criar pratos diferentes.

Para finalizar, a raiz do aipo pode ser usada para você preparar caldos e sopas, enquanto ele cru vai bem em sucos e saladas. Já as folhas servem para substituir temperos como a salsinha.

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