Meio Ambiente

Acauã, ave de canto característico, é comum no Brasil

Acauã, ave de canto característico, é comum no Brasil

Acauã é pássaro conhecido por seu canto semelhante a uma risada. É um pássaro comum no Brasil, conhecido por seu canto e por suas lendas presentes no folclore de algumas regiões.

A dieta do acauã é composta sobretudo por cobras, mas há muitas curiosidades sobre esse pássaro que muitos desconhecem. Nesse artigo, você conhecerá mais sobre raptor e suas peculiaridades!

Acauã

O que é acauã?

Acauã é pássaro que pertence à ordem de aves Falconiformes, pertencente à família Falconidae. O pássaro é mais conhecido pelo seu característico canto, além de sua dieta curiosa, constituída por uma série de cobras.

Embora seu nome científico seja Herpetotheres cachinnans, a ave é chamada gavião cova caiau, macaguá, uacanã, cauã, cuã, acanã e macauá.

Em algumas regiões brasileiras, o pássaro é considerado um sinal de mau agouro. De fato, isso se deve à interpretação de seu canto típico, que soa para alguns ouvidos como “Deus chamou”. De acordo com superstições, esse seria um indício de que a morte está próxima para aqueles que escutam o canto.

Acauã

O acauã é um pássaro encontrado em uma variedade de habitats florestais do Brasil, bem como no México e no Paraguai. A ave pode ser avistada em florestas tropicais, florestas secas, planícies e cerrados, embora seja mais comum na Amazônia e margens de florestas.

De fato, a preferência de habitat dessa ave está decerto relacionada à sua dieta peculiar, que costuma ser amplamente restrita a cobras. Afinal, as cobras tendem a se rastejar pelas margens de florestas em busca do sol.

A ave é nomeada devido a seu piar no anoitecer e amanhecer. Embora seja ouvido com mais frequência do que pode ser visto, o pássaro é facilmente reconhecido e identificado pela sua plumagem distinta.

Falconiformes

Falconiformes é o nome dado a uma ordem que contempla um número estimado de 250 espécies. A ordem inclui, por exemplo, famílias de pássaros constituídas por aves diurnas de rapina. Sua classificação, no entanto, permanece controversa.

Em suma, as famílias da ordem Falconiormes são caracterizadas pela sua comum adaptação aos hábitos de predação. como, por exemplo, as garras afiadas e o bico aguçado e curvo. Na categoria de aves diurnas, esses pássaros em geral têm um sentido de visão aguçado e certamente apurado.

Na maioria dos vertebrados, os músculos a agirem nos cristalinos dos olhos são essencialmente lisos. No entanto, as aves de rapina contam com uma musculatura estriada. Ou seja, essa pode ser uma característica considerada uma adaptação importante.

Acauã

Pássaro acauã

O pássaro acauã está presente na Argentina, México e no Brasil. O significado científico do nome da ave é “réptil, serpente, cobra” (do grego herpetotheres) e caçador e gargalhada (do latim cachinnans). Isto é, caçador de serpentes que gargalha (em tradução livre).

O nome não é à toa. A dieta da espécie Herpetotheres cachinnans é constituída sobretudo de cobras, sejam elas arbóreas ou terrestres. Além disso, a alimentação da ave também inclui espécies de cobras venenosas como, por exemplo, a cobra coral e a cobra cascavel.

Na Guatemala, cerca de vinte espécies de cobras foram relacionadas à alimentação da espécie Herpetotheres cachinnans. Entretanto, essa dieta não é restrita a depender por habitat. Por exemplo, em alguns locais, esse regime é ampliado, incorporando peixes, pássaros e roedores. Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, o acauã se alimenta de morcegos em falésias.

Conservação do acauã

De fato, o Herpetotheres cachinnans conta com uma gama geográfica muito ampla e uma grande população. Consequentemente, o status de conservação de ameaça de extinção do pássaro é avaliado como Menos Preocupante (de acordo com índices levantados no ano de 2009). Assim sendo, o pássaro não é considerado uma espécie ameaçada.

Efeitos da atividade humana na espécie

Como mencionado, o habitat mais comum do Herpetotheres cachinnans são florestas das regiões do Brasil, México e Argentina, sobretudo na Amazônia. Isto é, pode ser dito que a presença humana em alguns locais também tende a afetar a dieta dessa espécie de ave.

Por exemplo, em paisagens alteradas pelo homem, as espécies Herpetotheres cachinnans optam por uma dieta preferencialmente constituída de peixes, pássaros e lagartos, ao invés da típica dieta restrita às cobras. Além disso, a exploração seletiva em florestas tropicais afeta e tem efeito sobre a dieta dessas aves.

Reprodução do Herpetotheres cachinnans

O acauã monta seus ninhos na cavidade de uma série de árvores, aproveitando ninhos de gaviões, embora isso ocorra com uma frequência relativamente menor. Para os indígenas, a ave Herpetotheres cachinnans é denominada como “uira jeropari”. Ou seja, termo que significa “diabo” ou “demônio”.

Esse nome tem relação direta com a reprodução e postura de ovos desses pássaros. Afinal de contas, há lendas que, na época em que o acauã coloca seus ovos, estes são chocados, na verdade, não pela ave, mas por demônios.

Acauã

Hábitos da ave acauã

Como visto, o acauã é comum em margens de cerrados, campos arborizados, florestas tropicais e mais. Seus hábitos são solitários, permanecendo pousado por longos períodos nas árvores mais isoladas.

Nesses locais, os pássaros dessa espécie costumam ser avistados, pois oferecem uma visibilidade maior aos observadores. Têm preferência por aves com galhos mais secos, além de serem identificados pelo canto mais audível ao amanhecer e ao entardecer.

Canto do acauã

O canto do acauã é um dos mais populares, sendo responsável pelo nome que leva no Brasil. Afinal, o som do seu canto é repetido por várias vezes seguidas no decorrer de segundos.

No folclore da Amazônia, por exemplo, é dito que os gritos da espécie Herpetotheres cachinnans são um prenúncio da chegada de um forasteiro. No Estado de Minas Gerais, especialmente em Espinhaço, seu canto é o prenúncio da morte de um parente, familiar ou pessoa conhecida.

A ave é tão popular no Brasil que seu nome virou título de uma música composta por Zé Danta e cantada popularmente pelo conhecido Luiz Gonzaga. Sem dúvida, isso se deve ao pássaro ser um raptor muito vocal. O canto do acauã é ouvido com frequência em um tom carregado e alto, em uma sonoridade que se assemelha a gargalhadas.

Para os observadores, o som, além de uma risada histérica ou efusiva, também é similar a latidos de cachorro. Essa última geralmente se dá antes do acauã iniciar um canto constituído por um típico padrão de duas notas repetidas.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também