Abiu é fruto nativo da Amazônia eficaz no tratamento de doenças

Inicio » Agricultura » Abiu é fruto nativo da Amazônia eficaz no tratamento de doenças
13/10/2019 Por
Abiu é fruto nativo da Amazônia eficaz no tratamento de doenças

Abiu é um fruto nutritivo e com inúmeras propriedades medicinais, portanto, é extremamente benéfico para o organismo

O abiu é encontrado na Amazônia Central e na Mata Atlântica Costeira no Brasil. O nome dessa fruta vem do tupi-guarani, que em tradução literal, significa fruta com ponta.

O abiu é uma fruta benéfica para o organismo humano. Isso devido às propriedades e nutrientes que possui, portanto é bastante eficaz no tratamento de algumas doenças e inflamações. Esse fruto é cultivado desde o período colonial no Brasil, e é muito utilizado por povos indígenas.

Abiu

 O que é abiu?

O abiu é uma fruta dotada de propriedades medicinais, não só na sua casca, mas também em sua polpa que, inclusive, deve ser consumida in natura. O fruto da árvore abieiro recebe também outros nomes, tais como abiu-piloso, pêssego-do-mato, abiu do mato, grão-de-galo e curiola.

O fruto pode ser encontrado em todo o país, mas é no Norte que seu consumo é maior. Além do Brasil, a fruta abiu também é encontrada nas Guianas, Colômbia, Equador, Costa Rica, Venezuela, Panamá, Peru, Nicarágua e Suriname.

As características da abiu fruta incluem apresentarem formato oval, que pode ser alongado ou esférica, possuírem casca amarela e uma polpa branca ou amarela com sementes pretas. Além de que, pertencem à família das Sapotáceas.

Quais as propriedades do fruto do abieiro?

O fruto do abieiro apresenta diversas propriedades, sua casca, por exemplo, é rica nos nutrientes potássio, fósforo, cálcio, magnésio e em vitaminas. Por outra lado, sua polpa a qual deve ser consumida in natura é deliciosa e bastante versátil e é utilizado na fabricação de compotas, sorvetes, suco e até mesmo licores. A geleia de abiu, inclusive, é bastante saborosa e popular.

Além das propriedades do abiu já apresentadas, a fruta tem sua composição a presença de vitamina A, que tem ação antioxidante; vitamina B1, excelente para olhos, cabelos e pele e B2, responsável pela produção de energia, além de vitamina B5, a qual atua na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

A fruta contém ainda vitamina C, que é um antioxidante e fibras, laxantes naturais do organismo, que atuam também na diminuição da taxa de glicose e auxilia no emagrecimento.

Benefícios do abiu

No decorrer do post, observamos que o fruto é muito nutritivo, logo consumi-lo é benéfico para o organismo. Confira os benefícios do abiu em nossa alimentação:

  • O fruto do abieiro previne e combate problemas respiratórios, como por exemplo, resfriados, gripes e até pneumonia;
  • As compressas de chá auxiliam na diminuição de dores no ouvido;
  • O fruto ajuda também no alívio de febre e inflamações;
  • O abiu auxilia a amenizar o terçol, uma bolinha vermelha incômoda que surge próximo as pálpebras;
  • Ajuda a prevenir e combater casos de anemia, devido a presença de ferro
  • Ele também ajuda no tratamento de problemas intestinais, porque é rico em fibras;
  • A fruta ainda ajuda no emagrecimento e perda de calorias, pois é riquíssimo em fibras;
  • O látex presente na polpa ajuda na cicatrização de feridas e também cura verminoses.

Fruta abiu

Tipos de abiu

Sim. Existem outros tipos da fruta, porém os que se destacam são o roxo, amarelo, ticuna e amarelo de bico. Dentre eles, a variedade com características diferenciadas em relação as demais, é a que apresenta coloração roxa.

O abiu roxo, de nome científico Chrysophyllum cainito é muito suculento e bastante delicioso. No entanto, ele não apresenta a característica pegajosa das outras variedades. Contudo, os benefícios em relação as outros abius são os mesmos.

Outra característica do abiu roxo é ser utilizado em decoração graças a sua coloração verde escura nas folhas de cima e dourado embaixo delas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo