Agricultura de jardinagem garante subsistência de famílias no campo

Inicio » Agricultura » Agricultura de jardinagem garante subsistência de famílias no campo
28/02/2019 Por
Agricultura de jardinagem garante subsistência de famílias no campo

Agricultura de jardinagem é opção de subsistência para famílias do meio rural

A agricultura de jardinagem é uma das primeiras técnicas utilizadas para a produção agrícola. Encontrada principalmente no continente asiático, ela é conhecida pelos métodos pouco mecanizados e por servir como subsistência para muitas famílias.

Assim como em outros tipos de agricultura, a agricultura de jardinagem também requer conhecimento do solo, clima, melhor lugar e época para ser realizada. Seu desenvolvimento trouxe muitos benefícios para as famílias e comunidades do campo.

Agricultura de jardinagem

O que é agricultura de jardinagem?

Agricultura de jardinagem é um exemplo de agricultura de subsistência, ou seja, é uma agricultura voltada para o abastecimento interno e alimentação das famílias ou das comunidades do meio rural. Ela acontece principalmente em países da Ásia, como o Vietnã, Índia, Tailândia e China, principalmente em estações de monções de verão (chuvas abundantes) e monções de inverno (clima seco, frio e alto período de estiagem).

A agricultura possibilitou aos homens um relacionamento com a natureza, devido às novas técnicas de sobrevivência e cultura desenvolvida, a atividade agrícola passou a necessitar mais de organização do trabalho, do tempo e do espaço. Sistemas agrícolas foram implantados, técnicas de manejo e administrações voltadas para o setor foram sendo aprimoradas ao longo do tempo.

As principais características dos métodos de produção da agricultura de jardinagem são:

  • Uso de curvas de nível e terraceamento para controlar ou impedir a erosão
  • Cultivo de alimentos, principalmente de arroz (rizicultura)
  • Baixo desenvolvimento tecnológico
  • Uso de técnicas agrícolas antigas
  • Uso abundante de mão de obra
  • Baixo impacto ambiental

Este sistema de agricultura acontece principalmente em propriedades pequenas e médias. Por mais que o uso de tecnologia e mecanização seja baixo, há alta produtividade devido a seleção de boas sementes, utilização de fertilizantes, aplicação da biotecnologia e modos de preservação do solo, fazendo dela um dos sistemas de produção agrícola intensivo.

Agricultura de jardinagem no Brasil

A agricultura de jardinagem no Brasil acontece da mesma forma que em países asiáticos, sendo seu intuito servir como subsistência familiar. No país ela é caracterizada pela rotação de culturas, que resume-se no plantio e colheita de diferentes alimentos de acordo com as quatros estações do ano, ajudando principalmente na conservação do solo.

Entre os produtos das principais plantações da agricultura de jardinagem no Brasil, podemos citar os seguintes exemplos:

  • Feijão
  • Arroz
  • Hortaliças
  • Mandioca
  • Batata
  • Milho

Agricultura de jardinagem

Assim como na agricultura de subsistência, todo o produto que sobra é comercializado nas comunidades vizinhas. Isso porque estas não produzem o mesmo tipo de alimento, podendo ser beneficiadas pela produção vizinha.

Este tipo de produção agrícola acontece, principalmente, nos Estados nordestinos do país. Além desta região, também se destacam algumas cidades do interior de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Paraná na produção.

As técnicas de trabalho da agricultura de jardinagem no país também são manuais. Utiliza-se, principalmente, pá, rastelo de ferro, foice e enxada. As condições financeiras das famílias não permitem alta mecanização dos trabalhos, além de dificultarem o uso de novas tecnologias para a execução das atividades.

Agro20 | Portal Vida No Campo