Agricultura de precisão impulsiona produtividade e rendimentos do agronegócio brasileiro
A agricultura de precisão tem crescido no Brasil conforme crescem as necessidades de produtividade dos produtores e agricultores do país. A tecnologia integrada à agricultura permite maior eficiência no meio rural.
O uso de equipamentos tecnológicos desenvolvidos possibilita aos agricultores melhores colheitas e maior manejo das áreas utilizadas. Além de aumentar o lucro, a agricultura de precisão mostra-se como uma opção mais sustentável.
O que é agricultura de precisão?
O conceito de agricultura de precisão vem da junção do uso de máquinas, pessoas, inteligência, habilidade e tecnologia na realização de atividades agrícolas, com o intuito de fazê-las de modo eficiente e obter lucros de forma mais sustentável. O uso garante maior rentabilidade se for aplicado de maneira correta, no lugar adequado, na proporção, forma e tempo certos. Assim, seus principais objetivos são:
- Identificar a diversidade do campo
- Melhorar o manejo das culturas
- Diminuir a contaminação dos solos
- Melhorar o uso de insumos agropecuários
- Reduzir os custos da produção
- Aumentar a produtividade
A agricultura de precisão está relacionada com a administração e a possibilidade do agricultor conseguir informações e dados sobre a área em que irá produzir, de modo a inserir novas tecnologia nas produções. Contudo, ela também foi desenvolvida pensando nos riscos que estes produtores estavam expostos e no sucesso do gerenciamento agrícola.
Exemplos de ferramentas utilizadas na agricultura de precisão
As ferramentas utilizadas na agricultura de precisão auxiliam o produtor com maior agilidade e bons resultados em seu sistema de produção agrícola. As ferramentas mais utilizadas são:
- GPS: usado para fornecer informações precisas sobre o lugar exato
- GIS: software usado para obter informações geográficas (mapas, por exemplo)
- Sistema de mapeamento de colheita: usado para armazenar informações e dados da colheita ao avaliar a produtividade
- Técnicas de taxas variáveis: equipamento usado para regular o adubo do solo de forma mais eficiente e precisa
- Sensores remotos: aviões usados para recolher informações
- Sensores de solo: usado para informar sobre os nutrientes presentes no solo da área utilizada
Vantagens da agricultura de precisão
Cresce no setor agrícola a necessidade de produzir mais utilizando menos. Dessa forma, a eficiência da agricultura de precisão está relacionada com a otimização, monitoração, prevenção e verificação das áreas utilizadas para a produção. As vantagens da agricultura de precisão são, basicamente:
- Controle e monitoramento: criam boas condições para o crescimento e plantio. Programam e gerenciam corretamente a colheita, além de fornecer informação sobre o campo em tempo real.
- Automatização: contribui para a identificação de determinadas espécies e solos, além de informar o tempo certo para que seja regado e nutrido.
- Acesso remoto: possibilita maior administração à distância, avisando ao produtor quando ocorre algo incomum na propriedade.
- Redução de custos: permite a redução de custos através do aprimoramento do uso de fertilizantes, da prevenção à pragas e doenças e do controle da colheita.
- Redução dos impactos ambientais: técnicas ligadas a preocupações ambientais e maior sustentabilidade.
Agricultura de precisão no Brasil
A agricultura de precisão no Brasil é mais utilizada nos estados das regiões Sul e Centro-oeste. Café, soja, cana e milho são as culturas em que a agricultura de precisão é mais utilizada no país. Além disso, ela também pode ser aplicada na irrigação, pecuária de precisão e na fruticultura.
No agronegócio brasileiro, portanto, a agricultura de precisão fornece maiores possibilidade de sustentabilidade e competitividade. A partir das tecnologias inseridas, as práticas desenvolvidas pela agricultura de precisão resultam em maior aumento do rendimento global na economia.