Com aumento nas exportações, Agro 2020 promete ser ano positivo economicamente
Setor que se destaca no cenário brasileiro, o agronegócio é uma das áreas mais promissoras quando é analisada a situação econômica do Brasil. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que otimismo em relação ao Agro 2020 é absolutamente justificável. Em 2019, a área superou as estimativas iniciais para o ano, batendo 1,4% de crescimento (a meta inicial era de 0,5%).
Estima-se que o crescimento do Agro 2020, segundo o instituto, baterá cerca de 3,2% durante todo o ano. Os números mostram como o momento é favorável para o setor, principalmente por conta do ganho de produtividade no trabalho direto com uma série de produtos. Conheça todas as tendências para o próximo ano segundo os prognósticos de safra.
O Agro 2020 e sua importância
Antes de explorar detalhes, é importante explicar no que consiste o agronegócio.
Este termo diz respeito a todos os âmbitos da produção agropecuária, incluindo uma série de equipamentos, serviços e técnicas. Porém, vale destacar que também são envolvidas atividades agrícolas, além de toda a atividade guiada pela pecuária.
Também vale destacar que toda a demanda tecnológica para a evolução do setor também é considerada. Dessa forma, a projeção econômica para o Agro 2020 diz respeito a todo o dinheiro que os nichos desta economia poderão movimentar durante os próximos 12 meses.
Previsões da agricultura para 2020
Entre as principais previsões da agricultura para 2020, vale destacar o ganho em produtividade em alguns setores específicos.
Os estudos do IPEA apontaram que o crescimento constante nas safras de milho, ovos e algodão faz com que o mercado interno esteja muito mais aquecido, além de trazer uma demanda nova de exportação para diversos países.
O otimismo também está presente na pecuária em 2020. Por conta dos atritos entre China e Estados Unidos, que não estão mais se relacionando comercialmente, há uma previsão de que o país asiático precisará de 23 milhões de toneladas de carne durante o ano de 2020. Por isso, acredita-se que o Brasil pode ser um forte candidato na cobertura desta demanda, gerando uma alta de exportações.
As previsões também apontam que haverá um aumento na exportação das aves e dos suínos. A produção de aves deve crescer cerca de 1,4%, enquanto o aumento de exportações promete bater cerca de 2,6%.
Mas a elevação dos números é ainda mais clara quando falamos sobre os suínos, que devem chegar a 14% de exportações mesmo elevando apenas 4,1% de sua atividade.
Problemas previstos
Segundo os especialistas do mercado, há dois problemas que podem atrapalhar o Agro 2020 com maior frequência. O primeiro deles é o atraso na safra de soja, produto que é tradicionalmente procurado por vários países.
As produções de Mato Grosso do Sul e Goiás encontram problemas com os prazos, o que pode gerar prejuízos em conflito com o período de safra do milho, que está se tornando um agente importante na economia nacional.
Outra preocupação dos agricultores é a tramitação da PEC 45, uma emenda constitucional que vai estabelecer reformas na tributação. Este fator pode fazer com que os investimentos dos produtores precisem se tornar ainda maiores.
O setor já envolve muito investimento em tecnologia e, assim, mais gastos podem atrapalhar a prosperidade das safras do Agro 2020.