Aliche é um peixinho azul que, quando adulto, mede cerca de 10 cm

Inicio » Pecuária » Aliche é um peixinho azul que, quando adulto, mede cerca de 10 cm
10/01/2021 Por
Aliche é um peixinho azul que, quando adulto, mede cerca de 10 cm

Conhecido por outros nomes, o peixe aliche é comum na consta da Califórina, no Mediterâneo e outros locais fora do Brasil. Por ser um peixe bem pequeno, é um tanto diferente e curioso.

É comum ter confusão com o peixe anchova, por isso, a partir de agora você vai conhecer as principais características do aliche e não vai mais ter dúvidas sobre qual peixe é esse.

aliche

O que é aliche?

Aliche é um peixe de água salgada que tem como nome científico Engraulis encrasicolus.

É um peixe que não pode ser encontrado na costa brasileira. Além dos locais já mencionados, é possível encontrar o aliche no Chile e na Argentina.

Ademais, para entender melhor o que é aliche, é preciso saber que a maior concentração de pesca desse peixe está na Espanha, França e Grécia.

Por ter aproximadamente 10 cm de comprimento, a espécie existente no Brasil que mais se aproxima é a sardinha.

Qual a diferença entre aliche e anchova?

No Brasil, existe uma cerca confusão para denominar se um peixe é aliche ou anchova. No entanto, é importante mencionar que o peixe que muitos chamam de anchova e que pesa vários quilos, na verdade, possui outro nome.

Dessa forma, para saber qual a diferença entre aliche e anchova, basta entender que o aliche é o peixe em seu estado natural. Porém, ele passa por um processo em que fica em conserva. Nesse estado, ele é chamado de anchova no Brasil.

Por isso, muitas pessoas acabam se confundindo e achando que o nome se refere ao peixe que pode pesar mais de 20kg.

Dessa forma, a principal diferença é a forma que o peixe está sendo apresentado e nada mais. Isto porque o nome originalmente de anchova se refere ao aliche. O peixe anchova, conhecido no Brasil, possui esse nome de forma popular.

Como não há esse peixe no Brasil, o comum é encontrar em formato de conserva no supermercado. Pode ser enlatado como sardinha ou envasado em potes de vidro. Isso permite que seja mantido com data de validade extensa. Igualmente, tal fato possibilita a exportação para diversos locais de forma facilitada e segura.

 

Características do peixe aliche

O peixe aliche tem a principal característica de ser bem pequeno mesmo na fase adulta. Tem o corpo bem fino e comprido, tendo nadadeiras curtas e a nadadeira traseira bem estreita, o que é proporcional ao formato do corpo.

Ademais, o peixe tem coloração azul e, por ser pequeno, é comumente servido em formato de filés, banhado em óleo para a conservação.

É um peixe com escamas e que não tem tanto valor comercial como outras espécies. Isso justamente pelo tamanho ser pequeno e ser preciso grande quantidade para corresponder ao peso de um peixe de porte médio.

Porém, é saboroso e muito nutritivo, de forma que é bastante consumido. Isso faz com que haja maior balanço no valor comercial. Inclusive, em alguns países, existem receitas muito famosas, que serão mencionadas mais adiante.

Ademais, como falado anteriormente, esse peixe pode ser encontrado com outros nomes. São eles:

  • Boqueron;
  • Bocarte;
  • Xouba;
  • Anchois;
  • Aladroc.

Portanto, o nome popular vai depender muito da região em que está sendo falado. É um peixe que pode ser encontrado em países diferentes, o que acaba tendo influências culturais no nome da espécie.

aliche

Por que o aliche é salgado?

Quem já experimentou esse peixe sabe que ele é salgado. E isso acontece porque ele passa por um processo de salmoura para ser envasado em conserva e vendido no supermercado.

Nesse processo, o aliche permanece armazenado em toneis por um bom tempo. Em média, o peixe fica em salmoura por 6 a 12 meses. Após esse período, ele passa por processo para ser dessalgado.

Porém, mesmo assim, resquícios de sal ficam na carne e ele acaba por ser um peixe com sabor mais salgado que outros.

Ademais, depois que sai da salmoura, também é filetado e as espinhas são retiradas. Mais uma vez, então, se assemelhando ao processo de comercialização da sardinha que é muito comum de ser encontrada em águas brasileiras.

Por isso, quando você compra esse peixe envasado, ele está pronto para ser consumido. Pode ser utilizado em receitas ou consumido puro, pois já vai estar com certo tempero pelo tempo que ficou em conserva com azeite.

Ademais, esse processo de salgar o aliche é chamado de anchovar o peixe. Pode ser que, a partir disso, é que ocorre a confusão com a anchova brasileira.

Além disso, é preciso mencionar que o grau de sal nesse peixe varia conforme o processo, pois os peixes que são processados industrialmente costumam ser mais salgados do que os artesanais.

Alichela é receita renomada da culinária italiana

A Itália é um dos países que mais prepara esse peixe. Por isso, algumas receitas com aliche são:

  • Salada niçoise;
  • Pizza;
  • Massas;
  • Aliche com pão e fio de azeite.

Ademais, a alichela é uma mistura de aliche escorrido e picado, salsinha, alho e cebola, azeitona e azeite. Essa mistura é servida com pão italiano.

Criação de aliche

Não é comum o peixe aliche ser criado em cativeiro. Isto porque essa espécie vive melhor nos mares dos locais mencionados no início do artigo. Entretanto, é possível que ocorra a reprodução e criação dessa espécie em locais controlados.

Para isso, nem é preciso tanto espaço, visto que o animal só se desenvolve até os 10 cm.

Quando criado em cativeiro, a alimentação ocorre com ração à base de milho ou, ainda, podem ser utilizados pedaços de peixe pequenos.

aliche

Pesca de aliche

Para pescar aliche, o ideal é a utilização de iscas artificiais. Mas, ainda, podem ser usadas iscas naturais como parati, tainha e sardinha.

Além disso, é interessante utilizar empate de aço para facilitar o processo da pesca desse peixe. Como é um peixe bem pequeno, também pode ser pescado com redes em embarcações no mar.

Dessa forma, com todas essas informações, você pode notar que a aliche é um peixe bem diferente do peixe chamado de anchova no Brasil. Por isso, a partir de agora, você não vai mais ter dúvida e saberá identificar quando estiver frente ao aliche de água salgada.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo