Ícone do site Agro20
Agricultura

Amora preta pode ser consumida in-natura ou em doces

A amora preta é uma fruta bastante conhecida no Brasil, e é utilizada em geleias, bolos e tortas

A amora preta pode ser cultivada até mesmo no quintal de casa e traz muitos benefícios para a saúde. Ela ajuda no fortalecimento dos ossos e no processo de emagrecimento.

O consumo de amora preta, através do chá, pode ajudar a reduzir os sintomas da menopausa. Devido às suas propriedades, ela diminui os efeitos desse ciclo para as mulheres.

O que é amora preta?

Amora preta é uma espécie de planta que gera frutos pequenos e escuros, por isso a razão de seu nome. Ela tem origem na Pérsia, contudo, hoje está disseminada por todo o mundo. Seu fruto se desenvolve em formato de um mini cacho, podendo ter a coloração vermelha escura, puxando para o preto.

O termo, na verdade, é designado para definir alguns tipos de amora que possuem frutos de formatos semelhantes. Diversas espécies podem receber esta nomenclatura, entretanto, nem todas as plantas pertencem à mesma família, ou mesmo gênero botânico.

Quais os tipos de amora que existem?

Os principais tipos de amora são definidos através da cor de seus frutos. São plantas bastante comuns e, assim, estão espalhadas pelo mundo todo e possuem diversos usos: na gastronomia, no consumo in natura, assim como em usos medicinais.

Os tipos mais conhecidos, portanto, são:

Quais os benefícios da planta?

De maneira geral, o consumo de frutas apresenta benefícios para a saúde, de forma natural. Contudo, alguns especialistas fizeram um levantamento das vantagens que a amora pode oferecer ao corpo humano. Conheça alguns benefícios da amora preta:

Aprenda a fazer geleia de amora preta

Um dos doces mais apreciados na mesa dos brasileiros é a geleia de amora preta. Ela pode ser servida com pães e torradas, assim como ser utilizada em tortas e bolos. O seu preparo é fácil, pode ser feita em casa. Então, aprenda a fazer uma geleia caseira com as frutas.

Os ingredientes necessários, são dez xícaras de amora-preta; cinco xícaras de açúcar; e água. O primeiro passo, então, é limpar as amoras, retirando todos os cabinhos.

Feito isso, bata as frutas no liquidificador até que formem um caldo grosso. Esse caldo pode ser coado com a água, retirando assim o excesso de fibras.

Depois dessa etapa, basta cozinhar as frutas com o açúcar. Quando a mistura começar a ferver, baixe o fogo até que o caldo seja reduzido e ganhe consistência. É importante mexer de vez em quando.

Então, quando a geleia de amora preta ganhar consistência, está pronta. Basta guardar em recipientes e servir gelada.

Sair da versão mobile