Ancinho é ferramenta importante nas produções agrícolas

Inicio » Agricultura » Ancinho é ferramenta importante nas produções agrícolas
18/02/2019 Por
Ancinho é ferramenta importante nas produções agrícolas

O ancinho é utilizado por jardineiros e agricultores na limpeza dos campos

Em trabalhos agrícolas, a ferramenta ancinho sempre foi muito utilizada. A queridinha dos agricultores é conhecida pelo seu formato em “T” e seu cabo extenso.

O ancinho é visto no mundo agrícola como fundamental para qualquer tipo de plantio, já que destaca utilidades que auxiliam na produtividade do cultivo.

tipos de ancinho

O que é ancinho?

O ancinho – também chamado de rastelo ou ciscador – é uma ferramenta agrícola  fundamental para a manutenção da limpeza e beleza do espaço de plantio. É utilizada, principalmente, para juntar folhas secas, palha, pequenos e grandes resíduos, torrões de terra e pedras; entre outros elementos espalhados pelas áreas de plantio. Ao recolher estes materiais, a ferramenta possibilita o melhoramento do solo; liberando espaço para que novos e eficientes cultivos sejam realizados.

O instrumento é produzido a partir do metal, madeira e até mesmo plástico. Possui um longo cabo e é revestido com traves que possuem dentes largos e permitem que os materiais sejam recolhidos. A ferramenta é conhecida e amplamente utilizada em campos agrícolas por séculos; tanto em função do seu manuseio fácil como de sua multifuncionalidade.

Qual a utilização do ancinho?

O ancinho permite remover a umidade que forragem produz, fato que possibilita a manutenção do feno com melhor qualidade e menor risco de perda. O implemento é comumente utilizado em plantações de pequeno porte; com a finalidade de arejamento do solo, ou seja, melhorar a ventilação da terra.

Versátil, ele também é utilizado como ferramenta para a manutenção de viveiros de animais e hortas em áreas pequenas. Auxilia na nivelação e separação da terra para que sua granulação seja maior. Além de muito simples seu manuseio para recolher resíduos do solo, também é usado para preparo da terra antes da semeadura.

Como funciona o ancinho?

Para os agricultores e jardineiros, o uso do ancinho nas hortas como preparação do solo é essencial. Isso porque  o instrumento pressiona o solo com seus dentes de metal. Ele se desloca para frente e para trás, acompanhando o caminho de terra separada, demarcado para a sementeira.

Portanto, entende-se que pode facilitar no preparo e na preservação do solo para um plantio mais farto e saudável. É importante que o agricultor mantenha esta pressão constante enquanto segura firme no cabo para o melhor manuseio do material e o cuidado eficiente do solo.

campo arado com ancinho

Ainda sobre sua multifuncionalidade, alguns jardineiros utilizam o ancinho após o corte da grama. Em campos de grande porte como na agricultura ou mesma na pecuária, o implemento também é um grande auxiliar com o feno dos animais.

O uso do ancinho curvo traz outros tipos de resultados, e o solo não é perfurado com tanta intensidade. No entanto, a demarcação do caminho para a sementeira é o mesmo utilizado para plantios com terra mais sensível.

O preço de um ancinho não é alto, e é possível adquirir um exemplar da ferramenta de boa qualidade a partir de cerca de R$ 20. Por isso, fica claro que o investimento neste implemento agrícola é essencial para qualquer tipo de agricultor ou jardineiro, seja ele de grande ou pequeno porte.

Agro20 | Portal Vida No Campo