Angu de milho se tornou um prato típico brasileiro feito com fubá

Inicio » Agronegócio » Angu de milho se tornou um prato típico brasileiro feito com fubá
20/10/2020 Por
Angu de milho se tornou um prato típico brasileiro feito com fubá

Conhecido também como polenta, angu de milho é simples e saboroso. Receita simples, porém muito saborosa e que ganhou a cara do Brasil de norte a sul, é o angu de milho. Prato típico da nossa culinária, também é conhecido em algumas regiões como polenta, pela influência vinda da descendência italiana.

O angu de milho é feito com fubá, água e sal, sendo possível utilizar ainda temperos como azeite com alho frito. A receita de angu também pode ser feita com farinha de mandioca.

Angu de milho ou polenta

O que é angu de milho?

Comida tipicamente brasileira, o angu de milho está presente no dia a dia na mesa de muitas pessoas. Muito popular em todo o país, ganhou mais popularidade na Bahia e Minas Gerais, além de ser servido também como acompanhamento de outros pratos.

O nome angu na verdade é de origem africana. Porém, a receita teve influência italiana e portuguesa antes de chegar no Brasil. Assim, essa espécie de creme amarelado era conhecido como a comida servida aos escravos, passando a ser feita com farinha de mandioca ou milho. Por fim, a mais tradicional acabou sendo feita com a farinha de milho, que era servida com miúdos de porco ou boi.

O milho acabou sendo incorporado em várias receitas na Europa, após ser levado para lá pelos conquistadores da América. Se tornando muito comum na Itália, a polenta então volta para o Brasil com a imigração, nessa versão mais firme do angu.

Como fazer angu de milho?

Como já percebemos, o angu se apresenta em várias versões em todos os cantos do país. A versão mineira é mais consistente, feito só com o fubá e água. Já a versão baiana, mais amolecido e servido com miúdos, acompanha inclusive o sarapatel. E, a versão do Sul, a polenta, que tem a consistência mais firme e é servida até frita muitas vezes, inclusive como petisco em bares.

Receita de angu de milho

Você vai precisar de 250 gramas de fubá, cerca de um litro de água e sal a gosto. Para preparar, ferva a água em uma panela e enquanto isso, misture o fubá com água fria para diluir. Em seguida acrescente o fubá na água quente e mexa sem parar.

Abaixe o fogo assim que o fubá começar grudar no fundo da panela e então siga mexendo até que comece soltar. Coloque em uma forma umedecida e deixe esfriar um pouco antes de servir. Tempere a gosto e aprecie!

Milho é o cereal base para o angu de milho

Angu de milho doce

Você ainda pode experimentar o angu de milho na versão doce. Para isso, você vai precisar de 4 colheres sopa fubá, 1/2 litro de leite, 1 vidro leite de coco, um pouco de coco ralado, 3 colheres sopa de açúcar e 1 lata de leite condensado.

O preparo consiste em dissolver o fubá no leite e em seguida acrescentar os demais ingredientes. Então, levar ao fogo desgrudar do fundo da panela. Após pronto, coloque em um refratário de vidro e deixe na geladeira por alguns minutos. Porém, o angu de milho pode ser servido tanto frio quanto ainda morninho.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo