Anilha e as suas diferentes finalidade no mundo agro

Inicio » Agronegócio » Anilha e as suas diferentes finalidade no mundo agro
20/03/2019 Por
Anilha e as suas diferentes finalidade no mundo agro

A anilha faz parte do universo agro como maneira de melhor organização a criação de animais

Existem vários tipos de anilha e que servem para diferentes tipos de animal. Seja para fins lucrativos ou científicos, esse acessório é de grande utilidade para o controle e logísticas que envolvam animais.

A anilha está presente no mundo da pecuária como forma de auxiliar os produtores em melhor organizar o gado. Além disso, pássaros criados em cativeiro também costumam ser controlados por meio do auso de anilhas.

Uso de anilha em aves

O que é anilha?

A anilha, também conhecida como arruela, é um instrumento de metal em formato de disco pois possui um furo no meio. Existem dois principais segmentos comerciais que se utilizam deste material: industrial e agropecuário.

O uso de anilhas é comparável à implantação de chips nos caninos. Estes instrumentos são a maneira como os animais são identificados, como se fosse uma carteira de identidade. Todo o tipo de informação, como a raça, tipo de alimentação e até mesmo doenças que já obteve.

Na indústria, a arruela é utilizada como suporte para o parafuso. Em outros casos, há também maneiras para se utilizar em outras ferramentas como por exemplo mola, espaçadores e entre outros. Neste caso, a produção do material pode ser feita de metal ou de plástico. Entretanto, para melhor resultado e rendimento, o uso do metal é mais aconselhável.

Por outro lado, para os animais, o uso de anilhas de metal estão muito mais presente do que as de plástico. Neste ramo, a anilha serve para para enumeração e controle dos animais. Outra utilidade é para produtores de grande porte que possuem variadas espécies e muito semelhantes. Neste caso, os objetos também servem como identificação de raça, idade e sexo. Geralmente é feito por cor ou material esta identificação.

O uso de anilhas, apesar de parecer algo recente, já é utilizado no mundo há muitos anos. Desde o século passado os pecuaristas se preocupam em desenvolver métodos para organização dos animais. A ideia com finalidade de ordenar os animais veio de meio científico.

Para que serve anilha?

A anilha serve para enumerar os animais na criação. Da mesma forma que um código para cada um de maneira a organizá-los. Este método se iniciou no ramo da ciência para testes em animais. O uso de anilhas serve para identificar em qual das experiências cada animal estava foi utilizado e qual o resultado. O método é visto até hoje apesar de muitas indústrias não serem mais adaptadas ao uso de animais para teste de produtos.

O primeiro alinhamento de animais aconteceu na Alemanha no início do século XX. A partir de aves, foi feita aplicação de alinha em suas patas. Hoje em dia esta técnica está presente no mundo todo e é muito conhecida no universo agropecuário.

Outra finalidade para o uso deste instrumento está na elaboração de políticas que permitem preservar este animais assim como seu habitat. Esta ação governamental tem a função de garantir que os animais não são de contrabando, ou seja, não foram retirados de uma possível área de preservação para venda ilegal. Portanto, quando há ausência de anilha no pé do animal, é possível identificar que há irregularidades e o mesmo foi retirado de sua fauna de origem.

Existem dois tipos essenciais de anilhas, as abertas e as fechadas. Ambos estão presentes na indústria do comércio dos animais e sua finalidade é quase a mesma.

Anilha fechada

Este tipo de anilha é destinado para loja de animais. Ela garante que os seres não são de contrabando e até mesmo podem garantir outras fatores essenciais como doenças e raça pura.

O produto é geralmente feito de alumínio e pode ser colocado nas aves ainda filhotes. A anilha para pássaros ou outras aves, por exemplo, não atrapalha no crescimento dos animais e são monitoradas pelos cuidadores para que não haja irregularidade com a peça. Além disso, muitas lojas de animais registradas possuem anilhas fechadas para venda.

Anilha aberta

No caso da anilha aberta, pode ser encontrada feita a partir de metal e até mesmo colorida. São introduzidas nos animais para identificar raça e sexo. Por isso, é muito comum observar em aves anilhas fechadas em uma das pata e na outra uma anilha aberta.

Este tipo de anilha, geralmente, não é introduzido logo no nascimento na ninhada. Pode ser colocado nos animais em qualquer fase da vida e serve para diferentes classificações, até mesmo para vacinação.

A importância do anilhamento

A importância da introdução de anilhas – em todos os setores – se dá pelo fato de ser um agente de organização. O uso deste objeto facilita tanto para o produtor como no setor científico. A anilha possui fácil adaptação para os meios em é introduzida e além do custo benefício.

Para realizar o anilhamento, é primeiro feito uma espécie de armadilha para que as aves fiquem imóveis. O método mais comum é apenas pegar uma por uma e ir introduzindo o objeto na pata do animal. Entretanto, há algumas espécies de aves que são mais difíceis de serem capturadas, como por exemplo gansos e cegonhas. Deste modo, ao lidar com animais mais ariscos, é utilizado anilhas maiores e mais coloridas para identificação de maior distância.

Aplicação de anilha em ave

O anilhamento no Brasil é diferente dos demais países pois cada um possui seu método. No país, existe o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o objetivo deste instituto é de capturar os animais e identificá-los. Em seguida, após o uso do método de anilhas, os animais são devolvidos ao seu habitat natural.

Anilha para exercícios

O universo da academia está cada vez mais em expansão, por isso, novos métodos de se exercitar também estão em desenvolvimento. O termo anilha está presente neste universo como um instrumento de fortalecimento da musculatura.

O formato é o mesmo que o utilizado em animais, entretanto, seu tamanho é bem maior e possui diferentes tipos de pesos. As anilhas de ferro emborrachada costuma ser a mais usada nesse tipo de ocasião. Além do custo benefício ser garantido, o material é duradouro e eficiente para os exercícios.

Em suma, o uso de anilha, em especial no mundo agro, é essencial para melhor manejo da criação. A possibilidade de ter total controle dos animais é uma grande vantagem e facilita muito em termos de grande produção.

Agro20 | Portal Vida No Campo