Apicultura é um dos setores mais importantes do Brasil

Inicio » Agronegócio » Apicultura é um dos setores mais importantes do Brasil
11/03/2019 Por
Apicultura é um dos setores mais importantes do Brasil

Apicultura brasileira é reconhecida mundialmente pela alta qualidade de produção de mel

A apicultura é um mercado importante para a agricultura brasileira, uma vez que o país encabeça listas de maiores produtores de mel em todo o mundo.

Dessa forma, a apicultura brasileira precisa manter o nível produtivo para continuar aumentando o número de exportações de mel. Durante o período de 2016, o Brasil faturou aproximadamente R$ 470 milhões de reais com a exportação o produto. Dados do IBGE.

apicultura

O que é apicultura?

Apicultura é a técnica relacionada a extração dos atributos da abelha para comercialização. A prática é uma das mais antigas do mundo, com relatos desse tipo de trabalho desde a idade média. Hoje, com o alto volume do setor apícola, o trabalho de criar abelhas tem se estabelecido cada vez mais em todo o país, fazendo com que a apicultura no Brasil se torne cada vez mais conhecida.

Dentre os principais atributos extraídos da abelha estão:

  • Mel: É o carro chefe da abelha. A produção tem grande valor em propriedades, ajudando em funções importantes do corpo, como o sistema imunológico. Além disso, o mel é muito consumido pelas próprias abelhas.
  • Pólen: É uma composição rica em nutrientes, porém pouco utilizado para consumo humano. Sua relação está mais próxima das abelhas, como um alimento secundário ao mel.
  • Própolis: Na colmeia, seu uso está relacionado ao trabalho de manter o local higienizado para a proliferação das abelhas. Entretanto, também é reconhecido como produção rica em nutrientes importantes a vida humana.

Curso de apicultura

Entender como funciona o manejo de abelhas e a sua necessidade é importante para que o setor não cresça apenas no aspecto prático, mas também no teórico. O curso para apicultores ensina desde o recebimento das abelhas, até funções como o correto armazenamento do mel, cuidados com a vida do inseto e com a do apicultor, já que é um trabalho que pode se tornar perigoso, caso feito de maneira incorreta.

Ao decorrer do curso o apicultor também aprende sobre as normas e leis que são pré estabelecidas pelo ministério da agricultura. O estudo teórico é relativamente curto, com aproximadamente 24 horas até a conclusão total do módulo.

Entender a teoria faz com que erros na prática sejam evitados, assim evitando transtornos ou perda de lucros por parte do apicultor.

Apicultura fixa

Essa técnica é muito utilizada por apicultores, uma vez que ela permite que as abelhas fiquem num local onde contenham prosperidade de floradas, assim ajudando no desenvolvimento do inseto e do animal.

A exportação de mel é uma das práticas mais rentáveis de todo o Brasil. Por consequência disso, o mercado americano, europeu e parte da ásia se interessam pela produção brasileira. No Japão, por exemplo, além de sua função alimentícia, o mel é usado em técnicas de relaxamento corporal.

apicultura

O consumo de mel no Brasil está entrando aos poucos no costume das práticas alimentares, pois seu maior consumo ainda está relacionado a utilização como medicamento.

Em suma, a apicultura é uma técnica consolidada em sua produção. Entretanto, o reconhecimento para consumo alimentício tem vindo aos poucos no país. Com a prática da qualidade de vida se popularizando e pessoas cada vez mais interessadas em agregar bons alimentos as práticas alimentares, o uso de mel pode ser boa alternativa para tal ação.

Agro20 | Portal Vida No Campo