Aprosoja auxilia o produtor rural voltado para a cultura de soja e milho

Inicio » Agronegócio » Aprosoja auxilia o produtor rural voltado para a cultura de soja e milho
29/05/2019 Por
Aprosoja auxilia o produtor rural voltado para a cultura de soja e milho

O importante papel da Aprosoja dentro do agronegócio

A Aprosoja foi criada para auxiliar os produtores rurais de soja e os trabalhadores voltados para a cultura e plantação da soja e do milho. No Brasil, há duas dessas organizações que são as mais importantes, onde se concentram as relações com associados do estado e do Brasil.

As unidades da Aprosoja – tanto do Brasil quanto a do Mato Grosso – têm o mesmo intuito e objetivos: estabelecer um vínculo forte com os trabalhadores rurais. Assim, eles planejam algumas ações e projetos que auxiliam na produtividade e na melhoria das safras.

Aprosoja: plantação de soja

O que é a Aprosoja Brasil?

A Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtos de Soja) é uma organização distintiva de classe sem fins lucrativos, formada por produtores ligados à plantação e cultura de soja. Ela tem o intuito central de unir a classe, almejando sua valorização.

A Aprosoja Brasil tem sua sede localizada em Brasília. No entanto, a organização possui comunicação direta e aberta com os produtos de soja (sojicultores) brasileiros por meios das instituições estatais dos produtos de soja; que são associados à ela nos principais estados de produção de soja do Brasil.

Essa organização tem como valor essencial a ética, em que busca de benefícios coletivos e integração com regras claras de governança. Além de outros valores como, por exemplo, a transparência, o respeito à propriedade (defendendo a segurança da atividade rural), a valorização do associativismo, o profissionalismo, a gestão democrático participativa e a responsabilidade socioambiental.

Este último então tem o enfoque voltado para o desenvolvimento sustentável a partir de práticas responsáveis e conscientes de produção. A partir disso, os principais objetivos da Aprosoja Brasil são, por exemplo:

  • Consolidar a organização por meio da interação com os produtores de soja;
  • Fortificar a imagem da produção e do trabalhador rural como agentes essenciais para o desenvolvimento social, ambiental e econômico;
  • Agir para reduzir custos logísticos e possibilitar o escoamento da produção agroindustrial para o mercado interno e externo;
  • Fortificar o cooperativismo e o associativismo para melhorar a renda dos produtores;
  • Desenvolver novas Políticas Agrícolas;
  • Melhorar as práticas das produções agrícolas, focando na qualidade, no uso tecnológico, na eficiência e na competitividade;
  • Agir para garantir a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

O que é Aprosoja Mato Grosso?

A Aprosoja Mato Grosso é também uma organização sem fins lucrativos; composta por trabalhadores rurais ligados às plantações de milho e soja do Mato Grosso. Seu intuito é o mesmo da Aprosoja Brasil.

Ela foi fundada em 2005 para representar os interesses, deveres e direitos dos produtores de milho e soja do Estado. Para que isso aconteça, ela desenvolve projetos e ações que visam o crescimento sustentável e consciente da cadeia produtiva desses dois produtos agrícolas no Estado.

Aprosoja: plantação de milho

Sua sede está localizada em Cuiabá, no entanto, possui alguns centros regionais para facilitar a comunicação com seus associados. Esses centros estão abrigados nos sindicatos rurais das maiores cidades com produção de soja e milho do Mato Grosso.

Para ajudar nas atividades produtivas do campo, foi criado o FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação); cujo objetivo é impulsionar os investimentos na pavimentação de rodovias. Assim, visa proporcionar, também, a recuperação de vias essenciais por onde é feito o escoamento da maior safra agrícola do Brasil.

Dessa forma, a Aprosoja tem como missão assegurar a competitividade e a sustentabilidade desses produtores; e os seus valores incluem a manutenção da representatividade dos produtos rurais do Mato Grosso. Dessa forma, sendo reconhecida por seus resultados, relacionamento, interação com os associados e por sua liderança.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo