Ícone do site Agro20
Agronegócio

Aquaponia é um ciclo de produção que envolve peixes e vegetais

Aquaponia é um sistema de produção no qual a água é constantemente reaproveitada para a produção de plantas e organismos aquáticos

Na aquaponia é possível criar vegetais e animais em uma simbiose entre as espécies. As raízes das plantas, por exemplo, filtram a água para que os peixes tenham melhor desempenho. Já o excremento dos animais é transformado em adubo natural para os vegetais.

A aquaponia apresenta algumas vantagens para o meio ambiente, como o reaproveitamento e a economia de água.

O que é aquaponia?

Aquaponia é a produção em conjunto de vegetais hidropônicos e organismos que são criados em água, como os peixes. O termo, portanto, se refere à junção de duas culturas: a produção de vegetais na água (sem o uso do solo) e da aquacultura, que é a criação de qualquer organismo aquático.

Uma das características do sistema de aquaponia é o reaproveitamento da água utilizada na piscicultura. A água, onde em um primeiro momento os peixes foram criados, é reutilizada na irrigação dos vegetais. Então, neste sistema a água nunca é desperdiçada, mas aproveitada de forma contínua através do ciclo de produção.

Características da aquaponia

A aquaponia comercial permite o reaproveitamento da água, assim, evita desperdícios. A água que sai da produção dos peixes passa por um tratamento biológico. Desta forma, o material orgânico produzido pelos animais é transformado em nutriente para as plantas.

Após circular pelos vegetais, a água volta para os tanques e o sistema aquapônico tem continuidade. Portanto, a água nunca é desperdiçada e faz um ciclo entre a produção de vegetais e a criação de peixes.

Curiosidades sobre a aquaponia

O sistema apresenta algumas características específicas e pontos positivos em relação a outros tipos de criação. Confira algumas vantagens da aquaponia:

Quais organismos podem ser criados na aquaponia?

Os principais animais criados nesta relação com as plantas são os peixes de água doce. A principal espécie é a tilápia, entretanto, outras também se adaptam ao sistema, como o pacu e as trutas. É possível, ainda, aproveitar o projeto para a criação de peixes ornamentais, mesmo que em menor escala.

Existem plantas que são mais tolerantes à água salgada e, nestes casos, é possível ampliar as opções de criação de animais. Peixes de água salgada, ou até mesmo camarão, podem ser utilizados nesta forma de aquaponia. No entanto, é necessário ter cuidado com os vegetais que são produzidos e estar atento à sua adaptação na água salgada.

Sair da versão mobile