Uma ave exuberante, a araracanga habita a amazônia brasileira e boa parte da América Latina. Pertencente a família Psittacidae, a araracanga é uma ave da ordem Psittaciformes, que é extremamente ampla. Isso porque essa ordem inclui mais de 360 espécies de cerca de 80 gêneros das famílias Psittacidae, Strigopidae e Cacatuidae.
Além disso, esse grupo inclui algumas aves muito conhecidas pelo Brasil, como os papagaios, periquitos, cacatuas e a araracanga, além de outras aves.
O que é araracanga?
A araracanga, também conhecida como arara vermelha pequena, já foi desenhada como enfeite em um dos primeiros mapas do Brasil que tem se tem registro, por volta de 1502.
Aliás, seu nome científico, Ara macao, deriva da língua tupi, sendo ara – nome em tupi para algumas espécies de papagaios, e macao, que em português designa araracanga. Assim, seu nome de traduz como Papagaio Araracanga.
Características da araracanga
A araracanga chama atenção por sua beleza e suas cores exuberantes. Pode ser considerada uma ave de grande porte, chegando a medir até 90 centímetros e pode pesar mais de um quilo.
Suas penas são em cores vermelha e verde, intercalando nas asas em tons de amarelo e azul, de cauda longa e asas largas. A cabeça com penas avermelhadas e seu bico – muito forte, por sinal – é branco na parte superior e preto na parte inferior. Dessa forma, a região dos olhos parece conter uma máscara branca ou amarelada.
Como normalmente andam em grupos, essas aves também buscam alimentos em grupo, buscando frutas verdes e maduras, algumas folhas, brotos, larvas e até cascas de algumas árvores. Além disso, essa alimentação da araracanga ajuda no reflorestamento, pois ao se alimentar, acaba dispersando sementes e pedaços de frutas. Assim, deixa restos de alimentos para outros pequenos animais e espalha sementes pela mata.
A araracanga possui duas espécies. A Ara macao pode ser encontrada pelo Brasil, além da Costa Rica até a Colômbia, Guianas e mais alguns países da América Latina, como Peru e Bolívia. A outra espécie é a Ara macao cyanopterus, que pode ser encontrada do Sudeste do México até a Nicarágua.
Habitat da araracanga
A arara macau, como pode também ser chamada, ainda pode ser encontrada por quase toda a Amazônia brasileira, além de países como os seguintes:
- Bolívia
- Belize
- Colômbia
- Costa Rica
- Equador
- Guiana Francesa
- Guatemala
- Guiana
- Honduras
- Guatemala
- Guiana
- Honduras
- México
- Nicarágua
- Panamá
- Peru
- Suriname
- Trinidade e Tobago
- Venezuela
- Porto Rico
- EUA
- Europa
- América Latina
Contudo, seu habitat normalmente são florestas tropicais, sejam úmidas ou secas, mas também podem habitar zonas urbanas arborizadas.
No Brasil, a nidificação (processo de construção do ninho para depositar os ovos) da araracangaocorre entre os meses de dezembro e março. Além disso, seus ninhos geralmente ficam em ocos das árvores ou paredões de pedras, bem no alto, em até 25 metros de altura.
Os pares são monogâmicos, ou seja, ficam juntos geralmente até o fim da vida. Essa espécie coloca em média 3 ovos por postura, que são chocados por cerca de 30 dias. Normalmente ao nascer, a pequena araracanga apresenta suas cores específicas, mesmo com poucas penas e, quando adulta, pode medir até 90 centímetros e pesar até 1 quilo.
Porém, a araracanga corre sério risco de ser ameaçada de extinção, principalmente pelo tráfico de animais e o desmatamento que acaba com seu habitat. Seu desaparecimento já foi registrado em algumas regiões da América Central.