Are é medida agrária importante para proprietários e corretores rurais

Inicio » Agronegócio » Are é medida agrária importante para proprietários e corretores rurais
06/03/2019 Por
Are é medida agrária importante para proprietários e corretores rurais

O are está entre as unidades de medidas agrárias mais utilizadas pelos produtores

O método de medida a partir do are é muito utilizado por donos de grandes extensões de terra. Isso porque é utilizado como forma de medir e controlar o tamanho do terreno administrado pelo produtor.

Atualmente, o hectare e o alqueire podem ser consideradas as medidas mais utilizadas no cotidiano de proprietários e corretores de terras. No entanto, embora o are seja menos usado na atualidade do que já foi em outros tempo, ele ainda segue como uma medida importante e que deve ser de conhecimento dos profissionais que atuam neste meio.

terreno agrícola calculado a partir da medida are

Você sabe o que é are?

O are é uma unidade de medida agrária que corresponde a cem metros quadrados (100 m²). Esta medida é considerada fundamental no ramo do agronegócio, pois é a partir dela que são feitos dos mais variados cálculos em terras. Sua utilização é exclusivamente voltada para a medição de áreas rurais, ou seja, apenas no campo.

Além do are, existem mais três outras unidades de medidas que ajudam o produtor com o manejo do terreno; entre elas: hectare, centiare e alqueire. Cada uma destas unidades correspondem à uma atividade agrícola e um tipo de cálculo.

A sigla matemática utilizada nos cálculos com are é a ‘a’. Uma curiosidade sobre este tipo de medida é que ela se difere das medidas urbanas usuais: metro, centímetro e etc. No entanto, elas possuem relação entre si – já que uma medida, de certa forma, tem a outra como base de definição.

Um dos segmentos mais importantes para o uso do are é o setor da agricultura. A utilidade desta unidade de medida pode determinar qual o tipo de plantação será cultivada no terreno devido ao espaço disposto para o mesmo.

Para o que serve o are?

O are unidade de medida é utilizado no setor agrário para medir extensões de terra. Esta atividade serve tanto para determinar qual o tamanho do espaço, seja para a venda ou para utilização do local para melhor aproveitamento.

Uma das finalidades da medida are é para determinar qual o tipo de disposição que pode ser feito no terreno. Esta medida agrária auxilia não apenas agricultores como também na pecuária. A noção de espaço ajuda a calcular o quanto de material será necessário para projetos dentro do local.

O ramo que estuda esta medida é o da matemática, no estágio de Licenciatura. As medidas agrícolas, em especial o are, são utilizadas como forma de gerenciar melhor as extensões de terra, ou seja, é a partir delas que o produtor possui melhor controle do terreno.

Are

Tipos de unidades de medidas agrárias

Existem quatro principais áreas de estudo de medidas agrárias neste ramo. As quais podemos citar: are, hectare, centiare e alqueire. Cada uma destas unidades representa um tipo de medida para o setor agrário.

  • Are

Em contas matemáticas seu símbolo é representado pela letra (a). Representa 100 m² e é primeira unidade de medida. Por isso, ela serve como base para outras medidas agrárias. Em todo o mundo esta unidade medida possui o mesmo valor.

  • Hectare

O símbolo matemático utilizado por esta unidade é (ha). Um hectare representa 100 ares – 100 a – ou 10 mil metros quadrados – 10.000 m² -. Em todo o mundo esta unidade medida possui o mesmo valor.

Para realizar uma conversão básica, é necessário se utilizar de base o are. Por exemplo, 1 are: 100 m², portanto, quando dizemos que 1 hectare pode ser representado por 100 ares que dizer 100 x 100 = 10 000 m².

  • Centiare

O centiare, simbolizado por (ca), é um submúltiplo de are. Isso significa que esta unidade de medida faz parte dos múltiplos de cem, assim como o are. 1 centiare ou centésimo de are é igual a 1 m². Em todo o mundo esta unidade medida possui o mesmo valor.

O nome centésimo de are é dado ao centiare pois em uma equação matemática ele representa 1/100 de unidade are. Ao realizar o cálculo 1/100 a, ou seja, 1/100 x 100, obtemos 1 m².

  • Alqueire

O alqueire é uma unidade muito utilizada no universo agro, entretanto, seu valor numérico se altera de acordo com a região. Portanto, a maneira com o que esta unidade for utilizada, é importante se atentar em qual região está sendo apresentada para que não sejam feitos cálculos errados. No Brasil, existem quatro maneiras de se calcular 1 alqueire.

  1. Norte: O valor de 1 alqueire equivale a 27 225 m², ou 2,72 ha.
  2. Minas Gerais: O valor de 1 alqueire equivale a 48 400 m², ou 4,84 ha.
  3. São Paulo: O valor de 1 alqueire equivale a 24 200 m², ou 2,42 ha.
  4. Bahia: O valor de 1 alqueire equivale a 96 800 m², ou 9,86 ha.

Importância da medida are

A curiosidade do ser humano em relação às medidas não surgiu no campo da agronomia. Há centenas de anos, o ato de medir começou a ser realizado tendo o corpo humano como base; usando a polegada, o palmo e os pés, por exemplo. Hoje em dia, são utilizadas diferentes medidas em todos os setores da sociedade, e o mundo agro não fica de fora.

Devido ao fato de que o are faz parte de um tipo de metrologia ocidental, sua importância para o universo agrário é grande. Isso porque, a maneira com que é utilizada influencia nas atividades agrícolas, assim como no controle da produção.

Além disso, a importância de se utilizar o are também está no fator de avaliação de qualidade do local. Pois é a partir de metragem de um terreno que podem ser feitas avaliações do ambiente – tanto da flora como da fauna – para melhorar a produtividade.

Outro fator que pode influenciar na forma em que o terreno é medido é a finalidade para que o espaço irá servir. Isso inclui, por exemplo, o tipo de plantação que o agricultor deseja cultivar; ou mesmo, qual será o espaço destinado para o melhor desenvolvimento do gado, no caso do pecuarista.

terreno com gado cálculo a partir da medida are

Em termos matemáticos, todas as medidas agrícolas são responsáveis por administrar os cálculos do ramo da metrologia industrial. Este tipo de estudo garante o atendimento dos principais requisitos no setor produtivo, assim como no cuidado com a qualidade da produção.

Para o produtor que deseja uma melhor organização e aproveitamento do espaço, é essencial que se tenha noção da metrologia do terreno. Isso porque a medida are auxilia em uma melhor disposição dos elementos no terreno para uma produção mais fértil; sendo assim, importante tanto para a agricultura como para a pecuária.

Agro20 | Portal Vida No Campo