O alqueire uma forma de medida muito popular na metrologia

Inicio » Agronegócio » O alqueire uma forma de medida muito popular na metrologia
10/03/2019 Por
O alqueire uma forma de medida muito popular na metrologia

O alqueire é um conceito criado para chegar a medidas de grandes propriedades de terra

O alqueire é uma dimensão de medida agrária muito comum na metrologia. A forma como as propriedades de terra se estendem variam de acordo com a sua proporção.

alqueire aparece com maior propriedade na zona rural. Na área urbana, essas medidas são substituídas por centímetros, metros, etc.

medida de alqueire em grande fazenda

O que é alqueire?

O alqueire é uma propriedade de medida caracterizada por sua enorme dimensão. Dessa maneira, sendo maior que o hectare, que é o mais popular das medidas rurais.

O uso do alqueire como medida agrária é importante para os ruralistas entenderem o tamanho de suas propriedades e dividi-las da forma correta, assim distribuindo o setor de igualitariamente.

As proporções de terra são importantes para que o trabalho seja aplicado de maneira correta, pois a logística errada pode trazer sérios problemas ao bem estar dos animais e cultivos, dessa maneira atrapalhando a rentabilidade do investidor.

A medição das propriedades de terra são importantes para captar o número exato. Equipamentos especializados nessa prática são usados para a aplicação automática. O resultado é instantâneo.

É interessante entender a proporção de uma terra antes de iniciar as atividades, pois assim poderá ter o número correto de animais, cultivos e outras produções.

Metrologia

A metrologia é um conceito criado nos primórdios da humanidade. Sua finalidade era a de saber o tamanho de determinadas coisas, para assim vende-las ou dividi-las de maneira igualitária.

Na pecuária, esse conceito, além de dividir a terra em sua grande extensão, faz toda a divisão da parte interna da fazenda. Dessa forma, havendo equilíbrio entre um trabalho e outro.

Gados de grande porte, por exemplo, necessitam de maiores espaços. Assim, a metrologia entra e faz o calculo baseado na quantidade de animais para cada região da fazenda.

Instrumento como a trena elétrica são de suma importância para s eficácia do trabalho. Outro ponto é o profissionalismo de quem o aplica, visto que eles são qualificados para tal atividade.

Atualmente existem cursos aplicados por grandes escolas técnicas, mostrando a importância da metrologia e como aplicá-la de modo correto, atingindo os resultados precisos.

A metrologia é dividida em dois aspectos, o científico e o industrial. Enquanto um é voltado para um centro de pesquisas, capaz de desenvolver métodos e técnicas para chegar ao número correto com maior eficácia. O outro trabalha em medidas industriais, para dar melhor logística e segurança no ambiente de trabalho.

A consolidação do Brasil como principal exportador de produtos aconteceu justamente pela organização e seriedade de áreas como a metrologia, que de forma superficial, são consideradas secundárias para a agricultura e pecuária.

Medida do alqueire

O alqueire, por ser muito extenso, pode gerar números diferentes a cada medida. Dessa forma, o conceito do alqueire de terra foi dividido entre regiões, para assim chegar a um resultado mais próximo do possível. Sendo eles:

  • 1 alqueire goiano mede cerca de 48.400 m² = 4,84 hectares.
  • 1 alqueire paulista mede cerca de 24.400 m² = 2,42 hectares
  • 1 alqueire do norte mede cerca de 27.225 m² = 2,72 hectares
  • 1 alqueire baiano mede cerca de 96.800 m² = 9,68 hectares

Mesmo com o alqueire em alto desenvolvimento tecnológico, o hectare ainda continua sendo o método padrão mais aplicado em todo o sistema de medias. Uma vez que, a sua utilização chega em resultados de forma mais fácil e sem precisar separá-las em regiões.

A medição com equipamentos facilita, mas ela não é fácil. Pois o profissional precisa se deslocar pelas regiões e utilizar a régua elétrica, para assim chegar ao resultado que espera. Geralmente, por se tratar de grandes propriedades, eles acabam tirando as medidas e se locomovendo por meio de automóveis.

Com o alto avanço tecnológico, existem aqueles profissionais que fazem a utilização de drones antes de iniciar as atividades. Dessa maneira, o reconhecimento da terra é feito e depois os números são colhidos.

A evolução tecnológica, além de ajudar na profissionalização das pessoas, também ensinam pequenos investidores a  chegarem na medida do alqueire. Assim, os vídeo aulas nas plataformas digitais ensinam o conceito dos cálculos e maneira de calculá-los.

Claro que estar acompanhado de profissionais é sempre indispensável. Todavia, em alguns casos, ele não se torna uma opção, principalmente pela falta de renda durante o estágio inicial dos investimentos.

Medida agrária de alqueire em grande proporção de terra

Medidas agrárias

Além do alqueire, existem outros tipos de medidas que são utilizadas para a medição de terras. Algumas dessas técnicas caíram no desuso, porém, foram cruciais para a consolidação das que hoje estão entre as mais usadas. Dentre elas estão:

  • Are: Representado pela letra ”A”, esse método está relacionado a medição de terras que medem números relacionados a 100. Ou seja, um are mede 100 m².
  • Centiare: Comum para calcular pequenos números de grandes proporções. Ou seja, se um are mede 100 m², um centiare é algo próximo de 1/100. Além disso, ele é caracterizado pela letra ”CA”.
  • Hectare: 1 are é responsável por 10 mil metros de terra em sua extensão, assim sendo 100x 1 are.

O are e o centiare caíram no desuso principalmente por conta das grandes terras. Visto que, essas duas proporções de medidas representam situações muito pequenos. Por isso, a popularidade dela é maior no sistema industrial.

Toda a medida agrária é feita com base na experiência e de acordo com a necessidade. Sempre pensando que imprevistos podem acontecer e que tudo precisa estar bem calculado para que tudo ocorra bem.

Mesmo áreas infinitamente pequenas são divididas de forma que não algo ruim e prejudique a integridade dos seres ali presentes. Nesse caso, a quantidade de produção é menor, para não superlotar o local.

Existem trabalhadores que captam esses números de forma autônoma, pois assim sobra dinheiro para investir em outros setores da fazenda. Caso eles saibam manejar o instrumento, poderão obter o resultado da mesma maneira.

Por fim, o alqueire é importante para a agricultura e pecuária de todo o cenário mundial. A forma de medida influencia diretamente o setor e o seu desenvolvimento, para assim caminhar juntos para um futuro melhor, onde o bem estar dos seres vivos sejam colocados num critério de importância, não apenas visto como consumo primário.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo