Hectare é uma das unidades de medidas agrárias mais utilizadas

Inicio » Agronegócio » Hectare é uma das unidades de medidas agrárias mais utilizadas
06/03/2019 Por
Hectare é uma das unidades de medidas agrárias mais utilizadas

Como funciona e qual a importância do hectare?

Utilizar o hectare como unidade de medida agrária tem sido muito comum nos setores do agronegócio.

O método de medida do hectare empregado na agricultura e na pecuária auxilia os produtores e agricultores com as produções.

Hectare para medir terras voltadas para pecuária

O que é hectare?

Hectare – ou hectômetro quadrado (hm²) – é uma unidade de medida agrária que corresponde a 10000 m² ou a 100 ares, sendo representada pelo símbolo (sigla matemática) ‘ha’. Esta é uma das formas de medidas agrárias mais utilizadas para realizar o cálculo de matas, áreas naturais e fazendas. Além disso, é fundamental pois auxilia os produtores e proprietários a saberem o espaço de terra a ser adquirido.

Em outras palavras, um hectare representa:

  • 10.000.000.000 mm²
  • 100.000.000 cm²
  • 1.000.000 dm²
  • 10.000 m²
  • 100 dam² ou ares

No entanto, o valor de cada hectare é variável dependendo da região em que a terra/propriedade se encontra localizada. No Brasil, por exemplo, os estados de Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul são os locais que possuem o hectare com valor mais alto. Já os estados Pará, Roraima e Piauí têm um hectare mais barato que os demais.

No que diz respeito ao setor de uso do hectare, a agricultura é um dos que mais utilizam esta medida. Realizar a medida exata por meio do hectare auxilia os agricultores e proprietários a saber a quantidade certa da plantação. Além disso, a medida também é importante para analisar e escolher quais os tipos de cultivos mais adequados para a terra a ser trabalhada.

Qual a função do hectare?

A funcionalidade do hectare gira em torno, principalmente, do setor agro, que faz o uso para medir a proporção da terra. Embora não seja utilizado somente para medir a extensão do local, o hectare também serve colaborando para que os produtores saibam qual o tipo de plantio é melhor para aquela região.

Na agricultura é extremamente relevante saber a quantidade exata de terra que pode ser utilizada para cultivo. O cultivo de arroz, por exemplo, requer uma terra grande com muito espaço e maior disponibilidade de água, fazendo com que o hectare seja necessário para realizar as irrigações do cereal.

Com esta unidade de medida é possível observar que quanto mais extensivo for o cultivo, principalmente se for alguma espécie de commodities, as áreas a serem utilizadas serão maiores.

Embora haja outros tipos de agricultura que não necessitam de grandes extensões de terra, como a agricultura familiar, ainda faz-se importante fazer a análise de como a terra disponível será utilizada. A medida hectare também está diretamente associada ao bom resultado da cultura e a maior rentabilidade por parte dos agricultores.

Metrologia e agrimensor

O ramo que faz estudo desta medida é chamado de metrologia. O estudo compreende atividades que ligam o gerenciamento de produção, avaliação da qualidade e adequação do meio ambiente, da segurança, da saúde, de materiais e comidas, que proporcionam práticas seguras de comercialização e proteção ao produtores.

Para quem ainda é leigo quando se trata de medidas agrárias é recomendável a procura de um agrimensor. Este especialista, encarregado de medir e dividir determinada extensão da propriedade urbana ou rural, auxilia os proprietários a saberem a medida exata de extensão do terreno.

O agrimensor possui habilidades como medir e realizar a representação do território e obter informações do espaço geográfico específico.

Sendo assim, é muito importante e relevante saber a quantidade de terra que está disponível para as atividades tanto da agricultura (familiar ou extensiva) quanto da pecuária.

Os variados tipos de unidades de medidas agrárias

Além do hectare, há outros tipos de medidas agrárias comumente utilizados para medir a extensão de terras específicas. Embora alguns sejam mais usados do que outros, estas medidas possuem a mesma finalidade de auxiliar os produtores e proprietários.

Are, centiare e alqueire são as outras três medidas, sendo que cada unidades destas correspondem a um tipo de medida dentro do setor agrário.

  • Are: representado pela letra ‘a’, o are foi a primeira unidade de medida agrária e corresponde a 100 m². Sendo a pioneira, acaba servindo de base para os outros tipos de medidas. Além disso, possui o mesmo valor em todos os lugares do mundo.
  • Centiare: representado pela sigla ‘ca’, o centiare é um submúltiplo do are. Em outras palavras, o submúltiplo significa que o centiare engloba os múltiplos de cem, assim como é o are. Ou seja, 1 centiare ou centésimo (1/100) de are equivale a 1 m². Também é uma unidade que possui o mesmo valor em todos os lugares do mundo. O cálculo do centiare é representado por: 1/100 x 100 = 1 m².
  • Alqueire: é a unidade de medida agrária que possui alteração numérica de acordo com o local em que é utilizada, sendo muito presente nas medidas realizadas dentro do setor agro. No Brasil, por exemplo, o alqueire é calculado de quatro modos:
    1. Alqueire baiano: 1 alqueire baiano é igual a 96.800 m², que também equivale a 9,68 ha.
    2. Alqueire mineiro: 1 alqueire mineiro é igual a 48.400 m², que também equivale a 4,84 ha.
    3. Alqueire do Norte: 1 alqueire do Norte é igual a 27.225 m², que também equivale a 2,72 ha.
    4. Alqueire paulista: 1 alqueire paulista é igual a 24.200 m², que também equivale a 2,42 ha.

Extensão das propriedades definida por hectares

Hectare para medir terras da agricultura

A extensão das propriedades rurais são definidas por lei. Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), um propriedade rural é considerada pequena quando possui de 1 a 4 hectares, enquanto a propriedade média possui de 4 a 15 e a propriedade grande com mais de 15 ha.

O módulo que faz a fiscalização das propriedades analisa conforme as atividades econômicas realizáveis no local, sendo que uma propriedade pode ter variação de 5 a 110 hectares (com 1 hectare correspondendo a 10.ooo m²).

Hectare na pecuária

Na pecuária, a medida hectare é utilizada para os produtores saberem qual o número ideal de animais por pastagem.

No Brasil, por exemplo, a média de produção de pasto nas pastagens corresponde aproximadamente 15 toneladas por hectare, sendo que a média de consumo diário de um animal fica em torno de 4% do peso do animal vivo.

Dessa forma, se um animal pesa 400 kg seu consumo diário será de 16 kg de pasto. Estes 16 kg são multiplicados por 365, que equivalem aos dias do ano, resultando em um consumo de 5.8 toneladas de pastagem consumida anualmente.

Considerando que um pasto produz 15 toneladas. Para saber a quantidade animal por hectare, estas 15 toneladas são divididas pelas 5.8 toneladas do consumo do animal por ano, equivalente a uma média de 2,5 animais por hectare de pastagem.

É importante levar em consideração que 30% da pastagem é produzida no período de seca, enquanto 70% é produzida no período com mais índices de chuva. Ou seja, a lotação por hectare será maior no período em que as chuvas são constantes.

Agro20 | Portal Vida No Campo