Arroba do boi é uma importante referência econômica

Inicio » Agronegócio » Arroba do boi é uma importante referência econômica
26/06/2019 Por
Arroba do boi é uma importante referência econômica

Arroba do boi é uma unidade de medida universal

Arroba do boi, em suma, é a expressão usada como referência para determinar o peso do animal.

Entender o cálculo da arroba do boi é, portanto, fundamental para quem quem está ligado ao setor pecuário. No entanto, conhecer a lógica desta unidade de medida é relevante também para quem não é do ramo, já que o boi gordo é um importante commodity no Brasil.

Arroba do boi

O que é arroba do boi?

Primeiramente, para contextualizar, vale explicar que a arroba é a medida de massa mais antiga que existe. Trata-se de uma palavra de origem árabe e equivale à quarta parte do quintal, uma outra medida de massa. O valor da arroba, contudo, varia. Ou seja, não é o mesmo em todos os lugares no qual essa unidade de medida é utilizada.

No Brasil e em Portugal, por exemplo, 1 arroba equivale a 15 quilogramas. Na Arábia Saudita, por outro lado, a 1 arroba equivale a 11,3 quilogramas. Já na Espanha, esse valor é de 16,3 quilogramas.

Apesar das diferenças, a padronização do sistema métrico de unidades acabou impondo uma unidade nos mercados e tirou força das medidas regionalizadas. Algumas, inclusive, caíram em desuso.

Cotação da arroba do boi

A cotação da arroba do boi é associada, no contexto do mercado financeiro, ao conceito de boi gordo. Neste contexto, o boi gordo não é necessariamente o animal em si, mas uma commodity.

A arroba do boi gordo é uma unidade negociada na Bovespa e o valor da cotação varia de acordo com as oscilações de mercado. Basicamente, é definida em reais por arroba líquida.

No entanto, para se ter uma ideia do valor de cada contrato, multiplique o valor da cotação por 330. Ou seja, se o preço for de R$ 100 por arroba e um lote tem 330 arrobas, o lote custará então R$ 33 mil. O ativo foi criado pelo mercado com o intuito de garantir o valor do boi no futuro, tanto para quem cria quanto para os compradores.

Uma das instituições que define o valor da arroba do boi é o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O Cepea faz parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP).

Arroba do boi

Preço da arroba do boi

Antes de falar nos valores da arroba do boi, é preciso entender como eles são calculados e que critérios são levados em conta, afinal. Portanto, é importante frisar que o preço da arroba do boi é equivalente ao peso do produto conhecido como carcaça. E o que é a carcaça?

Em suma, é o material formado pela carne (massa muscular), ossos e gordura do animal abatido. Ou seja, partes como sebo, couro, extremidades (patas e cabeça) e as vísceras não entram nesta conta. A carcaça representa aproximadamente 55% do peso total do boi.

Além disso, vale esclarecer que o boi gordo como índice negociado na bolsa precisa obrigatoriamente ter carcaça convexa com peso definido entre 450 e 550 quilos.

O que é arroba do boi gordo?

Como explicado anteriormente, boi gordo não é exatamente o bovino, mas um ativo econômico. Para quem não está familiarizado com o conceito cotação do boi gordo, vale ressaltar uma curiosidade.

Mesmo quem não é criador de gado ou dono de frigorífico pode, sim, investir em boi gordo na Bovespa. A propósito, não é necessário levar sequer um animal para casa depois de liquidar o investimento.

A negociação funciona resumidamente da seguinte maneira: ao comprar uma cota de ação de boi gordo, o investidor aceita um acordo sob o qual o investimento é fixado. Na data do vencimento, então, ele pode optar por receber a mercadoria (no caso o boi) ou o valor equivalente em dinheiro. É importante destacar que, assim como todo ativo financeiro, o boi gordo está sujeito às oscilações de mercado.

Arroba do boi x arroba do boi gordo

Embora não pareça, existe uma diferença entre os dois conceitos. Arroba do boi gordo, como já foi explicado, é uma definição relacionada ao ativo econômico. Por outro lado, arroba do boi, na acepção da expressão, é a unidade de medida usada para mensurar o peso do gado bovino.

Em termos de preço, a arroba do boi nelore, por exemplo, pode valer mais do que a arroba do boi gordo negociada no mercado.

Como funciona o mercado futuro

Como o nome sugere, mercado futuro é uma previsão que o pecuarista faz de quanto valerá seu gado em um prazo determinado. Esse movimento serve para que o produtor do animal possa planejar sua atividade com a certeza da venda do boi.

O contrato entre o pecuarista e os frigoríficos, por exemplo, é feito com base neste critério. O acordo estabelece, em suma, quanto será comprado, em que período e com que frequência.

Levando em conta o preço da arroba do boi em São Paulo, por exemplo, um contrato de 330 arrobas significa que o produtor está vendendo um caminhão de boi gordo no qual cada animal pesa 16,5 arrobas. A partir daí, é estabelecido um preço de quanto valerá esse lote dentro de um determinado prazo.

Arroba do boi

Arroba da vaca

Muito se fala em arroba do boi, mas e quanto à arroba da vaca? Efetivamente, os valores são diferentes. Em suma, o valor do boi gordo é sempre maior que o da vaca. Isso porque a carne de boi “rende” mais ao final do processo industrial de comercialização, o que reduz custos fixos. Além disso, a carne do boi tem mais aceitação em mercados externos mais exigentes com a qualidade.

No mercado interno, entretanto, a maior parte da carne consumida é oriunda das vacas.

A comparação entre arroba do boi e da arroba da vaca gorda é um indicativo importante no mercado. Isso porque os frigoríficos preferem adquirir a vaca gorda quando não há pouca disponibilidade de bois, ou quando o objetivo é atender os mercados menos exigentes.

Quando o preço da arroba do boi gordo cai e se aproxima do preço da arroba da vaca gorda, é um sinal de oferta reduzida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo