ESALQ contribui para a formação de bons profissionais do setor agro

Inicio » Agronegócio » ESALQ contribui para a formação de bons profissionais do setor agro
06/04/2019 Por
ESALQ contribui para a formação de bons profissionais do setor agro

Pesquisas feitas pela ESALQ são de grande relevância para as atividades da agropecuária e da agricultura

As ações da ESALQ são de extrema importância para o setor do agronegócio. Profissionais formados pela instituição estão presentes em diferentes fazendas, indústrias de alimentos, multinacionais, varejo, instituições financeiras, nas empresas de sanidade, genética e nutrição, entre outras.

A ESALQ comporta estudos que auxiliam as atividades do agronegócio e fornecem informações precisas aos criados, produtores e pecuaristas. Assim, todos os seus objetivos e funções são reconhecidos mundialmente pela grande relevância ao mercado comercial interno e externo do país.

ESALQ: pesquisas para o agronegócio e levantamento de dados

O que é ESALQ?

ESALQ é a sigla da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Consiste em uma das unidades da USP (Universidade de São Paulo) direcionada à pesquisa, ensino e estudo universitário nos ramos de ciências sociais aplicadas, ciências ambientais e ciências agrárias. Ela é localizada no município de Piracicaba, no interior de São Paulo. Ao todo, são 16 programas de pós graduação e 7 cursos de graduação.

A importância da ESALQ-USP está concentrada no desenvolvimento agrícola e industrial. Além disso, todos os alunos formados por esta instituição são chamados de “esalqueanos”.

História da ESALQ

A ESALQ foi criada no ano de 1901, quando Luiz Vicente de Sousa Queiroz doou ao governo de São Paulo sua fazenda São João da Montanha, para que a escola agrícola fosse construída. A escola fez integração à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo até o ano de 1934. Mais tarde, passou a incorporar-se à USP.

A USP ficou com o papel de unidade fundadora e, juntas, passaram a evoluir disparadamente, fazendo com que suas áreas de atuação fossem pautadas em extensão, ensino e pesquisas. Além disso, a ESALQ foi a primeira a contemplar em sua grade cursos de pós graduação entre todas as unidades da USP.

O local em que está situada tem uma extensão de aproximadamente 3.800 hectares. Ela é constituída pelos Campus Luiz de Queiroz da USP e pelas estâncias de experimentos de Anhumas, Itatinga, Anhembi e Fazenda Areão. Além disso, a escola é conhecida internacionalmente pelas áreas de ciências que engloba e com as quais contribui.

Na esfera de extensões e demais atividades, por exemplo, os programas de cultura, esporte, publicações científicas e técnicas também estão inseridos. Aliás, um dos principais fatores motivacionais do desenvolvimento do agronegócio e da proteção às áreas biológicas, sociais e ambientais deve-se a grande quantidade de profissionais já formados por esta instituição.

Cursos oferecidos pela ESALQ

Como dito anteriormente, a ESALQ oferece 7 opções de graduações voltadas para às áreas de economia e agronegócio. São elas:

  • Administração: engloba matérias como direito, estatística, sociologia, recursos humanos, agronegócios, agricultura familiar, mercado de capitais, entre outros.
  • Ciências biológicas: engloba disciplinas como genética, botânica, zoologia, estatística, bioquímica, manejo de vida silvestre, biologia agrícola, entre outras.
  • Ciências dos alimentos: matérias como bioquímica, biologia celular, nutrição, ciências biológicas, economia, garantia e controle no sistema agroalimentar, entre outras.
  • Ciências econômicas: disciplinas como macroeconomia, bioenergia, agronegócio, gestão de recursos naturais, economia, entre outras.
  • Engenharia agronômica: matérias como manejo de pragas, biotecnologia, irrigação, manejo ambiental, produção de animais, plantas alimentícias, máquinas agrícolas, propriedades rurais, entre outras.
  • Engenharia florestal: disciplinas como sociologia, geologia, química ambiental, educação ambiental botânica, entre outras.
  • Gestão ambiental: engloba matérias como ciências do ambiente, ciências da terra, direito, ecologia, educação e química ambiental, entre outras.

Por outro lado, os cursos de pós graduação estão voltados para as áreas de ciência animal e pastagens, ecologia aplicada, física do ambiente agrícola, genética e melhoramento de plantas. Além de irrigação e drenagem, recursos florestais e máquinas agrícolas, entre outras.

Centro de pesquisas da ESALQ

ESALQ: agroindústrias

A CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) é o centro de pesquisas econômicas da ESALQ. Seu foco principal está em áreas voltadas para o meio rural, fazendo associação aos setores econômicos e ao setor do agronegócio. Ela realiza trabalhos visando o teor econômico administrativo e desenvolvimento de pesquisas.

As pesquisas fundamentais da CEPEA são pautadas nas cadeias produtivas e do desenvolvimento e funcionamento do agronegócio. Elas também incluem defesa sanitária, novas tecnologias e políticas comerciais do mercado externo. Além disso, faz cotações agropecuárias, calculando o PIB (produto interno bruto) do agronegócio, das cadeias produtivas e das relações de exportações agro.

O índice CEPEA garante o desenvolvimento e a sustentabilidade das atividades agropecuárias. Dessa forma, ele estabelece também opções de negócios favoráveis aos produtores e às agroindústrias.

Atividades da CEPEA

O indicador CEPEA garante aos produtores e criadores informações precisas sobre o mundo agro e seus investimentos. Dessa forma, ele contabiliza e compara às melhores condições. A escola também se responsabiliza em visar o bom desenvolvimento econômico do agronegócio, das agroindústrias e da agropecuária.

Por exemplo, os dados da CEPEA arroz, da CEPEA açúcar e da CEPEA soja são responsáveis por manter os produtores atualizados sobre os preços e vantagens do produto. As pesquisas visam indicar o valor e a relevância da safra. Elas também apontam se o produto tem sido mais procurado, apostado, comercializado e outros pontos importantes para o investimento. Além disso, também definem a posição de exportação e importação do produto, a maior e mais baixa procura, ou seja, a balança comercial brasileira.

As cotações agrícolas também envolvem dados da CEPEA café, da CEPEA milho e da CEPEA etanol. Assim, as pesquisas fornecem dados atualizados sobre a demanda e sobre o mercado interno e externo do produto. Seu principal objetivo é demonstrar aos produtores e criadores quais as melhores opções de investimento. Por outro lado, também pontua a melhor qual época para investir e em quais técnicas apostar.

Além disso, o centro de pesquisas desenvolveu um aplicativo chamado de CEPEA Boi; com o intuito de fazer uma análise dos preços e tornar a informação mais acessível aos pecuaristas. São levantamentos que auxiliam os criadores responsáveis por realizarem reposição ou abate de animais.

Inclusive, os pecuaristas também têm a opção de relatar informações de negócios em qualquer lugar do Brasil. Isso resulta numa maior facilidade de comunicação entre eles e a CEPEA.

Importância da ESALQ

ESALQ: manejo de animais

Em 117 anos de atividades, a ESALQ exerce auxílio e tem grande importância para a colaboração do desenvolvimento no setor agro brasileiro. Portanto, gerar conhecimento, treinar os futuros profissionais e solucionar problemas são os três pilares que sustentam a importância da instituição.

As pesquisas e o desenvolvimento da ESALQ possibilitaram que profissionais do setor agro pudessem aprimorar seus conhecimentos e estivessem a par de informações precisas sobre o segmento. Dessa forma, com o levantamento de dados a escola possibilita que as condições econômicas do agronegócio sejam avaliadas e cumpridas de modo que atraiam maiores benefícios.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo