A produção de arroz branco no Brasil 2018/2019 está prevista para 10,5 milhões de toneladas, 12,9% menor que a safra passada
Embora a produção de arroz branco ainda seja alta, uma vez que o Brasil é o maior produtor, bem como consumidor do grão fora a Ásia, a queda na safra é atribuída em virtude dos preços pouco compensadores.
Além disso, houve uma redução na área de plantação do arroz branco, principalmente no Rio Grande do Sul, responsável por 69,8% do total nacional, assim como nos estados do Maranhão e Piauí.
O que é arroz branco?
Arroz branco é o grão obtido com a retirada da casca, bem como do germe e do farelo do grão integral. Logo após, o grão é submetido ao processo de moagem e de polimento, conferindo a ele uma aparência brilhante e branca.
Embora esse processo resulte na perda de alguns nutrientes como vitaminas e fibras, assim como altera o sabor e a textura do grão, auxilia na sua conservação por mais tempo. Além disso, em comparação com o arroz integral, o seu tempo de cozimento é 50% mais rápido.
Benefícios do arroz
O arroz, seja branco ou não, é uma excelente fonte de energia. Além disso, fornece ao organismo minerais, vitaminas e fibras. Quando combinado com o feijão e outras leguminosas, ele se torna fonte de nutrientes e proteínas.
Tipos de arroz
Mesmo que o preferido do brasileiro seja o arroz de grão longo, conhecido como agulhinha, encontramos vários tipos de arroz para o preparo de inúmeros pratos. Confira, a seguir, quais são eles.
Arroz arbóreo
De origem italiana, possui grãos arredondados e curtos. Após seu cozimento, torna-se cremoso, sendo ideal para risotos.
Arroz carnaroli
Também de origem italiana e com as mesmas características do arbóreo, é ideal para o preparo de risotos.
Arroz de grão longo
Também conhecido como agulhinha, é o mais consumido no Brasil. Após seu cozimento, seus grãos ficam bem soltos.
Arroz bastami
De origem indiana e paquistanesa, possui grãos longos e finos. Conserva a umidade após o cozimento, assim como se mantém soltinho.
Arroz negro
De origem chinesa, é rico em nutrientes como vitaminas e fibras, além de elevado teor de ferro. De sabor adocicado, é ideal para acompanhar frutos do mar, além de carnes de caça.
Arroz integral
Fonte de fibras, minerais e vitaminas, o integral tem um tempo de cozimento demorado. Além disso, necessita muito mais líquido durante o processo.
Arroz selvagem
Também conhecido como zizania, possui grãos longos e escuros. Seu sabor, adocicado, lembra nozes. Pode ser preparado com frutas secas e frutos do mar, por exemplo.
Arroz vermelho
Envolto em uma película que origina seu nome, é utilizado há anos na China como medicamento natural. Pode ser utilizado no preparo de pratos em substituição ao integral ou branco.
Arroz cateto
Conhecido como arroz de grão curto, é rico em minerais, vitaminas, fibras, além de proteínas. Após seu cozimento, seus grãos ficam grudadinhos e cremosos.
Arroz parboilizado
O seu preparo é extremamente rápido, uma vez que já é pré-cozido. Seu sabor é bastante peculiar.
Como fazer arroz?
Parece simples, porém nem todos conseguem fazer um arroz branco soltinho. Confira, a seguir, como prepara-lo!
Você irá precisar de:
- 200 g de arroz agulhinha;
- 1 cebola média picada;
- 4 dentes de alho picados;
- ¼ xícara de chá de azeite;
- Sal a gosto;
- Água fervente o quanto baste.
Para prepará-lo:
- Primeiramente, aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola até dourar;
- Logo depois acrescente o arroz, o sal e frite muito bem;
- Em seguida, adicione água fervente até cobri-lo por completo. Abaixe o fogo e deixe cozinhar;
- Se a água secar e ele não estiver completamente cozido, basta acrescentar água fervente até que fique macio;
- Assim que o arroz branco ficar macio, desligue o fogo, solte os grãos com um garfo e sirva.