Arroz doce tem várias formas de preparo e é uma delícia

Inicio » Agronegócio » Arroz doce tem várias formas de preparo e é uma delícia
13/10/2020 Por
Arroz doce tem várias formas de preparo e é uma delícia

Arroz doce é um dos doces brasileiros mais amados e é perfeito para esquentar o inverno. O arroz doce é uma das sobremesas favoritas para o inverno e está muito ligado à cultura brasileira. Por ser um doce tão tradicional, muitos pensam que ele foi criado aqui. Entretanto, sua receita foi trazida para o território nacional pelos portugueses no século XVI.

Embora não seja uma invenção brasileira, o arroz doce ganhou o nosso coração e diversas formas de ser feito. Confira um pouco sobre a sua história e aprenda a fazer várias versões da receita!

Arroz doce

O que é arroz doce?

Arroz doce é uma sobremesa feita à base de arroz, leite e açúcar. Embora seja muito comum no Brasil, a receita tem origem asiática, uma vez que era bem comum utilizar arroz e açúcar em diversos pratos típicos da região. Aliás, a Ásia é o continente que figura no topo do ranking entre os maiores produtos e consumidores do grão.

Na Índia, é comum encontrar arroz com açúcar nos casamentos hindus. Na Tailândia, ele é servido com leite de coco e fatias de manga.

A receita de arroz doce chegou na Europa por volta do século XIII e foi incorporada ao Brasil pelos portugueses colonizadores. A sua receita tradicional, além dos ingredientes base, leva gema de ovo, raspas de limão e manteiga, deixando-o mais cremoso e amarelo.

Com o tempo, a receita foi ganhando diversas versões no Brasil. Atualmente, é possível encontrar receitas com caramelo, leite condensado, doce de leite, entre outros. Cada um tem o seu ingrediente especial para acrescentar!

Veja algumas receitas de arroz doce que se tornaram famosas no Brasil.

Como fazer arroz doce?

O arroz doce tradicional é feito com poucos ingredientes e não exige muito passos. Geralmente, você pode fazer tudo em uma panela só. Confira a receita!

Ingredientes arroz doce simples:

  • 1 xícara de arroz branco cru e lavado;
  • 3 xícaras de água;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 4 xícaras de leite integral;
  • Canela em pau e cravos da índia a gosto;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela funda, adicione o arroz, a canela, os cravos e a água;
  2. Em seguida, cozinhe até que a água seque e o arroz esteja cozido. Para essa receita é importante que o arroz não fique muito mole, uma vez que ele absorve muito líquido e ainda ficará com caldo no final do preparo;
  3. Logo após, com o fogo baixo, adicione o leite e o açúcar ao arroz cozido, mexendo de vez em quando para impedir que o leite derrame;
  4. Quando a mistura engrossar um pouco, desligue o fogo e sirva polvilhado com canela em pó.

Se você não gosta muito de arroz doce com cravo e canela, você pode retirá-los antes de adicionar o leite. Assim, a receita ficará com um gosto bem suave dessas especiarias.

Arroz doce

Tipos de arroz doce

Além do arroz doce simples, é comum encontrarmos outras receitas tradicionais do doce. Essas receitas levam alguns ingredientes a mais, mas também são fáceis de fazer.

Uma versão bem comum é a de arroz doce com leite condensado. Ela é bem parecida com a receita tradicional, porém, exige que o arroz fique um pouco mais cozido. Além disso, o leite de vaca é substituído pelo leite condensado. Confira em seguida como fazer.

Ingredientes arroz doce com leite condensado:

  • 1 xícara de arroz branco;
  • 4 xícaras de água;
  • 1 lata (395g) de leite condensado;
  • Canela em pau e cravo da índia a gosto;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, lave o arroz em água corrente;
  2. Em seguida, leve o arroz ao fogo médio com a água, a canela e os cravos;
  3. Quando o arroz estiver cozido, abaixe o fogo e retire a canela e os cravos (caso queira). Logo após, acrescente o leite condensado e mexa até engrossar;
  4. Se preferir a receita com mais caldo, você pode acrescentar um pouco leite de coco junto ao leite condensado, uma vez que essa receita fica bem consistente;
  5. Assim que estiver pronto, desligue o fogo e sirva polvilhado com canela em pó.

Além disso, você pode fazer um arroz doce cremoso acrescentando uma caixinha de creme de leite assim que desligar o fogo. Dessa forma, a receita fica gostosa para comer quente ou fria!

Arroz doce

Receita de arroz doce caramelizado

Outra versão bem famosa da receita é o arroz doce caramelizado. O princípio é o mesmo das duas receitas anteriores: cozinhar o arroz com especiarias e acrescentar o leite com açúcar. Entretanto, para essa receita, é preciso fazer o caramelo. Veja em seguida como preparar.

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz branco lavado;
  • 3 xícaras de água;
  • 1 xícara de leite integral;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 colheres de sopa de açúcar cristal;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, coloque o arroz para cozinhar somente com água. Enquanto isso, esquente o leite integral e o leite condensado e reserve;
  2. Em uma panela pequena, coloque o açúcar cristal para fazer o caramelo. É importante usar o açúcar cristal para fazer o caramelo, pois ele demora mais para queimar do que o açúcar refinado;
  3. Por fim, quando ele estiver derretido e com uma cor dourada escura e sem torrões, acrescente o leite e o leite condensado quentes e mexa até que tudo fique homogêneo;
  4. É provável que, ao adicionar os leites, o caramelo endureça e forme bolhas. Porém, não se assuste! Continue mexendo para que o caramelo incorpore aos leites;
  5. Para finalizar, acrescente a mistura de caramelo ao arroz cozido e mexa em fogo baixo por cerca de 5 minutos;
  6. Quando estiver pronto, você pode servir com canela em pó.

Por conta do caramelo, essa receita fica extremamente quente. Por isso, espere um tempo antes de comer!

Arroz doce é uma sobremesa muito democrática: ele pode ser servido quente ou frio, pode ser consumido em um lanche ou simplesmente como um docinho depois do almoço. Além disso, cada pessoa pode adaptar para o seu gosto, fazendo com mais ou menos açúcar e até substituindo o leite comum pelo leite vegetal.

Independente de como será feita a receita, uma coisa é certa: ela será sucesso! Não há quem resista a um arroz doce quentinho, principalmente no inverno!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo