Leite de amêndoas pode ser feito em casa e traz muitos benefícios

Inicio » Agronegócio » Leite de amêndoas pode ser feito em casa e traz muitos benefícios
15/07/2019 Por
Leite de amêndoas pode ser feito em casa e traz muitos benefícios

Leite de amêndoas pode substituir o natural em receitas

Essa é a bebida ideal, fora a água, para quem tem intolerância a lactose e soja. O leite de amêndoas não tem no seu preparo tais substâncias, sendo considerado um tipo de leite extremamente leve.

Tal leveza também se reflete no número de calorias, não passando de 66 a cada 100 ml, o que torna o leite de amêndoas um valoroso aliado na luta contra balança. Principalmente ao conseguir substituir o consumo do leite tradicional por essa versão mais leve, os benefícios são enormes.

Leite de amêndoas

O que é leite de amêndoas?

Leite de amêndoas é um leite vegetal, o que significa dizer que é um leite que não é derivado diretamente do da vaca. A sua classificação já indica que se trata de um tipo de derivação de vegetal. Portanto, é livre de lactose, revelando-se uma boa alternativa para quem tem intolerância à propriedade.

Mas não é só indicada para quem sofre desse tipo de restrição. Pessoas que precisam seguir uma dieta sem consumo de bebida e comida de origem animal, pessoas que por motivos ideológicos renunciam a esses prazeres ou pessoas que queiram simplesmente experimentar algo novo estão liberadas para consumir.

Há ainda outros grupos que são estimulados a ingerir o leite de amêndoas devido aos benefícios que proporciona. Vejamos quais são a seguir.

Benefícios do leite de amêndoas

Citamos algumas das vantagens de se consumir leite de amêndoas. Mas, aqui neste tópico, vamos nos aprofundar sobre esses benefícios mencionados e apontar outros. Confira abaixo!

  • Coringa dos alérgicos

Esse tipo de leite é um verdadeiro facilitador aos que sofrem de restrições alimentares, alergia e intolerância às substâncias presentes nos principais alimentos.

O mesmo se aplica quanto ao caso de alergia a soja, conforme citamos. Mas o grupo que acaba se beneficiando são os que não podem ingerir alimentos com glúten, pois o leite de amêndoas é livre também dessa substância.

Está na dúvida do quê consumir? Na dúvida se sofre alergia de algum ingrediente comum na fabricação de produtos alimentícios? Opte pelo leite de amêndoas que provavelmente será a opção mais segura.

  • Aliado da balança

O leite de amêndoas é pouco calórico. Como dissemos, mão passa de 66 calorias a cada 100 ml. Número inferior, já constatado, em soma igual do leite integral, de soja, de aveia e de arroz.

Ou seja, substituir o uso de qualquer um desses leites pelo leite de amêndoas é diminuir consideravelmente o consumo de calorias diárias. Isso ajudará a reduzir os números da balança para quem está na luta por um corpo mais saudável.

Leite de amêndoas

Atente-se que fazer apenas a simples troca de um tipo de bebida pela outra não será garantia de bons resultados na dieta. Perda saudável de peso sem exercícios físicos não existe.

Toda dieta sempre pede o complemento de atividades físicas regulares. O leite de amêndoas é apenas mais um recurso, mais um aliado para atingir o objetivo, mas sem suar a camisa, não fará milagre sozinho.

  • Alimentação nutritiva

Os produtos fabricados e vendidos em supermercados recebem acréscimos de vitaminas e outros nutrientes. Por exemplo:

  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Cálcio;
  • Fibras.

Porém, cabe consultar a embalagem dos produtos para verificar a presença desses nutrientes na fórmula.

Por ser derivado de vegetal, além de não conter itens alergênicos, o leite de amêndoas também é livre de colesterol. Isso, então, o torna um alimento muito saudável, mesmo consumido em altas doses.

Pouco calórico e nutritivo. Bebida perfeita para tempos de dietas e alimentação saudável. Vale a pena!

  • Amigo na digestão

Por não ter lactose, o leite de amêndoas é mais amigável para a digestão. A lactose é um tipo de açúcar. São moléculas de açúcar utilizadas como fonte de energia. Tais moléculas podem provocar excesso de gases, cólica e diarreia, principalmente quando não são absorvidas pelo organismo.

E isso pode ocorrer com problema na produção de uma enzima que quebra o açúcar no leite, a lactase.

Pessoas que apresentam intolerância têm produção de lactase reduzida.

Mas como o leite de amêndoas é uma produção vegetal que não apresenta esse componente, tais problemas não ocorrem. Pelo contrário, contribui com a digestão e alivia problemas de prisão de ventre e síndrome do intestino irritável.

  • Bom para diabéticos

O leite de amêndoas é um alimento de baixo índice glicêmico. Isto quer dizer que é uma bebida que promove baixíssimo aumento de açúcar no sangue.

Se esse leite vegetal tem como vantagem auxiliar na digestão por não ter moléculas de açúcar conhecidas como lactose, explica-se por que é classificado como de baixo índice glicêmico.

Pessoas que lidam com o problema de diabetes podem se beneficiar com o consumo desse tipo de leite, já que precisam controlar o nível de açúcar no sangue.

Como fazer leite de amêndoas?

Sim, é possível produzir o leite de amêndoas em casa . E não é trabalhoso ao ponto de parecer uma tremenda perda de tempo, uma vez que tem produtos prontinhos nas gôndolas dos supermercados.

Ainda será menos cômodo do que fazer a compra do produto pronto. No entanto, ao avaliar o custo-benefício e as etapas necessárias de produção, muita gente chega no mesmo parecer: vale a pena.

Leite de amêndoas

Amêndoas nunca foram baratas, imagine em contexto de economia mal das pernas? São caras. No melhor cenário possível, antes, um litro de leite de amêndoas valia em torno de R$ 10,00. Hoje, pode chegar a R$ 17,00.

Por isso, muita gente percebe que sai mais em conta comprar os ingredientes do leite de amêndoas e produzir de maneira caseira. Além da economia, há vantagem de ter total controle sobre as substâncias colocadas na produção.

O que será preciso:

  • Duas (2) xícaras de amêndoas cruas (sem sal);
  • Seis (6) a oito (8) xícaras de água.

Modo de preparo

  1. Deixe as amêndoas de molho por uma noite;
  2. Tire as amêndoas no dia seguinte e seque-as;
  3. Coloque-as no liquidificador e bata com água;
  4. Coe e estará pronto para consumo.

Dica para substituir o leite integral

Se for da intenção substituir o leite integral pelo leite de amêndoas, na hora do preparo, adicione menos água. Coloque apenas 4 xícaras. Com essa quantia, o leite ficará mais espesso.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo