Assoreamento e as suas mais marcantes características

Inicio » Meio Ambiente » Assoreamento e as suas mais marcantes características
11/03/2019 Por
Assoreamento e as suas mais marcantes características

O ambiente em que o assoreamento se forma é geralmente associado ao acúmulo de lixo

O problemática do assoreamento prejudica o meio ambiente causando sérias consequências.

O assoreamento é fruto da atividade humana ao explorar a vegetação uma determinada região.

Assoreamento de rios

O que é assoreamento?

O assoreamento é o nome dado a um espaço de terra onde havia ali o percurso de um rio e agora é utilizado como banco de resíduos. O processo do assoreamento gera a alteração ou mesmo o fim do curso de rio devido ao acumulo inadequado de resíduos no solo.

A principal causa desta problemática se da pelo processo que leva à sedimentação intensificada do solo, em outras palavras, é a retirada de sedimentos superficiais de camadas dos bancos de terra.

Quais as causas do assoreamento de rios

Existem muitas maneiras que este fato tende a acontecer, e a exploração inadequada do solo é a principal causa. Outro cenário muito recorrente é o descarte inadequado do lixo urbano na rua. O lixo segue percurso até os bueiros e portanto chegam aos rios e riachos, seja pela ação da chuva ou por percurso natural do rio.

Outro cenário muito comum que gera o fenômeno do assoreamento é a aglomeração de substâncias como areia, terra e rochas, por exemplo.

Ao explorar terras, seja para cultivo ou para comércio da madeira, é feita a retirada da vegetação local. Portanto, esta atitude de retirar a vegetação local gera a falta de recursos para que poderiam conter a formação de sedimentos. Além da retirada da vegetação local causar a falta de sedimentos, também gera um desequilíbrio ambiental no local ao afastar a biodiversidade.

Outra consequência é o fato de reduzir drasticamente a quantidade de água e tornar a entrada de luz difícil. Por este motivo, este problema acarreta a falta de fotossíntese e dificulta que o oxigênio seja renovado. Isso, tanto para as algas como para os peixes, levando a morte das espécies no ambiente.

A alta das enchentes nas cidades metropolitanas são intensificadas devido ao assoreamento. Este fenômeno acontece pois o leito do rio que está lotado de resíduos. O lixo transborda no mesmo conforme o nível da chuva, causando grandes tragédias.

Nestas mesmas zonas, a escassez de água é recorrente e ocasiona a falta de abastecimento na cidade, além de diminuir a capacidade hídrica dos rios.

Assoreamento de rios

Como evitar o assoreamento

Portanto, são por motivos ambientais que é importante pensar ecologicamente. Gerar programas que trabalhem no descarte adequado do lixo. Esta atividade é uma maneira eficiente de manter as barreiras de terra limpas e livre para percurso.

A luta contra os assoreamentos é efetiva quando há controle de erosão por parte do governo. Manter áreas de preservação intactas é uma maneira de evitar a problemática.

Além disso, realizar o reflorestamento das áreas que estão em constante estado de exploração também é uma maneira de evitar o que haja falta de sedimentação no mesmo. Fica claro, portanto, que impedir o assoreamento dos rios é importante para o meio ambiente para os seres humanos.

Agro20 | Portal Vida No Campo