Atum é um dos peixes mais conhecidos e consumidos no Brasil

Inicio » Pecuária » Atum é um dos peixes mais conhecidos e consumidos no Brasil
12/03/2019 Por
Atum é um dos peixes mais conhecidos e consumidos no Brasil

Atum popularizou-se por conta de seu ótimo sabor e suculência que invadiu o prato da população

O atum é um peixe popularmente conhecido no Brasil. Sua versatilidade na gastronomia o colocaram no posto de um dos animais mais consumidos de todo o setor.

Além disso, o atum tem margem para maior desenvolvimento, uma vez que o país conta com o clima tropical – que é favorável para o peixe – e um dos maiores reservatórios de água do mundo.

Atum em sua forma normal

O que é o atum?

O atum é uma espécie de peixe conhecida por habitar regiões mais propensas a calor, caso do Brasil. Dessa forma, seu ótimo sabor e custo x benefício fizeram com que o animal atingisse alta popularidade no país e, por consequência disso, no mundo.

Hoje, mesmo com a alta diversidade e a grande procura por novas tendências, o atum se mantém entre os mais procurados. Esse é fato que diz muito sobre a qualidade do animal e o quão ele nunca deixa de ser presente na vida de quem o consome.

Além disso, os benefícios do atum tem reconhecimento médico. Uma vez que o ele é rico em propriedades extremamente benéficas para a saúde humana, podendo desenvolver melhoria em diferentes aspectos do corpo humano, como:

  • Coração: O consumo do atum está diretamente relacionado a saúde do sistema cardiovascular. Pois o peixe possui nutrientes que ajudam no controle dos batimentos cardíacos e no melhor funcionamento das artérias.
  • Anti-inflamatório: O atum é recomendo após cirurgias, por exemplo. Pois o peixe possui propriedades capazes de cuidar de cortes recém feitos.
  • Melhoria no condicionamento: Pessoas que praticam esportes e precisam de fibras para melhorar a performance podem se alimentar deste animal. Além disso, ele é responsável por dar mais energia a quem pretende fazer longas caminhadas.
  • Controle da imunidade: Alimentar-se deste peixe pode ser de suma importância para o controle do sistema imunológico. Suas propriedades são capazes de curar e de proteger o corpo.

Portanto, por possuir alto teor de mercúrio – metal tóxico, o consumo de atum deve ser controlado, pois o excesso poderá trazer problemas a saúde. Mulheres gravidas ou lactantes, por sua vez, devem evitar o consumo, pois o material tóxico interfere na saúde do bebê.

Espécies de atum

Seu sabores particulares para quem tem o paladar refinado e valor de mercado fazem as espécies desse pescado se popularizar por todo o planeta. Mesmo com risco de extinção, as diferentes espécies de atum são muito procurada, principalmente pelo mercado asiático, que é um dos que mais consome.

Principais espécies de atum:

  1. Atum branco
  2. Atum amarelo
  3. Atum azul
  4. Albacora
  5. Atum-fogo

Atum azul

Esse atum é considerado um dos maiores de sua espécie e também o mais valorizado. Chegando a medir aproximadamente 5 metros de comprimento, o animal é muito procurado por pescadores.

Diferente das outras espécies de atum, esse tem um sabor diferente – puxado mais para o adocicado. Sua cabeça também possui mais gordura que os demais, por isso, têm mais nutrientes.

Por ser extremamente grande, ele chega a se alimentar de outros animais, como a lula e peixes menores. Seu bico afiado pode facilmente cortar um animal maior numa briga por território.

Geralmente essa espécie fica localizada em regiões mais baixas do oceano, por isso a dificultado de acessá-lo. Considerado um animal da parte fria do oceano, se alimentar de animais considerados gordurosos pode ser vantajoso a ele. Pois assim ele se mantem aquecido e, dessa forma não morre de frio.

Em leilões, o atum azul pode chegar a custar até 900 mil dólares. O que o torna um animal caçado no oceano e, por isso, sua ameaça de extinção.

Principais espécies de peixes

A popularidade do consumo de peixes cresce a cada ano e, por isso, as diferentes espécies têm grande popularidade no mercado de consumo. Todavia, alguns peixes certamente acabam tendo mais popularidade que outros e assim destacando-se por conta do seu sabor, facilidade de fazê-lo ou apenas, gosto pessoal. Sendo eles:

  1. Arenque: Essa espécie é conhecida por ser saborosa e de ótimos nutrientes, como o ômega 3. Relativamente pequeno, eles são facilmente encontrado em regiões de climas tropicais.
  2. Bacalhau: Conhecido principalmente por ser consumido na sexta-feira santa, o bacalhau habita águas relativamente geladas. Seu uso medicinal está relacionado  ao controle de doenças crônicas e é indispensável como alimento de mulheres grávidas.
  3. Bagre: Junto do atum, o bagre é um dos peixes mais consumidos do mercado. Seu sabor e textura o fazem ser procurado para compor pratos mais elaborados ou petiscos. Ele pode ser facilmente encontrado na região centro-oeste do Brasil.
  4. Carpa: É um animal de difícil acesso pelo mar. Porém, seu grande sabor fez com que ele fosse criado dentro de cativeiros, de modo na qual ainda permanecesse entre os peixes mais consumidos do Brasil.

Pescado de atum

Pescado

O mercado de pescado é promissor para o Brasil. Anualmente, novos investidores aparecem neste mercado que é amplo e move boa parte da economia do país. Só em 2017, o setor de pescado movimentou R$ 5,4 milhões. Aproximadamente 691 mil toneladas. Dados da FAO.

Dessa maneira, o pescado move o capital do país. Pois, além da consolidação do setor, negociações podem gerar mais empregos para pequenas regiões do Brasil, de modo na qual venha tirar famílias de situações imersivas e transformá-los em funcionadores de grandes empresas e, consequentemente, empreendedores.

Piscicultura

A piscicultura está relacionado ao fato de criar peixes em água doce para a sua futura comercialização. Desse modo, facilitando o trabalho, pois não será necessário que o fazendeiro se locomova até o pesqueiro.

É muito comum também que fazendeiros criem restaurantes com o fundamento da piscicultura. Assim, as refeição é escolhida e os peixe pescado na hora.

Porém, nesses casos, a prática da piscicultura pode ser altamente perigosa para o futuro dos peixes. O risco de extinção nesses casos podem ser enormes, uma vez que o número de peixes pescados são maiores do que os que tem nascido no oceano. Isso acontece também por conta da alta popularização das espécies disponíveis.

Benéfico para a saúde humana, o atum também destaca ótimo sabor e preço baixo, sendo acessível para boa parte da população.

Agro20 | Portal Vida No Campo