Conheça 5 incríveis aves exóticas do Brasil e do mundo

Inicio » Meio Ambiente » Conheça 5 incríveis aves exóticas do Brasil e do mundo
24/06/2020 Por
Conheça 5 incríveis aves exóticas do Brasil e do mundo

Aves exóticas são belas e importantes para o equilíbrio da fauna

As aves exóticas despertam o interesse e a curiosidade de muitas pessoas que gostariam de criar um animal diferente em sua casa ou mesmo em uma fazenda.

Além de serem diferentes e muito belas, as aves exóticas possuem várias aplicações comerciais, por isso, costumam gerar bastante interesse no mundo do agronegócio.

O que são aves exóticas?

Aves exóticas são aquelas aves que não possuem distribuição geográfica no território brasileiro. Sendo assim, as aves exóticas do Brasil são aves que não são naturais de nosso território.

Também são chamadas de aves exóticas aquelas que foram introduzidas ainda em estado selvagem no território brasileiro.

Faisão-dourado ou faisão chinês

Essa bela ave é bastante colorida e tem esse nome pois vem do lado oeste da China.

As fêmeas não são tão coloridas e possuem grande parte de suas plumas na cor marrom. Já os machos dessa espécie são muito coloridos, possuindo o corpo vermelho com detalhes roxos e amarelos, além de possuírem a crista dourada.

Pato-mandarim

De todas as aves exóticas do mundo, o pato-mandarim se destaca como o pato mais bonito. É outra ave de rara beleza vinda da China. No entanto, essa espécie de ave também é nativa do Japão.

A criação desse pato é mais fácil do que a criação de outras aves. Você deverá preparar apenas uma lagoa pequena e arborizada, pois é o local que ele prefere ficar. Outro fator positivo é que não existe tanta burocracia para a sua compra.

O pato-mandarim parece uma verdadeira obra de arte e é bastante colorido. As cores de sua plumagem são amarelo, vermelho, verde, azul, roxo, preto e branco.

aves exóticas

Cisne é uma das aves exóticas do Brasil

Os cisnes já são velhos conhecidos dos brasileiros. O custo de criar um cisne é bem baixo, o que torna a atividade lucrativa principalmente para os iniciantes.

Apesar de muito elegante, essa ave não é tão dócil quando se sente ameaçada.

Para criar um casal de cisnes, a estrutura mínima necessária é fazer a vermifugação uma vez ao ano, disponibilizar um local com abrigo à margem de um lago, pastagem e alimentação.

Sterna inca ou Larosterna inca

A espécie Sterna inca é uma ave exótica peruana que gosta de ficar na Corrente de Humboldt aproveitando as águas bem frias. Nessa região, elas se juntam em bando e se alimentam dos peixes pequenos.

Tanto os machos quanto as fêmeas dessa espécie possuem um grande e característico bigode branco nas laterais do bico.

Aves exóticas

Faisão é uma ave de fácil criação

O faisão é uma ave que pode ter vários usos comerciais para os seus criadores. Além da saborosa carne branca que possui, a ave põe ovos muito nutritivos, possui uma bela plumagem que chama atenção e seu esterco é um excelente fertilizante agrícola.

Além do mais, você não precisará de uma área muito grande para criar um faisão. Basta dispor de um quintal em sua residência ou de um viveiro em um sítio.

Agora que você já conhece algumas das mais belas aves exóticas, pode escolher em qual delas deseja se especializar para fazer a criação e, assim, gerar mais uma fonte de renda.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo